sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

CANDIRU ITACOATIARA - EDIÇÃO 296 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2014

EDITORIAL

A DECISÃO É NOSSA!

 Quem está atento e ler em Jornais – assiste TV – escuta Rádio – e acessa Internet – pode perceber o que dizem os cientistas a respeito do Perigo que corre o Planeta Terra por causa da poluição desenfreada que ao longo desses dois séculos – desde a Revolução Industrial até os dias de hoje sofre todo o planeta em virtude da poluição do ar que afeta sistematicamente não só a Saúde do Planeta como a Saúde humana. Infelizmente Terra, oceanos e mares e principalmente a atmosfera apresentam sinais preocupantes de poluição que pode levar a uma “catástrofe sem precedente”, mas há anos que cientistas e principalmente o Greenpeace denunciam toda essa tragédia, mas as autoridades assistem incólume; e só agora quando o Planeta Terra apresenta literalmente sua decadência e mostra não só o buraco negro na atmosfera; como também o derretimento das geleiras nos polos – e que segundo os especialistas – como a temperatura do Planeta Terra aumentou e muito e a tendência é aumentar muito mais – a geleiras do Polo Norte e Sul derretem sistematicamente a cada dia – assim como a Cordilheira do Andes que já afeta toda a Amazônia – e a prova é que nos últimos anos temos tido várias enchentes uma quebrando o recorde da outra em volume de água. .. E com a tragédia anunciada iminente finalmente parece que as autoridades do mundo inteiro começaram a perceber que o ”cataclismo” não é mais ficção e sim uma realidade – os países têm feito um monte de conferências para discutir o destino da humanidade que vive no fio da navalha com relação as consequências que podem acontecer por causa da poluição do planeta.


Estamos nas mãos das autoridades que agora sabem perfeitamente que se não frearem a poluição teremos consequências inimagináveis – já que com o aumento das águas dos oceanos e mares – muitas cidades litorâneas podem desaparecer do mapa. E uma pergunta que não quer calar: para onde irão estas populações dessas cidades? Se o Planeta Terra já está “super habitado?” Mas ainda acreditamos que o homem vai procurar uma solução para corrigir seus erros – porque até hoje o ser humano brincou com a Natureza – mas pode se redimir pedindo perdão pelo pecado que cometeu de se afastar da Natureza da qual faz parte – e quando alguém se afasta de suas origens sempre vai sofrer as consequências... O alerta foi dado – cabe ao homem traçar o seu destino daqui para frente: ou a despoluição ou o cataclismo. A escolha é sua!

MAMOUD É DERROTADO NA CÂMARA

Depois de anos mandando no Legislativo - Mamoud Amed Filho - experimentou uma derrota. Os seus candidatos Arialdo e A. I. Neto foram derrotados. Dário Nunes foi o vencedor.

 Depois de seis anos sob o comando do ex-prefeito e agora Prefeito – Mamoud Amed Filho – a Câmara Municipal de Itacoatiara - que estava toda preparada para mais dois anos do mesmo Grupo, foi derrotada por uma “Chapa Alternativa” que venceu por oito a sete e quem vai ser o próximo Presidente da Câmara é o Vereador Dário Nunes, que terá Carlos Alberto (Rico) como vice-presidente – e ainda primeiro secretário Francisco Rosquillde e segundo secretário Marcos Holanda... E dizem os boateiros que estava tudo preparado para a Chapa que era composta por Ariado – Presidente, A. I. Neto vice-presidente, Nei Nobre primeiro Secretário e Badi Pacheco segundo secretário. Mas para a surpresa geral Vereadores que a população imaginava que votaria na chapa do Senhor Mamoud Amed Filho – não votaram e no final a chapa alternativa foi a vencedora. Vejam quem foram os Vereadores que votaram a favor da chapa alternativa: Dário Nunes, Carlos Alberto (Rico), Francisco Rosquide, Marcos Holanda, José Augusto Queiroz, Cheila Moreira, Alcimar Filho e Bosco Rodrigues... Votaram na Chapa de Mamoud: Ariado Guimarães, A. I. Neto, Nei Nobre, Badi Pacheco, Richardson do Mutirão, Marconde Rodrigues e Raimundo Silva... No final ficou oito a sete para a Chapa Alternativa.

DESCONFIANÇA DA POPULAÇÃO - Depois do resultado surpreendente recebemos dezenas e dezenas de telefonemas e também pessoas que visitaram nossa Redação para opinar e perguntar se isso não era mais uma jogada para ludibriar à população de Itacoatiara? Já que sempre os políticos aqui em nossa Terra dão àquele famoso “jeitinho” para mais uma vez deixar o povo de nossa cidade a ver navios... Mas isso só o tempo dirá! Mas esperamos sinceramente que, a nova Administração da Câmara, recupere a Moral do Legislativo que está totalmente abaada pelo silêncio mortal que se implantou na Câmara a partir do momento que Mamoud Amed Filho assumiu novamente a Prefeitura de Itacoatiara.

