sábado, 13 de dezembro de 2014

EDITORIAL

Muito Obrigado a Todos.


Prezados Leitores do Candiru. É com grande prazer e alegria que estamos publicando o número 299, comemorando o aniversário de seis anos de um Jornal que os pessimistas – quando eu, Rui Sá Chaves, disse que ia editar um jorna em Itacoatiara – disseram: “Jornal que não tem ajuda estatal não dura em Itacoatiara nem quatro números.”. Mas, modéstia à parte, nós temos a satisfação de publicar o jornal de número 299, que durante seis longos anos de luta – com todas as ameaças e um monte de processos – continuamos nesta empreitada totalmente desigual, mas que com muita coragem e determinação continuamos a informar os itacoatiarenses de tudo que acontece em nossa cidade – mesmo que as autoridades escondam ou tentem esconder – o Candiru vai lá, investiga e mostra – porque seria obrigação do Executivo, Legislativo e Judiciário informar à população de tudo que acontece – já que é o povo quem paga toda a conta de todos os salários dos Três Poderes; inclusive, as mordomias e até as falcatruas – são financiadas por todas as classes – seja ela pobre, média, ou rica – mas todos pagam seus tributos para sustentar todos os Funcionários Públicos que, infelizmente, muitos dão maus exemplos e desviam o que deveria ser investido para o bem de quem paga tudo; mas ao contrário, serve para certos Grupos ficarem ricos juntamente com seus puxa-sacos e laranjas que, em um espaço de pouco tempo, aparecem com casas de dois andares, carro de luxo, sítios e contas bancárias recheadas; enquanto o honesto trabalhador leva anos a fio para conseguir sua casinha humilde ou um automóvel usado e até uma motocicleta financiada em até 60 meses. Aí está a diferença da honestidade para desonestidade... E o Candiru apesar de ser pequeno; se sente grande quando informa toda a população de Itacoatiara do que as autoridades que deveriam cumprir com o papel de exercer seus cargos honestamente para o bem-estar de quem deu seu sagrado voto para eles se elegerem; não o fazem e ainda em um cinismo desmedido tentam esconder da população toda as “mutreta” que fazem acobertadas por outras autoridades que deveriam fiscalizar e infelizmente fazem é defendê-lo. Isso é uma vergonha!


E quando um Jornal, que ao fazer o seu Registro no Livro de Títulos, em uma Ata de fundação, coloca lá em um dos Artigos para dizer que “não será aceita em hipótese nenhuma patrocínio estatal seja Federal, Estadual e Municipal” e continua a ser editado numa luta desesperada para ajudar à população e a cidade onde moramos; temos um pouco de orgulho nisso tudo; e ficamos muito mais orgulhosos quando chega sexta-feira à tarde que muitas pessoas já esperam o Candiru ser distribuído (especialmente os assinantes que todos recebem na sexta-feira). Isso sim nos orgulha muito e nos faz cada dia querer fazer o Melhor. Muito obrigado a todos os Leitores (sejam assinantes ou não), vocês são a razão principal do Candiru existir; assim como todos os nossos patrocinadores que, muitas vezes, chegam a ser pressionados para tirar o comercial; e continuam conosco. Não temos palavras para agradecer, mas toda a equipe do Candiru é muito grata... Sejam bem-vindos a mais um número do Candiru – desta vez de ANIVERSÁRIO!!!!!

HOMENAGEM AOS LEITORES

Como o Candiru completa seis aninhos – Eu, Rui Sá Chaves, vou homenagear os nossos leitores com frases de vários escritores do Brasil e do Mundo – que nas suas sabedorias nos brindaram com verdadeiras pérolas...

Vou começar com Álvaro Maia, que era de Humaitá – a minha Terra de Nascimento.

Álvaro Maia disse: “O valor do homem não está em criar, mas criar sempre.”

Natálio Kisneiman disse: “Se é justo um ideal, este deve ser dirigido para criar um Mundo Melhor, em que o bem-estar social não seja mera formulação de propósito, mas sim uma realidade concreta.”... 

Omar Kháyyám disse: “Colhe todos os frutos da vida. Busca todas as alegrias e escolhe as taças maiores. Não creias que Deus faça conta dos teus vícios ou das tuas virtudes. Não deixes escapar o que pode dar felicidade.”

Aldous Huxley disse: “Sujeitando-se a escravidão, eles próprios não podiam compreender as vantagens da Liberdade.”

O filósofo francês Voltaire disse: “Aqueles que afirmaram que está tudo bem, disseram uma grande tolice: era preciso que dissessem que tudo vai da melhor forma.”

Alberto Renart disse: “Quando o olhar se velasse das sombras da velhice e não mais distinguisse o vulto da criatura amada, quando o lábio esfriasse, incapaz de aquecer a boca enamorada, a alma devia morrer.”

Paulino Rolim de Moura disse: “Prefiro a prisão entre criminosos comuns, do que a Liberdade entre comuns criminosos.”

Adão Ventura disse: “ Em negros teceram-me a pele enormes correntes. Amarraram-me ao tronco de uma nova África.” 

Isaias do Maranhão disse: “São muitos os deuses aqui na terra, que de meu povo comem e bebem de noite e de dia. E dos filhos que restaram, um sou eu.” 

O filósofo francês Jean Jaques Rousseau disse: “ O mais forte nunca o é bastante para ser sempre o Amo, se não transformar sua força em direito e a obediência em dever.”

Bertold Brecht disse: “Mas vocês quando chegar o tempo em que o homem seja amigo do homem, pensem em nós com um pouco de compreensão.” 

O filósofo chinês Confúcio disse: “Muitos procuram a felicidade acima do homem; outros mais abaixo, a felicidade é exatamente do tamanho do homem."

E vou encerrar esta pequena homenagem aos nossos leitores (no aniversário do Candiru) com um pequeno poema que, eu, Rui Sá Chaves fiz: 

Amazônia, se imaginassem tua riqueza
Brigariam com certeza
Não te deixariam depredar
Se imaginassem tua utilidade
Não te esconderiam a verdade
Sobre o teu destino que virar
Teu futuro é muito incerto
Pois o bicho homem
Ainda não aprendeu a te valorizar. 

IMAGEM DA SEMANA

Em homenagem aos seis anos

do Jornal o Candiru




Pedimos desculpas ao IBAMA - ao Ministério do Meio Ambiente - e a Associação dos Protetores dos Animais Silvestres - mas temos de admitir que o Candiru faz a cabeça até de “papagaio”, pois eles não podem ficar desinformados - por isso, leem sempre o Jornal que penetra o outro lado da notícia... 

SÓ NOS RESTA APELAR PRA DEUS!

Todos os dias falta luz e água - a telefonia e internet não funcionam - nenhuma Lei em itacoatiara é respeitada - à Saúde sob suspeita de fraude - o desemprego é uma realidade - os camelôs aumentaram - obras inacabadas... Mas do outro lado da moeda se constrói mansões - se compra carros de luxo - Itacoatiara é um contraste só...


Prezados Candiruleitors: - Só nos resta pedir ao Supremo Tribunal Federal (não da Terra, mas do Céu) que nos ajude... Deus dai força para o itacoatiarense!... Infelizmente em pleno século XXI todos os dias falta energia em algum lugar da cidade (ou seria luz?); assim como falta água todo santo dia em Itacoatiara. E o SAAE aumentou as contas de água sem o consentimento da Câmara – já que existe uma Lei que é preciso o consentimento do Legislativo. Mas quando Mamoud assume as Leis se vão para o lamaçal... Em pleno século da tecnologia e cibernética (falta comunicação – telefônica e virtual – internet). Em pleno século da descoberta (aliás, de quase todas as descobertas) em que todos os Países do Planeta Terra procuram conciliar o moderno com o Patrimônio Histórico, como é o caso do Japão, Suécia e Inglaterra, isso só para citar três desses países; em Itacoatiara (leia-se autoridades) assistem o Patrimônio Histórico ser delapidado ou descaracterizado (a última vítima) foi a residência dos Auzier na Av. Parque. E o mais estranho é que a destruição do prédio fica bem do lado da residência do atual Prefeito. E ainda dizem que é exagero chamar Itacoatiara da Terra do Tudo Pode!