Foram muito poucas as manifestações dos Vereadores: um ou dois que de quando em vez se manifestavam... Mas agora os representantes do Povo no Legislativo têm a grande oportunidade de moralizar a Câmara – e esperamos que sejam investigadas e denunciadas as coisas irregulares que acontecem na cidade de Itacoatiara, como: Licitações só com um concorrente, obras sem as placas da Construtora, a obra da Segunda Etapa da Orla e até a exigência imediata do Portal da Transparência – para que o povo saiba para onde está indo o dinheiro que ele paga todo santo dia para sustentar todo o funcionalismo público desde o Prefeito, Vereadores e todos os funcionários púbicos municipais, pois tivemos acesso ao Portal da Transparência de Recursos Federais e em 2013 Itacoatiara recebeu a bagatela de R$ 86.897.202,15 - só do Governo Federa; e em 2014 – até agosto de 2014 já foi repassado para Itacoatiara R$ 71.086.145,14. E isso teria obrigatoriamente (se se respeitasse Lei em Itacoatiara) de ser publicado no Portal da Transparência da Prefeitura de Itacoatiara... Desejamos boa sorte a nova Administração que assumirá a Câmara em janeiro de 2015.

NOTÍCIA DE DOIS BLOGs - Segundo dois Blogs de Manaus - Mamoud Amed Filho sai dessa mudança de administração enfraquecido; e Dom Marques sai fortalecido – já que Dário Nunes é do PSDB.


Vamos esperar que o tempo nos conte, se houve realmente uma mudança ou só foi outra armação. E só estamos escrevendo isso porque a população de Itacoatiara está totalmente incrédula a respeito dos políticos. Tanto é que, nas Eleições de 2014 – houve uma grande abstenção de votos... Mas vamos esperar para comprovar as duas hipóteses: ou realmente mudou ou foi só uma jogada?

SERÁ QUE FOI UMA CALÇA ARRIADA?

Seu Rui ou Seu Candiru põe eu aí... Vou tentar fazer umas crônicas alá Alexandre Garcia na época do Fantástico. Vou começar com um dito bem popular em nossa cidade: a famosa “Calça Arriada”. E mais uma vez o A. I. Neto dançou! Quem será o famoso Mick Jagger, quer dizer pé frio de lá da turma dele? Dizem as más e boas línguas que ele tem um assessor que fala demais, só reclama em todos os lugares que chega, teve todas as oportunidades na vida, mas parou no tempo. Será ele? E agora qual será o futuro da dupla que concorreu à presidência da Câmara? Será que o “Amo” vai salvar os dois? Vou dar um conselho: já que vocês gostam de barba, fiquem com ela de molho. Vocês sabem que o couro é grande... E o Rico, deu uma de “mineirinho come quieto”, por isso que o Arialdo não largava ele.. É que ele era o ponto de equilíbrio. Os dois só viviam grudados, mas na última hora o Rico percebeu que do outro lado não ia ter nenhum Poder, então a turma do “arrumadinho” lhe ofereceu a vice- presidência. Como diz o meu amigo Pedro de Carvalho Lima “Tiiial” Arialdo! Isso que é política e comparada com a Lei de Darwin: “só sobrevive o mais forte”, no caso o mais esperto.

E vale então também ressaltar a primeira “Calça Arriada” que o famoso “Amo sabe tudo” “guru” “Comandante” levou, será que é do ciclo político do cabra? Os Deputados que ele apoiou tiveram uma votação pífia. O seu concorrente direto rebentou nos votos em Itacoatiara. E agora sabichão? Te cuida!

Por último vou falar do grande sortudo que foi o Dário, que talvez nem ele esperava por isso. A turma do “arrumadinho” escolheu em cima da hora, “nos 95 minutos”, já nos acréscimos e Bumba! Como diz o Neguinho da Beija-Flor: “Olha o Dário aí gente!


Dário vou lhe dar um conselho: veja o que você adquiriu na vida, foi eleito sem querer querendo! Essa responsabilidade que lhe foi credenciada foi votada por 07 (sete) pessoas e mais você, mas que representam milhares de seres humanos (que moram nesta Terra), que estão te dando essa tão árdua missão. Vou ser sincero : eu tenho contato com muita gente nesta cidade, muitos estão desconfiados como é natural pelo fato da vivência política aqui na nossa cidade, mas tem bastante gente pondo fé em você. Veja que Itacoatiara há muito tempo precisa de novos líderes políticos e a oportunidade chegou. Vou lhe desejar toda a saúde e sorte do mundo, você vai precisar muuuuuuuito!... JMC – Centro. 