O Artista Plástico Tyrson Muñoz há décadas que denuncia a demolição e a descaracterização do Patrimônio Histórico de Itacoatiara; e as autoridades competentes (ou incompetentes) fecham os olhos diante de uma tragédia anunciada. Uma cidade sem história acaba no “ostracismo” que é nosso caso em que melancolicamente à população de Itacoatiara fica alheia; e já se acostumou tanto a levar “porrada” do Poder Púbico que podem bater na cara de todos cidadãos itacoatiarenses que ele continua calado e aceita como se fosse um boi ou uma vaca que vai para o matadouro ser vítima do “carrasco” que sem nenhum sentimento imola o animal sem dó e piedade; ou como se fosse vítima de um “cirurgião” que passa o bisturi no corpo do paciente, sem se importar , se ele vai viver ou não, que passa a ser um mero detalhe...

Oh meu Deus! Dai-nos paciência e compreensão para pelo menos tentar entender o mínimo de um povo que apanha há mais de (30) anos, mas continua a acreditar (que esses seres maléficos e desumanos) vão fazer alguma coisa por eles... Oh meu Deus! Dai-nos força para pelo menos tentar tirar do cérebro contaminado e alienado por esse Poder Nefasto que se infiltrou como um vírus mortal na mente de pessoas que outrora foram seres humanos; mas hoje se esqueceram totalmente que a vida vale muito mais do que cédulas no bolso e no Banco. E que o Vil Metal não serve de absolutamente nada quando se trata de moral ou caráter...

Oh meu Deus! Dai-nos inteligência para entender como que um pai se esforça tanto para colocar seus filhos na Escola, para se formarem, inclusive, em Cursos Superiores; e eles ao se formarem em vez de se tornarem um cidadão de bem para honrar o esforço do pai; vão ser puxa-sacos, baba-ovos e lambe-botas e até capachos de pessoas que nem de longe tem a capacidade deles, mas se apropriam dos bens do povo e com esses bens compram todos esses que os pais tanto se esforçaram para transformarem-nos em Doutor... E vem àquela famosa pergunta: ser Doutor pra quê?

Oh meu Deus! Dai-nos força para entender o porquê de em Itacoatiara desde janeiro de 2013 não se respeitar mais nenhuma Lei na cidade. Aqui vou fazer um desafio: se alguma pessoa de qualquer parte da cidade de Itacoatiara pode me provar se alguma Lei atualmente é respeitada na cidade?... Vamos colocar algumas Leis aqui para comprovar: por um acaso a Lei da Transparência é cumprida em Itacoatiara? A Prefeitura tem Portal da Transparência? Em Itacoatiara se respeita a Lei da Fila dos Bancos? A Lei de Trânsito alguém respeita em Itacoatiara? A Lei de Licitações algum dia foi cumprida pelo Poder Executivo e Legislativo? A Lei que toda Obra Pública tem de ter uma placa com o valor – a Empresa que constrói e a data de início e término. As UBS não mostram as Empresas que estão fazendo a reforma; ninguém sabe qual é a Empresa que asfalta – ou melhor que coloca àquele piche nas ruas e assim por diante. O Presidente da Câmara reformou àquele prédio da Praça de São Francisco antes das Eleições de 2012 – não colocou o valor, não colocou a Empresa e nem o engenheiro para mostrar para a população e simplesmente ficou por isso mesmo. A lei do Meio Ambiente é respeitada em Itacoatiara? Aqui se corta árvore com maior naturalidade. Colocam som alto perturbando à noite toda e ninguém toma providência. A lei de Resíduos Sólidos é respeitada em Itacoatiara? Muito pelo contrário, temos um Lixão onde deveria estar um Aterro Sanitário – mas o atual Prefeito não construiu embora tenha recebido o dinheiro em 2001... E assim caminha Itacoatiara que mais parece uma cidade do Oeste Americano (que aparecia nos filmes) em que ninguém respeitava lei...


Oh meu Deus! Dai-nos força para entender para que existem Procuradoria do Município, Ministério Púbico e Juizado Especial em Itacoatiara? Alguém já viu os Procuradores de Itacoatiara fazerem alguma coisa para melhorar esta cidade? Alguém pode nos mostrar uma só Ação do Ministério Púbico em benefício de Itacoatiara? Só uma, por favor! Quando, eu, Rui Sá Chaves, denunciei a John Rilder Empreendimentos no Ministério Púbico nunca foi investigado nada. E alguns meses depois recebi um documento dizendo que o TCE (Tribunal de Contas do Estado) veio a Itacoatiara e comprovou que àquela portinha de dois metros, enferrujada e onde dorme alguns bêbados – atrás da Gráfica SERPA, guarda uma Gráfica de Precisão... Aí prezados leitores (como diz o ditado) “É pra acabar!” Alguém já viu um pobre ganhar alguma disputa de terra ou qualquer Ação ( no Juizado Especial – chamado de Pequenas Causas contra um Poderoso?) - Alguém ganhar uma causa que tenha um amigo de Mamoud Amed Filho ou amigo do vice Jhoselito envolvido? Querem um exemplo: quando o Vereador Marconde denunciou os “Laranjas do Mamoud” e eu, Rui Sá Chaves, apenas publiquei – eu fui condenados em todas as Ações que os “Laranjas” foram denunciados por Marconde; e eles entraram na Justiça contra mim e tiveram os Procuradores do Município como advogados; assim como o Bispo de Itacoatiara que chamou as mulheres de galinha, pois disse “que elas recebiam a hóstia como a galinha bota ovo”. Eu fui o único que tive coragem de denunciar e fui condenado, tanto no caso dos laranjas como do Bispo... E adivinhem quem foram os advogados de todas as Ações? Os Procuradores do Município!... Então leitores: esta cidade tem jeito ou só nos resta pedir a ajuda de Deus?

MANIFESTAÇÕES PELO ANIVERSÁRIO

Seis Anos do Jornal o CANDIRU

De Um Plantador de Abacaxi do Oeste


CANDIRU

Caderno da mais alta valia
Aonde o povo fica informado
Nada de dar moleza
Duro, preciso e embasado
Imagem de uma Instituição
Resgata o Cidadão
Universo, presente e passado

               Credibilidade sempre em alta
               Anda de cabeça erguida
               Não teme o que vai falar
               De onde vier a partida
               Incisivo na formatação
               Revela até do bambambã
               Ufa! Melhor do que pílula da vida

Cadê nossas autoridades
Adeus promessa cumprida
Nada se ouve falar
De uma alma perdida
Imaginem se no próximo ano
Resolverem mostrar os planos
Ui! Que cara mais lambida

               Ponha fé meu comandante
               A vitória está marcada
               Realmente não é fácil
               A batalha foi traçada
               Basta crer no bom Deus da vida
               Eterna trindade sagrada
               Não temas nem esmoreça
               Sua história já foi carimbada

Cabra bom e preparado
A mais profunda varredura
Não há quem possa censurar
Dizeres dessa criatura
Imortal caderno do povo
Representa o velho e o novo
Ultrassonografia mais pura

               Creio em Deus que venceras
               A batalha foi traçada
               Não temas e vá em frente
               Destas boas metralhadas
               Infinito Deus da Criação
               Rogai por este irmão
               Ungi-o com a toalha sagrada.