INVERSÃO DE VALORES - NA POLÍTICA DE ITACOATIARA

Quando o Senhor Mamoud - não está no Poder - Os Vereadores são valentes e briosos - e os Puxa-Sacos - Baba-Ovos e Lambe-Botas viram avestruzes - e quando Mamoud está no Poder - se inverte: os Puxa-sacos - Baba-Ovos - e Lambe-Botas ficam valentes; e alguns Vereadores viram avestruzes.


Prezados Leitores: - Não sei se vocês prestaram atenção em um detalhe que atualmente se apresenta na política de Itacoatiara? É que quando o Senhor Mamoud Amed Filho não está no Poder; e outra pessoa assume a Administração da cidade como prefeito – os Vereadores são valentes, briosos, denunciam, vão à Rádios, TV, enfim, mostram que defendem o povo ou fingem que defendem; enquanto que no mesmo período os puxa-sacos, baba-ovos e lambe-botas se transformam em avestruzes, ou seja, vivem com a cabeça no buraco com vergonha deles mesmos... Agora quando o Senhor Mamoud Amed Filho assume à Prefeitura (essa é a quinta vez que é Prefeito, só perdendo para Fidel Castro em Cuba) há uma inversão de valores: os puxa-sacos, baba-ovos e lambe-botas ficam valentes – gritam – estufam o peito – como se fossem donos de Itacoatiara porque sabem que seu AMO está no Poder; ao passo que alguns Vereadores é que viram avestruzes, ou seja, enfiam a cabeça no buraco com vergonha da própria atitude de ter comido ABIU e tirado gosto com COLA MIL – e ainda serem totalmente submissos ao Prefeito Mamoud Amed Filho. Aliás, eles fazem questão de serem avestruzes, pois se levantarem a cabeça o Chefão não gosta e aí... Ou obedecem ou serão chamados no saco. A mesma coisa são os puxa-sacos, baba-ovos e lambe-botas que se não ficarem valentes e virarem “antena parabólica” (que para quem não sabe o que é) são aqueles puxa-sacos que ficam escutando tudo para levar a notícia para o Chefão... E quando seres humanos (que segundo a Bíblia) são a semelhança de Deus se prestam para isso é sinal que os nossos valores humanos como moral, caráter e hombridade não mais existem para esses seres humanos (se é que se pode chamar esses indivíduos de seres humanos).

Eu, sou Rui Sá Chaves, que escrevo esta matéria – e faço questão de colocar o meu nome – felizmente eu não tive o desprazer de estar em Itacoatiara nas quatro Administrações anteriores do Senhor Mamoud Amed Filho. Mas se ele administrou Itacoatiara nas outras vezes da maneira que está administrando atualmente – temos de dizer que o povo de Itacoatiara vai todo para o Paraíso, porque o sofrimento deve ter sido um tormento aguentar, já que nem fez dois anos e está insuportável morar atualmente em Itacoatiara – em que todo dia falta energia e água, a cultura acabou, o esporte acabou, a economia está capenga – e um monte de obras desnecessárias consumindo o dinheiro do povo, como é o caso da Segunda Etapa da Orla, a UBS da Mário Andreazza e a Escola de Tempo Integral do Tiradentes. Todas paradas, especialmente a Orla que se jogou fora 13 milhões em um amontoados de barro e areia. E novamente chegou o período das chuvas e naturalmente que aquele monstrengo vai continuar a enfeiar a cidade de Itacoatiara.

É o dinheiro do povo escorrendo pelo ralo... Certa vez uma pessoa me disse que quando o Senhor Mamoud Amed Filho sai da Prefeitura ele deixa a cidade de Itacoatiara sucatada completamente: sem emprego, sem nenhuma obra em benefício do povo, a infraestrutura toda defeituosos (ruas com mais côncavo e convexo) que faz inveja à Lua... E quando temos o desprazer de assistir propaganda no horário do Jorna Nacional (a propaganda mais cara que existe) para dizer que asfaltou o Beco Ajuricaba – e ainda diz que nos últimos quatro anos não tinha recebido nenhuma melhora: veja a ignorância de quem faz esta propaganda: se faz quatro anos e nós estamos em 2014, isso quer dizer: 2011, 2012, 2013 e 2014. Quem estava governando em 2013 e 2014? Sem contar os 18 anos anteriores que Mamoud governou Itacoatiara, já que seu primeiro mandato de Prefeito de Itacoatiara foi de seis anos. Para quem não sabe o Beco Ajuricaba tem mais de três décadas. E só para lembrar: lá no Beco Ajuricaba foi feito tudo no mesmo dia; terraplenagem e asfaltamento. Daqui a dois três meses já se foi tudo para o brejo... Senhor Mamoud: contrate profissionais competentes para fazer a sua propaganda - do contrário vai continuar como gozação para o povo de Itacoatiara.

Mas vamos voltar a inversão de valores entre alguns Vereadores e os puxa-sacos, baba-ovos e lambe-botas. É que alguns Vereadores (quando o Mamoud está ausente da Prefeitura) eles são corajosos! Inventaram até apelidos para cada um: A. I. Neto era o “Príncipe da Tribuna”, Arialdo era o “Elegância”; Marconde Rodrigues era a “Voz que Ninguém Calava”. Aliás, quantas vezes escutamos na Rede Vida o Presidente da Câmara dizer: “Eu gosto do Vereador Marconde porque ele sempre traz novidades.” O Nogueira Jr. (que não se reelegeu) gritava na Tribuna – eram o Edis mostrando serviços... Tudo onda! Para iludir o povo! Agora estão mudos, cegos e anestesiados. Parabéns Senhor Mamoud Amed Filho, pois o senhor conseguiu fazer esses senhores se calarem. Mas todos os itacoatiarenses sabem muito bem o porquê deste silêncio. Como diz o filósofo contemporâneo Mamoud Amed: “Nem sempre quem cala consente – o silencia é Ouro!”
Quanto aos puxa-sacos, baba-ovo e lambe-botas – só temos de lamentar que homens (sic) se deixem chegar a um patamar tão baixo. Comi dizia a minha avó: “Esse é mais baixo do que C.. de Sapo!” Vereadores e puxa-sacos, baba-ovos e lambe-botas – vocês não merecem nem o Troféu Ferradura, mas merecem uma coisa que vocês não notam: é que quando uma pessoa os encara imediatamente pensa: “Esse aí é um dos puxa-sacos, baba-ovos e lambe-botas do prefeito.” A mesma coisa é quando verem alguns vereadores... Então só nos resta lamentar! A inversão de valores é uma realidade em Itacoatiara, mas o cinismo é tanto que eles se acham! Como diz o ditado dos jovens do Brasil... Mas uma coisa temos de dizer: a nossa voz nunca vão calar – porque não existe nada mais bonito do que a Liberdade de Expressão... Rui Sá Chaves – Editor o Candiru.


P.S. Assim como Mamoud destruiu o Chico do Incra e Miron - ele vai tentar destruir o Peixoto – principalmente despois que Peixoto teve mais de 11 mil votos na eleição de 2014 – no mínimo vão querer eliminá-lo.  

BOCA NO TROMBONE

Na Terra do Tudo Pode - Tudo Pode?

Três UBS - estão sendo reformadas (fotos) - mas nenhuma tem o nome da Construtora. Itacoatiara é campeã de passar por cima da Lei. Antes das Eleições de 2012 - o Presidente da Câmara Raimundo Silva - reformou um prédio que pertence à Câmara Municipal e não colocou o valor e nem o nome da Empresa que construiu e nem o nome do Engenheiro.




Agora estas três UBS - SESP - Santo Antônio e Jauary II - estão sendo reformadas e vejam os valores: UBS - SESP R$ 348.925,30 - UBS - Santo Antônio R$ 144.238,23 - e UBS Euthemes Lekakis Neto - Jauary II - R$ 147.936,26 = Total das três UBS R$ 641.099,79. E a pergunta que não quer calar: por que não está o nome da Empresa ou das Empresas que estão construindo? E outra pergunta: será que fizeram Licitações? Ou passaram mais uma vez por cima da Lei?

PLANO DE GOVERNO DE MAMOUD - 2ª PARTE

Vamos dar continuidade ao Plano de Governo de Mamoud Amed Filho – na Eleição de 2012 – PROPOSTA DE AÇÃO – Saúde Humanizada - Academia na Praça (Programa Federal). Em que Praça estará esta Academia?... Adquirir um tomógrafo para o Hospital Gera José Mendes para diagnósticos mais precisos. Será que até 2017 chega este “tomógrafo?”... Aprimorar os programas de atenção integral à saúde da criança e do adolescente, da mulher, do adulto, do idoso, do trabalhador, das pessoas com deficiência, DST/AIDS e de saúde mental. Sinceramente como é muita cara-de-pau o povo de Itacoatiara sabe perfeitamente como é atendido no Hospital e Postos de Saúde... Aquisição de ambulância UTI através de convênio. Alguém viu uma ambulância UTI por aí?... Aquisição de novas ambulâncias para o Interior (sic)... Atendimento Médico Especializado (AMEI)... Eu particularmente amei ver que depois de 20 meses o AMEI foi inaugurado. Ali passou 20 meses fechado... Atendimento médico periódico na zona rural com fornecimento de medicamentos (sic)... Aumentar a quantidade de ambulâncias. Elas vieram e depois sumiram... Construção do Centro Especializado da Mulher e da Criança, dentro das possibilidades. Possiblidades? Zero!... Desenvolver ou melhorar programas de atenção ao idoso, de combater ao tabagismo, de programa para evitar a gravidez precoce. Sinceramente como o Senhor Mamoud é um gozador... Eficiência e dignidade na remoção e transporte de pacientes para a capital do Estado. Não temos nem palavras... Fortalecer as campanhas de saúde pública (sic)... Fortalecimento do Conselho Municipal de Saúde. Eu, que faço esta matéria, aconselho a procurar este Conselho... Humanização do atendimento desde a recepção até o atendimento médico no Hospital José Mendes e nos Postos de Saúde. Realmente isso existe – especialmente na França, na Alemanha, no Japão... Implantação do CAPS. Ah! Se fosse verdade!... Implantar SOS nas comunidades rurais em locais estratégicos, equipados de colchões, holofotes e rádios-fonia. Não temos certeza, mas quem fez esse Plano de Governo do Prefeito Mamoud Amed Filho deveria estar delirando... Instituir o “ônibus da Saúde” para o atendimento itinerante da população em diversas localidades. Como que esses políticos conseguem ter esse comportamento... Programa de entrega de medicamento em domicílio às pessoas carentes, portadoras de deficiência devidamente cadastradas (sic)...Realizações e mutirões de saúde para prevenção e educação da população com consultas, exames e palestras em parceria com as escolas municipais. Imaginamos que sejam consultas no SPC e SERASA, isso é inacreditável!... Reformar e melhorar o atendimento do Posto Médico do Interior. Será que foi por isso que Mamoud não deixou funcionar o Hospital da Comunidade Santa Rosa no Arari?...