***

CANDIRU 299 SEMANAS DE LUTA 

Ignácio Guedes Jr.
ignacioguedesjr@homail.com

“O Rio Chega ao Mar, Porque Sabe Contornar as Pedras do Caminho”. – Assim como o Rio, O Candiru com sabedoria chega aos seis anos de circulação, contornando muito mais que pedras em seu caminho. Foram lutas contra os poderosos do poder, que estão encastelados há mais de trinta anos, excetos em breves intervalos sucessórios, e que, se prolongaram até os dias atuais; ações judiciais chegam no atacado, ameaças verbais e telefônicas são diárias. Anônimas e covardes também são as agressões físicas sofridas por seu Editor Chefe, Rui Sá Chaves que, com coragem e determinação, finca cada vez mais profundamente em solo itacoatiarense as raízes da cidadania, liberdade de opinião e expressão e, o direito elementar de ir e vir. Nada cala O Candiru, que, textualizando as notícias chega todos os sábados em seus pontos de venda, satisfazendo seus ávidos leitores que esperam pelo único Meio de Comunicação escrito com independência na cidade. Sempre que houver um resquício que seja, de ameaça aos pilares da Democracia, O Candiru se insurgirá na defesa de seu povo e dos ideais democráticos. Assim Seja Para Todo e Sempre. Vida Longa Candiru! Feliz Aniversário!

***

Alexandra Silvestre Farias

Tenho orgulho de ter em nossa cidade, um pequeno jornal de grandes competência e talento pra nos manter informados com as noticias e informações, q acontecer em nosso Município.
É uma pena que o jornal Candiru Itacoatiara incomoda muita gente.

Mas é isso ai...
Continue fazendo seu trabalho. Nos informado tudo sobre os acontecimentos.
Doa a quem doer. Parabéns pelos 6 anos.

***

Rodeio de Itacoatiara

Presado jornal Candiru Itacoatiara parabenizo vocês por fazer um jornal simples e objetivo e por não se render as criticas. Parabéns pelo trabalho.

***

Rosinaldo Valencia

Cadiru: pequeno no tamanho, mas grande na informação. Está valendo!

***

Thayze Rabelo

Guerreiro e corajoso!!! Merece meu respeito Candiru Itacoatiara Candiru On Line.

***

Priscila Martins

Parabéns Candiru  Seu Rui o Sr. tem nosso respeito.

***

Ray Neves


Parabéns seu Rui, afinal o mundo ė composto de vencedores e não de vencidos.

BOCA NO TROMBONE

COMUNIDADE SÃO LÁZARO - CHOCOLATEIRA

Esta é a Comunidade São Lázaro da Chocolateira – que há (04) meses está sem aula por falta de um motor de luz (gerador); e uma “bomba d'água” submersa para o poço artesiano (foto) que foi tirada de lá para consertar e até hoje não devolveram... E pensar que a propaganda da Prefeitura de Itacoatiara diz: “Prefeitura de Itacoatiara em parceria com o Governo do Estado trabalhando para o povo.”.. Sinceramente como esse tipo de coisa dá até vergonha de publicar, mas temos que atender aos nossos leitores – que além de denunciar ainda mandam fotos... Vereadores: pelo amor de Deus – depois do dia 1º de janeiro de 2015, façam alguma coisa por esse povo sofrido do Interior. Não peguem o vírus maléfico do atual Presidente. Vacinem-se logo, pois este vírus é pior do que o Ebola...


Escola fechada


a Comunidade abandonada


a bomba d’água parada há 04 meses


e o centro de lazer todo deteriorado

***

O PREÇO A PAGAR

Senhor Rui, sou moradora do Novo Horizonte e leio o Candiru todos os sábados. Eu me lembro que o senhor disse certa vez que as propagandas enganosas foram as armas principais do Nazi-Fascismo de Hitler e Mussoline, na Alemanha e na Itália que levou a Segunda Guerra Mundial. E agora está acontecendo a mesma coisa em Itacoatiara. O atual prefeito passa um asfalto horroroso em apenas uma rua do bairro, tão fino que até a chuva danifica. Mas aparece na TV Amazonas como um asfalto de qualidade em todo o bairro. Eu tenho certeza que é montagem. No dia que estavam passando esse asfalto numa rua daqui do Novo Horizonte, adivinha que estava filmando aqui? O Manuelzinho que nunca faz matéria mostrando a realidade de Itacoatiara, mas faz propaganda direto para o prefeito... Por favor, senhor Rui, faça uma matéria a respeito do que está acontecendo em Itacoatiara. Aqui estamos numa crise danada, mas tem funcionária da prefeitura que ganha uma ninharia e o marido não faz PV na vida, mas fez casa de dois andares em menos de seis meses. Sem contar àquela mansão que um chegado do prefeito faz na frente do supermercado DM. Eles ficaram ricos rapidamente. Tem carro de luxos que não condiz com o que ganham. E eu, coitada, até hoje pago as prestações da minha casinha. É o preço que pago por ser honesta. Parabéns pelos 6 anos do Candiru. Continue a sua luta.

M.J.L. Novo Horizonte.


***

POR QUE SEU RUI?

Por que os procuradores do município e os locutores da Radio Panorama não param mais de falar do ex-prefeito de Itacoatiara? Será que estão com medo porque ele foi bem votado para deputado? Ou eles não tem mais do que falar? Porque eles não falam das coisas que o ex-prefeito deixou e eles deram sumiço, como as lâmpadas verdes da Av. Parque, as creches que estão abandonadas, as lanchas que o Ministério da Educação mandou para Itacoatiara e o salário dos garis que era o dobro do que eles ganham agora? Diz um ditado que “macaco não olha pro rabo”, seria verdade? Como é bom um prefeito ter uma Rádio, que nem um outro prefeito vai prestar na boca desses radialistas incompetentes. Mas o povo não é mais tolo pra acreditar em historinhas.

B.S.F. Bairro Tiradentes.

ESTAS RUAS DE ITACOATIARA A TV AMAZONAS NÃO MOSTRA





Estas são as Ruas: Angelim, Rua Cíntia e Rua Cecília – entre as Ruas Urucará e Dib Barbosa – no Bairro São Cristóvão/Jardim Florestal – ao lado da Amazontec – Material de Construção. Elas nunca são mostradas pela TV Amazonas como elas são bonitas e muito bem asfaltadas. E sabe por quê? Porque o Prefeito Mamoud Amed Filho faz propaganda na TV Amazonas no Horário do Jornal Nacional – a propaganda mais cara que existe na TV. Mas estas ruas existem, só que lá a TV não chega para mostrar. Assim só nos resta dizer: não é uma maravilha!?

NA TV GLOBO É ASSIM

Prezados Leitores do Candiru – vocês já prestaram atenção que, faz mais de três meses que a TV Globo de manhã, de tarde, de noite e de madrugada só fala na Petrobrás? Vocês sabem por quê? Não sabem? Simples meus amigos: a Petrobrás tirou a propaganda da TV Globo e também do Flamengo (xodó da Globo). E a Petrobrás agora patrocina o Jornal da TV Bandeirantes e Record. E a Dona Globo ficou com ciúmes e não fala de outra coisa. Por um acaso vocês já viram uma matéria durar tanto tempo numa TV? Se a Petrobrás voltar com a propaganda para a TV Globo, adeus reportagens das falcatruas da Petrobrás. Porque a TV Globo se assemelha com algumas Escolas Particulares em que tem um lema: PPFP (Pai Pagou; Filho Passou). A TV Globo tem também um lema: EPND (Empresa Pagou; Nada de Denúncia). Por isso, não perca uma reportagem especial do próximo Candiru: “TV Globo 50 Anos de Ditadura”...