Reorganizar o atendimento da saúde, visando reduzir o tempo de espera para atendimentos consultas e exames (sic)... Valorização dos profissionais da saúde. Deve ser por isso que os Procuradores entraram na Justiça para anular a efetivação dos Agentes de Saúde que foram efetivados na Administração anterior... Essas são as promessas na Área da Saúde prometida na campanha de 2012 por Mamou Amed Filho. Tire suas concussões...

Vamos em frente - ASSITÊNCIA SOCIAL - Aperfeiçoar os Programas de atenção ao idoso e de portadores de necessidades especiais (sic)... Assegurar a acessibilidade das pessoas com deficiência promovendo a adaptação de calçadas e acessos a prédios púbicos e transporte especial e o acesso a órteses e próteses. Caramba! Isso é coisa de Primeiro Mundo! Itacoatiara não tem acesso em nenhuma rua para cadeirantes. E essa é a quinta vez que Mamoud é Prefeito de Itacoatiara. Precisa dizer mais alguma coisa?... Assegurar o esporte para pessoas com deficiência nas diversas modalidades. Gente! Dá para acreditar em um Plano de Governo desses? E o pior é que mais de 15 mil pessoas acreditaram (sic)... Construir ou alugar um Centro de Convivência para a Terceira Idade (idoso). Pobre dos idosos se fossem esperar por isso... Construir um local adequado para velar os mortos. Temos certeza que todos os habitantes de Itacoatiara quando perdem algum parente preferem velar em suas residências... Criar o Programa de apoio nutricional para pessoas comprovadamente desnutrida, através do fortalecimento da alimentação. Caramba! Será que foi o Sopão que funcionou por algum tempo?... Criar através de Lei, o Bolsa Família Municipal. Deixa o Aécio Neves saber disso?... Desenvolver campanhas educativas sobre os direitos das pessoas deficientes (sic)... Desenvolver e ampliar programa de proteção aos direitos da mulher. Muito bonito – mas nunca foi colocado em prática... Efetivar e fortalecer as ações do CREAS (sic)... Fortalecer os Conselhos Antidroga, Assistência Social e dos Direitos de Crianças e Adolescentes. Desde quando alguém teve algum direito no Governo de Mamoud?... Solicitar parceria para fazer o cartório itinerante para tirar Certidões de Nascimento nas Comunidades rurais. Incrível! Realmente incrível! Qual será a Comunidade que já recebeu este benefício? Será que o vice que é dono de cartório concorda?... Daremos total apoio a área indígena em parceria com o Governo Federal. Essa proposta foi uma piada de mau gosto – pois onde que pessoas “burguesas” e que andam de Hi-Lux vão fazer alguma coisa por índios...


No Próximo Número do Candiru vamos publicar PROPOSTA DE AÇÃO – Infraestrutura e Limpeza Pública e Juventude Esporte e Lazer. Tem coisas mais incríveis do que o Inacreditável Futebol Clube...

UMA SALA OU UM CORREDOR?


É aqui que as pessoas estão fazendo “inalações” no Hospital José Mendes.
Mas isso não é uma sala e sim o corredor do Hospital.


Compareceu a nossa Redação – uma pessoa para denunciar que foi ao Hospital José Mendes no dia 18 de novembro de 2014, pela manhã e não tinha ninguém para atender quem precisa de inalação. Segundo a pessoa que trouxe a foto à esquerda (que sofre de asma) uma enfermeira disse que a pessoa que aplica inalação não foi trabalhar. As pessoas pediram para a enfermeira fazer, mas ela disse que essa não era função dela. Como as pessoas protestaram ela disse que ia fazer um favor e fez a inalação depois de muita espera. Quando alguém recamou que ali não era lugar de se fazer inalação porque é um corredor; a enfermeira disse que não se tratava de corredor e sim de uma sala. A pessoa estava indignada, pois precisa dessa inalação já que fica com falta de ar...

PROTESTO E COMOÇÃO NA MORTE DE UM JOVEM





Erick Cleber 16 anos - foi enterrado no Cemitério Divino Espírito Santo sob protesto da população.


Prezados Leitores do Candiru – Só vamos fazer a matéria completa sobre a morte do jovem Erick Cleber no próximo numero do Candiru. É que as informações chegaram meio desencontradas e ainda não tivemos contato com os familiares; e nem a Polícia não nos passou nenhuma informação. Mas queremos dizer que o Candiru está à inteira disposição tanto da Família de Erick; como da Polícia para podermos colocar as duas versões... No Protesto que houve desde a residência de Erick até o cemitério houve comoção dos familiares e também na frente do Cemitério uma pessoa falava em um alto-falante que nenhum Canal de TV e nem Rádio e nem jornal de Manaus noticiou a morte de Erick. E a família não sabe por quê?... Mas o Candiru não noticiou porque o Jornal só sai aos sábados. Mas voltamos a repetir que estamos à inteira disposição da família e da Polícia. E no próximo número publicaremos as duas versões...

OITO PRESOS - NA OPERAÇÃO “CANÇÃO LIMPA II”


A Polícia Civil de Itacoatiara prendeu no dia 19 e 20/11, oito pessoas envolvidas
com o tráfico de drogas (foto) - numa Operação chamada “Canção Limpa II”.

A Equipe CORUJA da Polícia Civil de Itacoatiara, em cumprimento ao Mandado de Prisão expedido pelo Juiz Odílio Pereira Costa Neto, realizou a Operação “CANÇÃO LIMPA II”, em que foram presas oito pessoas que estavam sendo investigadas por tráfico de Drogas. O nome da operação decorre do período do Festival da Canção de Itacoatiara, em que ocorreu grande venda e distribuição de drogas.

Foram presos em suas respectivas residências - LEANDRO VIEIRA DA SILVA, Vulgo “Pota”, 30 anos, EVERALDO BARBOSA DA SILVA, Vulgo “Buiú” 27 anos e VALDEVAN DA SILVA FIGUEIREDO, Vulgo “Coroquinha”, 37 anos; REGINALDO HOLANDA CARVALHO, Vulgo “Cacau” ou “Negão”, 35 anos; VALDEVANE DA SILVA FIGUEIREDO, Vulgo “Vania”, 41 anos; RONELZA DA SILVA LIMA Vulgo “Roni”, 34 anos; JUCINEY ROLIM LISBOA, 33 anos; e GEANDERSON ROBERTO LUCENA DA SILVA, Vulgo “Gean”, 26 anos. Foram apreendidos 1 (um) carro modelo S-10 e uma moto Honda CG 150.

Segundo o Delegado Titular da Delegacia Interativa de Itacoatiara, Dr. Lázaro Santiago Mendes Neto, a quadrilha vinha sendo investigada pela “EQUIPE CORUJA” da Polícia Civil do município. O intenso tráfico de drogas na Cidade de Itacoatiara, em que uma família era responsável pelo refino, embalagem, distribuição e venda de entorpecentes.

O Chefe da quadrilha é RICARDO FIGUEIREDO DE ARAUJO, Vulgo “Buzina”, preso em flagrante no dia 19 de fevereiro de 2014, na comunidade Fazendinha – Bairro Cidade de Deus, na cidade de Manaus, quando estava com mais de 220 Kg de entorpecentes (Maconha, Raxixe e Cocaína) e uma arma de fogo e mercadorias avaliadas em R$ um milhão de reais. organizada no crime na cidade de Manaus e proximidades, em que se autodenomina: “FAMÍLIA DO NORTE” (FDN). Nas investigações foram constatados que Ricardo Figueiredo, Vulgo “Buzina”, mesmo preso em Manaus, consegue comandar um esquema de distribuição de drogas na cidade de Itacoatiara.

A Equipe vinha monitorando Ricardo Figueiredo, Vulgo “Buzina”, durante a operação foram identificadas outras pessoas que o ajudavam no transporte, armazenagem, distribuição e na venda, como também outros traficantes, todos, totalmente articulados para dificultar o trabalho de investigação. Ricardo, Vulgo “Buzina, faz parte de um esquema de distribuição e comercialização de drogas.