VERGONHA!!

VEJAM A COMPARAÇÃO ENTRE O FALSO E O VERDADEIRO



Tivemos acesso ao número de funcionários do Hospital José Mendes - vejam a diferença e o tanto de funcionários fantasmas - que tem o Hospital e o que estão sendo pago pela Nacionalccop - vergonhoso! Só para lembrar que aqui só são funcionários do Hospital José Mendes - não estão os dos CAPS - NASF e CEO nem das Unidades Básicas de Saúde e nem Atenção Básicas e nem Laboratórios - acreditem se quiser.

CORRUPÇÃO - UMA DOENÇA INCURÁVEL

Por: Raimundo Couto

69ª é o número da vergonha que o Brasil ocupa - na pirâmide mundial da “corrupção”. E pelo andar da carruagem a tendência é aumentar ainda mais a nossa vergonhosa posição que ocupamos no “ranking” mundial dos países mais corruptos do Planeta Terra. A bem da verdade os sucessivos escândalos de corrupção - como exemplo o escândalo da Petrobrás – com envolvimento de figuras de grande importância no cenário nacional usando o dinheiro público como se fosse particular o que significa na verdade é tirar dinheiro da merenda escolar, dos remédios destinados aos hospitais, das obras essenciais para melhorar a vida do povo e colocar no próprio bolso ou no bolso de parentes e amigos. É usar o cargo público para beneficiar interesses privados. Tudo isso serve de munição que alimenta a Mídia que todos os dias apresentam mais um episódio da “corrupção na Petrobrás”.

E os corruptos se nutrem da impunidade e também pela falta de fiscalização e investigação (como é de praxe em nosso País) e que se transformou num Paraíso sem fronteira para os corruptos desfrutarem sem medo de ser feliz. A maioria dos Administradores Públicos sempre dão um “jeitinho brasileiro” e muitas vezes nem publicam os Editais o que limita a participação dos interessados e acabam beneficiando Empresas de amigos e parentes do Prefeito ou de outros gestores utilizando documentos falsos ou inexistentes (assim como a John Rilder Empreendimentos), usando notas fiscais frias dessas empresas “fantasmas” pagando integralmente por obras e serviços que não foram concluídos... Já dizia um certo “slogan” de uma certa Rádio: “Nem sempre quem cala consente, o silêncio é ouro.”

A Câmara Municipal de Itacoatiara aprovou no “cantar do galo” o orçamento anual da Prefeitura para 2015 que é votado uma vez por ano no valor de R$ 176.480.300,00, como se o dinheiro fosse do Prefeito ou particular. Só que o dinheiro é público e o que é público é do povo.

A Prefeitura deveria ter convocado à população para as audiências públicas através dos Meios de Comunicação sobre o Orçamento de 2015 e não conforme a vontade do prefeito, ou seja, sem a participação do povo que é a parte mais interessada. E a Mídia Nacional não se cansa de mostrar todos os dias os protagonistas do episódio da Petrobrás – para não dizer roubalheira de grandes proporções – mas a TV Amazonas nunca mostra nada de Itacoatiara – porque Mamoud Amed Filho – faz propaganda e quem faz propaganda nas afiliadas da TV Globo não são denunciados.

Mas os caras-de-pau no maior cinismo sem-vergonha que pra se livrarem de uma pena maior (se é que vão ser punidos) se utilizam da tal da “delação premiada” entregando seus comparsas da quadrilha e muitos milhões de reais , fruto do ato ilícito do patrimônio público que desmoraliza até o Congresso Nacional. Para nós cidadãos brasileiros que assistimos todas essas “mazelas”, somos apenas uns meros expectadores.


A Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05/10/1988, depois de vinte e seis anos de sua promulgação, já sofreu tantas emendas que mais parece com as Ruas de Itacoatiara. Além disso ela está tão ultrapassada quando o atual Prefeito de nossa cidade. Por essa razão que se faz necessário uma Reforma Constitucional urgente e com a participação popular, já que a própria Constituição nos assegura esse direito no seu Artigo 1º que diz: “Todo o Poder Emana do Povo.”

CHARME, LUXO, ARTE E BOM GOSTO

Por MB - Santiago Mendes

O ato régio fez com que a população de Itacoatiara aplaudisse o abnegado MOYSÉS BENARRÓS ISRAEL sob os auspícios de Deus fez resplandecer o velho casarão do centro histórico da cidade no melhor estilo da arquitetura clássica com suas lindas instalações, bem localizado próximo aos maiores agito da city Avenida Ruy Barbosa/ Rua Adamastor Figueiredo, antigo e muito bem conservado é o novo visual do prédio do SENAC totalmente reformado e construído sem alterar sua estrutura, o arquiteto se esmerou na preservação dos mínimos detalhes das peças esculturais em alto relevo que ornamenta o prédio em toda sua extensão dentro dos requintes da arquitetura do mundo europeu, atualmente CENTRO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL do SENAC berçário do aprendizado profissional.

O senhor MOYSÉS BENARRÓS ISRAEL pertence ao elenco de pessoas que não se acham especiais ou extraordinárias. São apenas pessoas normais, fazendo o que acham ser direito. Por que usam seu tempo, sua energia, suas habilidades e seus recursos para ajudar outros? O que as motiva é o profundo amor a Deus e ao próximo. Este amor gerou em cada uma delas um genuíno espírito abnegado.

O que queremos dizer com espírito abnegado? Ser abnegado não exige levar uma vida austera ou ascética. (devoto, místico, contemplativo). Não precisa envolver um espírito de extremo desprendimento que nos privaria de alegria ou de satisfação. Conforme o dicionário Michaelis o expressa, abnegação simplesmente significa “sacrifício dos próprios interesses para atender ou satisfazer as necessidades alheias”. Esta é a criatura que o Criador Criou Itacoatiara adotou, tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente seu nome encontra-se esculturado na placa de bronze porque não de ouro, afixado na fachada principal do prédio para se eternizar junto a todos que lhe são gratos.

Homem moderno, conservador veio por amor a esta cidade sua obra de grandeza é incontestável, a posteridade irá contar sua história como prova de reconhecimento haveremos de construir memorial em sua homenagem e imortaliza-lo.

ELIEZER FARIAS FERNANDES fez a poesia de cordel perpetuar em Itacoatiara através de teus versos e prozas, reuniu expoentes deste gênero literário típico do Brasil, literatura de Cordel também conhecida no Brasil como folheto é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada de relatos orais tradicionalmente levados aos folhetos expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes.

Computador essa engenhoca da era moderna não te convenceu preferiu rabiscar a digitar inspirado no dote amor, às pessoas amigas e histórias do passado versando, parodiando narrando tudo como aqui se passou que não foram poucos, o tabloide “Candiru” inúmeras vezes brindou seus leitores com a sutileza e beleza de teus artigos, teu intelecto foi muito além, sucesso absoluto podes crer. Estamos com saudade de ti poeta popular, teus escritos versos e prosas não podem ficar no anonimato enclausurado não foge da gostosura da vida é o último ciclo, acumulastes e colhestes inúmeras rosas no jardim floridas da existência, porque sacar agora essa tal felicidade, onde estás que não responde?

Quando jovem portava físico invejável, humanístico não foi cátedra, mas ministrasse como professor dessa categoria. Carreiro (transportador de carga) profissão digna proprietário de carro tração animal seria hoje caminhão, escolheste o asno ou burro por ser animal dócil e doméstico preferido companheiro de labuta diária pelo pão de cada dia no sustento de tua prole que não foi pequena, elegante portar da bolsa de couro cru na algibeira dependurada ao cós da calça presa ao cinturão largo entrelinhado nas presilhas para proteger documentação daqueles que encomendava teu trabalho e o numerário fruto do suor de teu rosto.

Queremos justificar teu espaço nas páginas do Candiru faltam subsídios, forças ocultas prognosticando teu estado de saúde mãos perderam tato, cérebro cansou, luz dos teus olhos se ofuscou ou a famigerada depressão sem piedade de ti se apoderou não podes mais ler nem escrever cessou também tua voz? Recentemente te visitei nos abraçamos mutuamente constatei ótimo teu estado de saúde, francamente não acredito que estejas tão mal assim ao ponto de não poder fazer o que mais gosta poetizar agora, se o Candiru que recebes de assinatura incomoda alguém isso é outra história, somente a ti cabe o direito de narrar.

O passado é de glória moldado no cadinho de homem probo com assento na Academia Itacoatiarense de Letras são respaldos suficientes para que tenha vontade própria e liberalidade, picuinhas alheias à tua vontade mandas às favas e viva feliz. "Quando morre um homem, morremos todos, pois somos parte da humanidade". (desconheço o autor).

ARTHUR MOREIRA LIMA JR. pianista erudito brasileiro, famoso por suas interpretações de choro, esteve em Itacoatiara e honrou o povo com espetáculo musical impagável nos corações itacoatiarense.
Arthur criou um projeto o Piano pela Estrada, na área social que mescla o popular e o erudito. O projeto faz parte de uma campanha de democratização da cultura e leva música através de um caminhão que monta um palco em uma hora aos mais distantes cantos do país, o itacoatiarense foi brindado com esse grande evento musical.

O palco por ter sua montagem em uma hora o local escolhido aterro da alameda “jornalista Agnelo Serrão de Oliveira” com cenário natural ornamentado com as lendárias mangueiras e o caudaloso rio Amazonas. O famoso pianista proporcionou aos presentes espetáculo de grande magnitude, artista e o público foi ao delírio pelas belezas naturais do palco e os acordes mágicos, suaves e românticos extraídos dos teclados do seu companheiro inseparável de trabalho o piano de cauda de 88 teclas, 3 pedais, com tom de ressonância completo.

Um toque de memória musical faz bem a saúde, ao espírito e a alma.

Plausível! O povo agradece em particular o escrevente. 

QUERIDAS CRIANÇAS

Sylvia Aranha

O Natal se anuncia e sua proximidade nos faz pensar no Menino Jesus e em todas as crianças. Por isso, quero deixar para vocês duas singelas poesias e desejar a todas que o Natal seja dia de alegria e muitas graças de Deus.

Cantiga Menina

Doce cantiga de menina
Nasceste tão pequenina
No alegre balbuciar
Do nenê que quer falar.

Depois começaste o canto
Repetindo o acalanto
Da mamãe a te embalar
Nas cantigas de ninar.

Escutando os passarinhos
Quiseste cantar sozinho
Teus próprios cantos de amor
Hoje és poeta e cantor.

***

Chuva Criadeira

Minha gente venha ver
Como o jardim floreou
Foi só a chuva cair
Todo botão virou flor.

Senhor, cai sobre mim
Tua chuva criadeira
E a terra de que sou feita
Vai florescer toda inteira..

A alegria vai brotar
E se espalhar a esperança
E o amor que vai crescer
Trará vida em abundância.



Pensando ainda nas crianças, peço com insistência que o sr. secretário de obras e infraestrutura venha verificar o perigo presente na esquina da rua João Valério com a Adamastor Figueiredo, rua onde fica a Escola Mendonça Furtado e tome as devidas providências. Obras realizadas ainda este ano, estão completamente deterioradas, com ganchos de ferros voltados para cima. Agradeço em nome das crianças e dos moradores do Jauary as providências que acredito, serão em breve tomadas.

AO JORNAL O CANDIRU

Thyrson Muñoz


O Jornal não foi criado/ Só para fazer alarde/ pois uma boa notícia/ Tem que ter qualidade/ Aí o povo acha bonito/ E diz: êta Jornal de Verdade!... O Candiru é um peixe/ Craque na penetração/ Mas ele nunca imaginou/ Que viraria atração/ Hoje é Jornal famoso/ Sempre de prontidão... Quando alguém sai da linha/ Passa que nem um trovão/ Errou vira notícia/ Para o povo comentar/ Seja rico seja pobre/ Que não pode escapar... Karl Marx já dizia/ O Capital é um perigo/ Se o povo não presta atenção/ Logo aparece o inimigo/ disfarçado em cordeirinho/ Rouba-te até o abrigo... O pobre não escolhe/ Vive sempre a reclamar/ Felicidade é coisa rara/ Que ele cansa de esperar/ Mas com o Jornal o Candiru/ Ele tem o seu lugar/ Põe a Boca no trombone/ Com a esperança de mudar... Por isso, prestem atenção/ Meus Senhores e Minhas senhoras/ leiam sempre o Candiru/ Que a notícia sai na hora/ Todo o mundo tem sua vez/ Nunca ninguém fica de fora... 

“A gente somos inútil”


Durante seis anos – o Candiru fez inúmeras denúncias e nunca nenhuma foi investigada pelo Ministério Público, aliás, nem citada pelo Legislativo que, muitas vezes em vez de investigar, fez foi levar o editor na Justiça. Já fomos à Justiça (49) por denunciar o que se faz de errado pelo Poder Público de Itacoatiara, mas nada as autoridades desta Terra levam em conta como se elas estivessem aqui na cidade por um simples detalhes. Agora se for contra o Editor do Candiru ou contra a Empresa que edita o Jornal; aí a Justiça (que sempre foi lenta em todo o Brasil) de tartaruga para a ser um antílope – já que várias Ações foram entregues na Justiça em um dia e nós recebemos a “notificação” no outro dia, que aliás, quando eu, Rui Sá Chaves, fui a Brasília denunciar serviu até de gozação para os funcionários que ficaram brincado e dizendo: “E ainda dizem que a Justiça é lenta!” Só que quando viram as que eu entrei contra na Justiça e perceberam que elas duraram até um mês para chegar ao autor; eles deram risadas...


... Mas mesmo com todas as ameaças que sofremos, mesmo com a agressão física que, eu, Rui Sá chaves sofri (que perco o meu tempo em denunciar) continuamos nesta luta “insana” que não leva a nada, mas continuamos a informar o povo de Itacoatiara daquilo que deveria estar em um “Portal da Transparência”, na boca dos nobres Vereadores, nos documentos do Ministério Público; mas nada se ver desses nobres órgãos que tem salários de fazer inveja a marajás do petróleo, mas fecham os olhos... Infelizmente a cidade de Itacoatiara se curvou diante do errado e esqueceu completamente a Ética, a Moral e o humano; para se apegar a submissão, ao puxamento de saco e à corrupção... É lamentável que temos de dizer isso, mas é necessário... O título “A gente somos inutil” é uma gozação de uma música com a Língua Portuguesa...

O MENINO JESUS NASCEU

Eduardo Palmeira (Preto Velho)

Às 3h30min da madrugada do dia 08 de dezembro, segunda-feira, nasceu o irmãozinho do “Evanilson um brasileiro”. Quem ler o Candiru sabe desse artigo que escrevi meses atrás sobre esse menino de (03) anos de idade. Evanilson agora não é mais o caçula, perdeu o trono para seu irmãozinho que até o momento ainda não tem nome. Ambos foram partejados pelo seu pai e estão lá na Rua Rubi, S/N no Bairro Eduardo Braga II, na casa mais paupérrima da pequena Rua. Neste mês de dezembro que todos os anos nasce o “Menino Jesus”, solicito a você meu amigo leitor do Candiru que vá dar uma olhada nesse endereço que escrevi e veja se falo a verdade ou não. Vão lá irmãos e levem um quilo de farinha, um pacote de leite ou alguma coisa pra essa mãe comer, para poder alimentar mais esse brasileirinho, que não nasceu na África, não nasceu no Nordeste, nasceu na tua cidade, na tua amada e querida Itacoatiara e precisa criar-se, pois é filho de Deus e precisa da nossa ajuda. Faça como o Zeca e sua esposa Enilza que foram até lá e levaram alimentos e ficaram estarrecidos com o que viram.