Com base na Operação “CANÇÃO LIMPA I e II - 2014” a Equipe CORUJA, comandada pelo delegado Lazaro, fecha a operação alcançando seu objetivo.

ADAIL PINHEIRO CONDENADO A “ONZE” ANOS DE DETENÇÃO.

Prezados Candiruleitors: pois não é que a Justiça condenou Adail Pinheiro a 11 anos de prisão? A condenação foi por Abuso Sexual de Menores – assim como mais quatro pessoas que, segundo o tribunal, participaram de todo o processo de Pedofilia em Coari também foram condenadas, inclusive, com sentenças maiores do que as de Adail Pinheiro... Só que condenam a 11 anos de prisão, mas daqui a pouco ele cumpre 1/6 de sua punição e já pode ir para a tal “prisão domiciliar”, como está acontecendo com o pessoal do Mensalão; e também com a tal de Delação Premiada que foi dada aos corruptos da Petrobrás; e agora eles passaram de réus para vítima porque a polícia que os prendeu agora tem de vigiá-los, ou seja, estão sendo protegido pela Polícia federal...


Mas o que se pode fazer já que a Justiça no Brasil tem mais brecha do que o reservatório da Cantareira em São Paulo... Mas pelo menos o Brasil está mudando – a Polícia Federa finalmente prendeu os corruptores. Quem imaginaria que Empresários da Camargo Correa e Andrade Gutierrez iriam para a cadeia, já que eles só prendiam os corruptos, mas deixavam os corruptores em liberdade. Por isso, é muito bom ver que pedófilos, corruptos e corruptores também vão para a cadeia...

TRÂNSITO NO BRASIL - MATA MAIS DO QUE GUERRAS

Prezados Candiruleitors: - Em uma pesquisa recente se comprovou que o Trânsito Brasileiro mata mais gente no Brasil do que todas as Guerras juntas do Planeta Terra. São milhares de vidas que são sacrificadas pela arma mais letal atualmente no mundo que se chama “veículo motorizado”. Todos, sem exceção de nenhum, carro, moto, caminhão, trem, avião – enfim, todos veículos fazem vítimas no Brasil e no mundo. Mas os dois campeões são os automóveis e motocicletas... E dificilmente se vai diminuir esta tragédia já que o Brasil nunca educou os seus motoristas e as autoridades imaginavam que só multando quem dirige poderia frear “uma tragédia anunciada” que é o conturbado trânsito brasileiro. Por aqui pouquíssimas pessoas respeitam a Lei do trânsito... E as autoridades competentes nunca se preocuparam em educar o motorista; assim como nunca fizeram um estudo aprofundado para melhorar as condições de ruas, estradas e sinalizações que poderiam não só diminuir os acidentes como salvar muitas vidas... Mas ao longo de todos esses anos em que o automóvel foi inventado e construído milhares de propagandas mostraram que o homem é muito mais importante quando tem automóvel do que quem não o possui. A mesma coisa aconteceu quando vieram os veículos de duas rodas que centenas de propagandas vieram mostrar que o ser humano tem muito mais “status” quando está pilotando uma motocicleta. E ainda a Mídia sempre faz propaganda para as concessionárias quando há automóveis ou motocicletas em estoque; e sempre o Governo abre mão de impostos para que as Indústrias de automóveis e motocicletas deixem de ter menos lucros. E as Empresa já se acostumaram tanto com essa atitude do Governo Brasileiro que a primeira providência quando aumentam seus estoques é espalhar em TV e jornais que vai haver demissões de funcionários se as vendas não aumentarem ou voltarem ao patamar que sempre esteve; e sempre o prejudicado é o cidadão brasileiro que paga os impostos para que ruas, estradas e sinalizações sejam construídas e colocadas em seus devidos lugares, mas não o fazem e o brasileiro nunca vê o trânsito melhorar (sempre engarrafado e as estradas sem nenhuma condição), pois a cada ano as “frotas” de automóveis, caminhões e motocicletas aumentam em todas as cidades; e com o aumento vêm milhares de acidentes que ceifam milhares de vidas e deixam outros milhares de deficientes dando um prejuízo incalculável à Previdência e por tabela ao povo brasileiro... E uma reportagem de um canal de TV mostrou que de dez vagas que existem em hospitais nos CTIs seis são ocupadas por pessoas acidentadas; e não sobra quase nada para outras pessoas que precisam ser internadas nos CTIs dos Hospitais... Mas o Governo sempre preferiu abrir mão de imposto para as Empresas; mas nunca fez uma “campanha” de verdade em Rádio, TV e Internet no sentido de educar quem dirige para compreender que quando usa mal seu veículo ele se torna uma arma perigosíssima e que mata e fere milhares de pessoas que muitas vezes não tem culpa de nada.