Essa criança que nasceu em dezembro não é o “Menino Jesus”, mas é seu irmão, é filho do mesmo Pai nosso Deus – a Inteligência Suprema causa primária de todas as coisas – eles precisam da tua ajuda. Vai lá mano! Leva alguma coisa para aqueles estômagos vazios e volta pra tua casa feliz por ter ajudado uns brasileiros infelizes. Essa criança sem nome que um tempo desse o Rui mostrou a foto de sua casa no nosso Jornal o Candiru, está esperando por ti antes que seja tarde... Feliz Natal a todos os Candiruleitors... 

DESPEDIDA MELANCÓLICA

Durante (06) anos a população de Itacoatiara assistiu indignada uma Administração desastrosa do atual Presidente da Câmara Municipal de Itacoatiara – que fez tudo errado do que pregava alguns anos atrás. Tudo que disse durante campanhas eleitorais em que acusava pessoas de farinha do mesmo saco – que Mamoud Amed Filho – só queria lapidar o erário público – e se dizia ser Democrata e a favor da Liberdade de Expressão – tudo isso foi negado literalmente na sua desastrada e ditatorial Administração em que passou a elogiar quem era chamado de “farinha do mesmo saco” anteriormente e passou a ser uma espécie de Ditador na Câmara em que engavetava tudo que os Vereadores que não eram do lado do atual prefeito apresentava. Infelizmente foram (06) anos em que conseguiu expulsar o povo de uma casa que pertence ao povo. Isso é lamentável!


O Jornal o Candiru repetiu centenas de vezes que todo Império por mais forte que fosse ruiu; e parece que o de Raimundo Silva também ruiu. E àquele Pasquim Miserável, Laboratório de Maldade, Panfleto do Inferno e tantos outros apelidos que o Presidente da Câmara colocou no nosso Jornal, completa seis anos com alegria e muita energia; ao contrário do Presidente da Câmara que saí com a nota ZERO e com 86 mil pessoas com horror de sua Administração; mas em compensação tem a amizade de três cidadãos ilibados de Itacoatiara que são Neto Castro, João Manuel e João Silva (seu sobrinho)... Mas deve ter perdido a proteção e amizade (sic) de Mamoud – já que Mamoud só tem amigos quando ele precisa e sabe que pode fazer alguma coisa por ele; a partir de que ele acha que uma pessoa se torna inútil, ele a destrói. Nem vou citar nome, pois temos certeza que Raimundo Silva sabe muito bem disso. De qualquer forma queremos agradecer por todas as matérias que o Senhor nos proporcionou. Agora o Senhor vai provar do próprio veneno: vai ter que obedecer ao novo Presidente da Câmara. Mas naturalmente como é um Democrata, vai respeitar o Regimento Interno da Casa... E quem sabe nem mais vai confundir Belquior com Raul Seixas...

POPULAÇÃO DE ITACOATIARA
ACREDITA NOS NOVOS VEREADORES

Bastou uma atitude séria dos oito Vereadores itacoatiarenses que desbancou (30) anos de Ditadura no Legislativo de Itacoatiara – para tudo mudar - já que mesmo quando estava ausente da Prefeitura de Itacoatiara o Senhor Mamoud Amed – mandava no Legislativo porque sempre teve a maioria dos Vereadores na mão e manipulava-os como se fossem marionetes. E talvez pelo excesso de confiança pelos anos a fio que foi Chefe (perene) da Câmara Municipal de Itacoatiara, ele pensou que venceria mais uma; só que os (07) novos Vereadores e mais um veterano deram o duro golpe (seria um golpe mortal) no inimigo – que deve ter se perguntado no mínimo mil vezes o porquê dos novos Vereadores se rebelarem e quererem moralizar o Legislativo. E agora o povo de Itacoatiara fica na expectativa, mas confiante que a Câmara será a casa do povo – já que o atual Presidente tinha expulsado todo o mundo da “prateleira” como disse o Vereador Marconde Rodrigues um dia se referindo a quem estava nas dependências da Câmara assistindo as sessões. A Câmara tem de ser do povo, pois é o povo quem paga tudo.


Nunca tínhamos recebido tantos telefonemas de leitores do Candiru elogiando a atitude dos oito Vereadores e que acreditam que a cidade de Itacoatiara vai mudar sua política e terá uma nova cara com um Legislativo independente. E com toda a certeza “Projetos de Lei” (que eram engavetados) pela atual Administração serão aprovados para beneficiar toda a Zona Urbana e Rural, afinal, todos somos cidadãos itacoatirenses e amamos nossa Terra... Que Itacoatiara tome outro rumo, não para o abismo que uma minoria que sempre se beneficiou quer; mas para o desenvolvimento e o Progresso para gerar emprego e renda para todos. Sinceramente com já estava na hora de mudar... Viva a Liberdade de Expressão e à Democracia... 

SEIS ANOS DE LUTA

Por: Raimundo Couto

Estamos no mês de dezembro, mês em que a cristandade comemora o Natal, que simboliza o nascimento do Menino Jesus; e ainda o “reveion” que é véspera do Ano-Novo . E também um mês muito especial para os leitores do Jornal o Candiru, pois foi em 13 de dezembro de 2008, que Itacoatiara ganhou o Meio de Comunicação escrito mais guerreiro dos últimos anos – o polivalente Jornal o Candiru – aquele que penetra o outro lado da notícia. Foi pela carência de um Meio de Comunicação democrático, independente e acima de tudo Ético e imparcial focado nos interesses do povo de Itacoatiara, dando direito, vez e voz a todos os cidadãos perseguidos e injustiçados vítimas dos que se acham acima da Lei.


Parabéns ao Jornal o Candiru e seu criador Rui Sá Chaves, pelos seis anos de existência (Ainda um menino), mas adulto nas reportagens. E quero também parabenizar os milhares de leitores que são a razão da existência deste Meio de Comunicação, que apesar das perseguições, conquistou a confiança e o respeito dos seus leitores. Este sim a voz que os Poderosos de Itacoatiara não conseguiram calar.

AS MANSÕES DE 2 ANOS DE MAMOUD




Leiam no próximo número do Candiru as seguintes matérias: “As Mansões de 2 anos de Mamoud – Desperdício do dinheiro público" - que se refere as obras inacabadas de Itacoatiara - como Escola de Tempo integral, UBS da Mário Andreazza, Segunda Etapa da Orla e Estádio Floro de Mendonça - e ainda "50 Anos de Ditadura da Rede Globo".

São essas as nossas atrações do próximo Candiru de 20 de dezembro de 2014. 

INFRAESTRUTURA “ZERO”




A Rua Eduardo Ribeiro - no Centro da Cidade é um retrato de 30 anos de incompetência de uma Administração desastrosa que Itacoatiara sofreu nessas três décadas...

TROFÉU CANDIRUZÃO

O Troféu Candiruzão desta Edição


de Aniversário vai para todos os nossos Leitores (assinantes) e os nosso Anunciantes - porque foram vocês os responsáveis por o Candiru chegar aos seis anos de Existência...


E aqui quero fazer um agradecimento especial a Deus que nos protegeu de todos os males - e também a Rosa minha mulher que me aguenta - aos meus pais Osvaldo Euzébio Chaves e Mahiba de Sá Chaves que me colocaram no mundo e me deram coragem para enfrentar as adversidades... Um abraço especial a todos os meus irmãos e sobrinhos e a todos os amigos... Muito Obrigado!... 