Mas até quando ainda teremos o desprazer de publicar matérias como esta que estamos publicando? Em que o Trânsito Brasileiro mata mais gente no Brasil do que todas as Guerras do Planeta Terra? Porque tudo indica que a cada dia vão sempre incentivar a fabricação de automóveis e motocicletas – mesmo que eles sejam considerados armas letais – e que também é o grande vilão que pode levar o Planeta Terra a sacrificar milhões de seres humanos porque os veículos estão poluindo todos os países e o planeta não mais aguenta e está a ponto de explodir, mas já dá sinal de que as “geleiras” tanto do Polo Sul como do Polo Norte estão derretendo por causa da temperatura da terra que a cada dia aumenta mais e pode afundar muitas cidades litorâneas por causa do volume de água dos oceanos ... Agora depois de toda a tragédia humana que os países desenvolvidos (que poluíram ao máximo o planeta) vivem fazendo planos para diminuir à poluição (tudo fachada), pois nada muda e continuam poluindo (já que nunca diminui a fabricação de veículos), sendo que os veículos (segundo os cientistas) são os principais vilões... E a pergunta que não quer calar: como que os veículos além de ser uma arma mortal contra a vida; ainda polui o planeta, continuam a ser tão cobiçados pelo próprio ser humano? Ou seja: se compra uma arma que pode atentar contra sua própria vida e ainda polui o planeta... Mas a Educação e o respeito pelo ser humano ficou no esquecimento e na irresponsabilidade tanto dos maus motoristas como das autoridades.


Enquanto o trânsito no Brasil mata mais do que todas as Guerras do Planeta Terra, aqui em nossa Nação continuam a financiar carros e motos com 60 e até 90 meses – e o povo continua a comprar a arma que pode não só matar como deixar uma pessoa deficiente para o resto da vida. Sem contar os pais irresponsáveis que disponibilizam veículos aos seus filhos menores – numa irresponsabilidade sem fim... E os Meios de Comunicação continuam a fazer propaganda cada dia mais “sofisticada” para atrair o Bom e o Mau motorista que, o bom vai continuar a viver e desfrutar de seu automóvel; enquanto o mau vai matar e ferir e se não morrer não vai para a cadeia – porque no Brasil matar têm as suas exceções – se matar um com arma de fogo ou com uma arma branca é crime – mas se matar com quatro rodas ou com duas rodas – apenas vai à uma Delegacia – dá o depoimento e depois é liberado – mesmo que tanto o carro como a moto mate do mesmo jeito que um revólver e uma faça mata... Por isso só nos resta lamentar que, uma arma letal, seja tão “desejada” por tantos seres humanos... É a Justiça incentivando o crime – matar usando os veículos como arma, para a Justiça não é caso de ir para a cadeia... Isso é uma vergonha! 

FESTIVAL LITERÁRIO DO “SESC”



Mesmo com a má vontade do Prefeito de Itacoatiara o SESC realizou o Melhor Festival Literário de todos os tempos.

Senhoras e senhores Leitores do Candiru – Eu, Rui Sá Chaves – editor do Candiru pensava que já tinha visto de tudo na nossa cidade, mas fui surpreendido mais uma vez. O SESC planejou o Festival Literário um ano para trazer para a cidade de Itacoatiara com intuito de trazer cultura, literatura, arte para o nosso povo – trouxe uma estrutura de fazer inveja a muitos países desenvolvidos e até geradores o SESC trouxe, pois já sabiam da nossa carência de energia... Mas por mais “surrealista” que possa parecer o Prefeito Mamoud Amed Filho não queria deixar em hipótese nenhuma que o SESC realizasse o seu evento. Foi preciso uma luta de dois dias para os Administradores do Evento, conseguirem a Licença – que segundo informações – veio de Manaus – e imaginamos que foi do Governador José Melo, já que o Prefeito de Itacoatiara não queria que o Evento Cultural se realizasse. Sinceramente como isso é até vergonhoso se publicar que em pleno século XXI, na era da Cibernética e de todos os desenvolvimentos científicos ainda se veja esse tipo de atitude de um Administrador de uma cidade tão carente de cultura como é Itacoatiara – que sequer tem Livrarias e bibliotecas atualizadas. E esse é o objetivo do SESC trazer a Literatura para o povo, pois povo sem conhecimento é escravo – e só a boa leitura é que abre a mente dos seres humanos para não só o seu desenvolvimento como o desenvolvimento de sua cidade, seu Estado e seu País. Logicamente que os objetivos são antagônicos: do SESC (uma Entidade que existe nos quatro cantos do Brasil) é promover cultura por este País afora; contrasta com o objetivo do Prefeito Mamoud Amed Filho que quer ver à cada dia o povo mais “tapado” para que ele possa usá-lo e fazê-los refém para poder tê-los nas mãos – porque povo esclarecido e que é bem-informado não se deixa levar por gente assim e não tem medo de ameaças. Sinceramente como isso é uma vergonha!