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

MAIS UMA AMBULÂNCIA CAPOTOU NA AM-010

Foto extraída do blog "Itacoatiara On Line"

Mais uma ambulância capotou na estrada AM-010. Segundo informações, o veículo estava conduzindo vários pacientes para Manaus. Seriam eles: Alcione Pereira da Silva, 34, Sotelmo Pereira da Silva, 70, Nazira Glória Pinto, 67, e Sebastiano Alves Pinto, 71, foram encaminhadas a uma unidade hospitalar de Rio Preto da Eva. Segundo informações ainda não confirmadas por nossa equipe, os pacientes eram todos de Itacoatiara.


O motorista da ambulância, identificado como Jandeilson Castro, 27 anos, foi encaminhado ao Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto em Manaus junta mente com a enfermeira, ainda não identificada por nós, que estaria em estado grave.

domingo, 7 de dezembro de 2014

EDITORIAL

FALAR A VERDADE É CRIME?


Algumas pessoas desinformadas – ficam dizendo que o Candiru é a favor do PT. Nós não temos nada com partido nenhum. A nossa luta é contra a “corrupção” e a favor da verdade e uma luta maior em prol do povo e da cidade de Itacoatiara. Porque o Candiru funciona como o Portal da Transparência da Prefeitura que deveria mostrar o que faz para o povo já que é a população quem paga tudo. Mas não fazem – e é por isso que o Candiru entra em Ação para mostrar toda a verdade. Se Antônio Peixoto recebeu bem menos do que o atua Prefeito recebeu, temos de mostra para a população. É para isso que existem os Portais da Transparência; e o Governo do Estado; e o Governo Federal segue as Leis e coloca na Internet para todo cidadão brasileiro tem acesso. Porque tanto o Governo Estadual; como Federal tem fiscalização do Legislativo e ai deles que não coloquem no Portal da Transparência que o Ministério Público; as Assembleias Legislativas e o Congresso Nacional irão cobrar e os culpados e envolvidos são punidos. Não é o caso de Itacoatiara que nem o Ministério Público e nem o Legislativo investigava. Por isso é essencial que tenha um Meio de Comunicação que tenha coragem de mostrar tudo à população. E é esse o papel do Candiru. Já que quem deveria defender o povo, não o faz; o Candiru vai lá e mostra. A não ser que falar a verdade e mostrar as falcatruas seja ser do lado do PT. Aí não está mais aqui quem falou!

Sinceramente como estamos colocando fé nos (08) Vereadores que formaram esse Grupo alternativo na tentativa de defender o povo que está completamente abandonado pelo Poder Púbico. Temos certeza que a partir de 2015 a Câmara de Itacoatiara vai exigir o Portal da Transparência da Prefeitura; vai exigir que seja divulgados os nomes dos funcionários municipais; e também desses todos os (611) funcionários da SEMSA – porque é um absurdo que uma Secretaria de Saúde tenha isso tudo de funcionários. Se tivéssemos realmente um Legislativo Sério uma denúncia como essa era caso de “cassação” – pois em hipótese nenhuma uma cidade como Itacoatiara pode pagar (129) médicos (tem médicos ganhando mais de 36 mil reais), (184) Técnicos em Saúde, (22) Assistentes sociais, e (45) Odontólogos, que perfaz uma folha de pagamento em mais de (03 milhões de reais por mês). Isso é uma vergonha!


E ficamos aqui a pensar: se o Candiru não existisse isso ficaria em sigilo? Já que nenhum outro Meio de Comunicação divulga? Fica a pergunta e responda quem tiver competência e responsabilidade.

IMAGEM DA SEMANA



Na Terra do Tudo Pode - fotografamos o carro do TRE em pleno Sábado na Rua Joaquim Alves Simões - Bairro Iracy - onde o motorista do TRE se preparava juntamente com outras pessoas para se divertirem em um carro que está escrito: “Uso exclusivo em serviço”. Isso é uma vergonha!

ITACOATIARA TÊM 129 MÉDICOS.

De acordo com um Contrato da SEMSA - com a Empresa Nacionalcoop - Itacoatiara têm 129 Médicos e mais 481 profissionais a serviço da Secretaria Municipal de Saúde de Itacoatiara.


A pedidos de Leitores do Candiru - Vamos detalhar a Licitação – Pregão Presencial nº 020/2014 – que contratou a Empresa – Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos na Área de Saúde – Nacionalcoop - para que todos os itacoatairenses fiquem sabendo quantos profissionais da Saúde estão sendo pagos pela SEMSA, para comparar com os que atendem no Hospital José mendes; e os valores que cada profissional recebe realmente; e quanto é repassado para a Empresa Nacionalcoop. Esta lista serve até para os profissionais comparar o seu salário com o que é repassado para a Empresa que está administrando à Saúde de Itacoatiara. Assim como vamos colocar o valor de cada modalidade no seu total que está sendo pago. São 129 Médicos nas diversas modalidades. 184 Técnicos nas diversas modalidades. 22 assistentes Sociais. 45 Odontólogos ( antigos dentistas); e tantos outros profissionais (conforme a lista desta matéria). Tivemos acesso à Saúde do Estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, e em nenhum desses Estados Enfermeiros ganham R$ 7.471,01. Queremos parabenizar os Enfermeiros de Itacoatiara que estão ganhando mais do que os Enfermeiros do Sul e Sudeste, que tem cidade em que não se ganha nem a metade; assim como nenhum Médico Anestesista ganha R$ 36.564, 43. Parabéns aos Médicos Anestesistas (deve ser pelo nome que é diferente), já que está escrito Anestesiologista; mas os médicos Ginecologistas ganham apenas R$ 7.526,08. Uma boa diferença, é ou não é? . Vamos aos fatos. Hospital José Mendes: 10 Assistente Social – Valor do Salário R$ 5.830,33 X 10 = R$ 58.303,33. 01 Cirurgião Buco-Maxilo-Facial - R$ 7.533,64. 43 Enfermeiro - R$ 7.471,01 X 43 = R$ 321.253,43. 05 Farmacêutico Bioquímico – R$ 6.395,96 X 5 = R$ 31.979,80. 04 Fisioterapeuta R$ 5.963,16 X 04 = R$ 23.852,64. 01 Fonoaudiólogo R$ 6.238,32. 05 Médico Anestesiologista R$ 36.564,43 X 05 = 182.822,15. 05 Médico Cirurgião-Geral R$ 21.076,32 X 05 = R$ 105.381,16. 24 Médico Clínico-Geral R$ 12.782,44 X 24 = R$306.778,56. 10 Médico Ginecologista R$ 7.526.08 X 10 = 75.260,80. 05 Médico Ortopedista R$ 14.336,62 X 05 = R$ 71.683,10. 05 Médico Pediatra R$ 12.787,22 X 05 = R$ 63.936,00. 02 Nutricionista R$ 5.899,46 X 02 = R$ 11.798,92. 02 Psicólogo R$ 5.899,46 X 02 = R$ 11.798,92. 35 Técnico em Enfermagem R$ 1.579,67 X 35 = 55.288,45. 06 Técnico em Hemoterapia R$ 1.580,83 X 06 = R$ 9.484,98. 10 Técnico em Patologia R$ 1.580,27 X 10 = R$ 15.802,27. 10 Técnico em Raiologia R$ 1.580,27 = R$ 15.802,27. .. Total só de Salários no Hospital José Mendes R$ 1.368.760,42.

Agora vamos passar para os CAPS (Centro de Atenção Pisco-Social) - 04 Assistente Social R$ 5.831,59 X 04 = 23.326,36. 02 Enfermeiro R$ 7.475,01 X 02 = R$ 14.950,02. 02 Médico Psiquiatra R$ 12.749,30 X02 = R$ 25.498,60. 02 Psicólogo R$ 5.899,45 X 02 = R$ 11.798,04. 04 Técnico em Enfermagem R$ 1.579,67 X 04 = R$ 6.318,68. 02 Farmacêutico Bioquímico R$ 6.395,00 X 02 = R$ 12.790,00. Total de Salários nos CAPS R$ 94.681,70.

Agora vamos passa para os NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)- 12 Assistente Social R$ 5.830,19 X12 = R$ 69.962,28. 15 Educador Físico R$ 4.034,88 X 15 = R$ 60.523,20. 07 Farmacêutico Bioquímico R$ 6.395,48 X 07 = 44.768,36. 16 Fisioterapeuta R$ 5.949,11 X 16 = 95.185,76. 08 Fonoaudiólogo R$ 6.230,97 X 08 = R$ 49.847.76. 13 Nutricionistas R$ 5.895,91 X 13 = R$ 76.646,83. 09 Psicólogo R$ 5.896,20 X 09 = R$ 53.065,80. Total de Salários no NASF R$ 449.999,99.
Agora vamos para a Atenção Básicas ESF - 45 ACD (Auxiliar de Consultório Dentário) - R$ 1.426,61 X 45 = 64.197,45. 45 Enfermeiro R$ 5.895,45 X 45 = R$ 265.295.25. 45 Médico-Clínico-Geral R$ 12.789,37 X 45 = R$ 575.521,65. 01 Médico oftalmologista R$ 14.343,33. 38 Odontólogo R$ 7.172,61 X 38 = R$ 272.559,18. 45 Técnico em Enfermagem R$ 1.579,62 X 45 = R$ 71.082,29. Valor dos Salários – Atenção Básica R$ 1.262.999,15.

Vamos passar para o CEO (Centro Especializado de Odontologia) - 06 ACD – R$ 1.427,83 X 06 = R$ 8.566,98. 01 cirurgião Buco-Maxilo-Facial R$ 7.533,64. 07 Odontólogo R$ 7.171,34 X 07 = R$ 50.199,38. Valor dos Salários no CEO R$ 66. 300.00.

Vamos a Unidade Básica de Saúde - 03 Farmacêutico Bioquímico – R$ 6.397,08 X 03 = R$ 19.191,24. 01 Fonoaudiólogo R$ 6.238,31. 03 Médico-Clínico-Geral R$ 12.793,91 X 03 = R$ 38.381.73. 02 Médico Neurologista R$ 14.294,78 X 02 = R$ 28.589,56. 02 Psicólogo R$ 5.899,46 X 02 = R$ 11.798,92. 34 Técnico em Enfermagem R$ 1.579,68 X 34 = R$ 53.709.12. 25 Técnico em Patologia R$ 1.579,77 X 25 = R$ 39.494,25. 20 Técnico em Raiologia R$ 1.579,85 X 20 = 31.597,00. Valor dos Salários Unidades Básicas R$ 229.000,13.

Vamos agora para o Laboratório Central - 02 Farmacêutico Bioquímico R$ 6.398,48 X 02 = R$ 12.796,96. 05 Técnico em Patologia R$ 1.580,61 X 05 = R$ 7.903,05. 01 Farmacêutico Bioquímico R$ 6.400,00. Total em Salários Laboratório Central R$ 27.100,01. Total Geral R$ 3.505.082,58.

Prezados Candiruleitors - aí está tudo esmiuçado para vocês tirarem suas dúvidas a respeito da Saúde de Itacoatiara. Se acaso alguém achar que estamos inventando alguma coisa, pode pegar a Licitação em nossa redação. Só que não é “gratuita” como disseram os Procuradores que quem quisesse a comprovação poderia passar na Procuradoria que tudo é gratuito. Mas nós aqui pagamos tudo; não é dinheiro do povo. Por isso, se você achar que estamos inventando alguma coisa pode pegar em nossa redação as provas. Mas não é gratuita. Esta Licitação é de 020/2014 – e foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas, no dia 04/06/2014. Edição 1111. Código de Identificação: 90C5BC3F. Agora se você preferir pode acessar http://www.diariomuncipa.com.br/aam/ - ou acessar o Google – e digitar Nacionalcoop.


P.S. As palavras que estão no singular e não no plural é porque estão assim na Licitação e não podemos mudar. Assim como algumas palavras como “raiologia”, em vez de Radiologia; “Buco-Maxilo-Facial”, em vez de Buco-Maxilar-Facial; assim como “Anestesiologista”, em vez de Anestesista. É porque está assim no Documento e não podemos modificar.

ENGANAÇÃO!

Numa Terra que tem 129 Médicos - fotografamos uma fila enorme - no AMEI inaugurado recentemente - tinha gente há mais de três horas numa fila que nunca andava para pegar uma ficha. Mentira tem perna curta.



ITACOATIARA PRECISA SER PASSADA A LIMPO

Um advogado disse que nenhuma Prefeitura do Brasil coloca um

paralelepípedo numa rua sem corrupção - os políticos ficaram indignados

mas todos os dias as Prefeituras do Brasil mostram essa

realidade dita pelo advogado.


Um Ministro do Supremo Tribunal Federal ganha R$ 26.700,00 – e existe um Projeto para que eles passem a ganhar R$ 32.000,00. Mas em Itacoatiara um Anestesista ganha R$ 36.564,42. Como que uma cidade que tem o pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil pode pagar esse salário para um médico, E ainda ter 129 médicos na sua folha de Pagamento que, somados com os outros profissionais, perfaz uma folha de pagamento no valor de R$ 3.505. 082,58 – que somado em 12 meses dá um total de R$ 42.060.990,96. E só para ilustrar este absurdo (para não dizer uma tragédia) quarta-feira, dia 03 de dezembro – na TV Amazonas saiu uma reportagem sobre o PAM (Pronto Atendimento de Manaus) – da Codajás no Bairro da Cachoeirinha – em que a repórter foi perguntar o porquê das pessoas continuarem a dormir na frente do Posto? E o Diretor do PAM disse que é porque não se encontra profissionais para trabalhar. Vejam só: lá em Manaus não tem profissionais da Saúde; enquanto em Itacoatiara há 129 médicos (nas diversas modalidades); e a SEMSA de Itacoatiara têm (510) funcionários. Vejam a lista de Alguns: 129 Médicos; 45 Odontólogos; (no CEO tem apenas dois) – e os outros 43 onde estão? 24 Assistentes Sociais; 35 Técnico em Radiologia (aqui só tem um Raio-X funcionando precariamente), 35 Técnicos em patologia; 114 Técnicos em Enfermagem; 90 Enfermeiros; 13 Farmacêutico Bioquímicos; 15 Educadores Físicos; 10 Fonoaudiólogos; 13 Psicólogos; 13 Nutricionistas (será que é para o Sopão?) ; 51 ACD – Auxiliar de Consultório Dentário. Bem, vamos parar por aqui, já que quem leu o Candiru anteriormente viu a lista dos (510) e mais o nome da Secretária Municipal de Saúde de Itacoatiara – que por sinal, nem deveria ser Secretária de Saúde – já que na Lei Orgânica do Município diz que só pode ser Secretário de Saúde quem tem formação na área. Agora que imaginamos que a Câmara Municipal de Itacoatiara vai mudar em 1º de janeiro de 2015, quem sabe podem exonerar a Secretária de Saúde de Itacoatiara. Se vocês fizerem isso vocês estão cumprindo a Lei que nunca é respeitada quando o Prefeito Mamoud amed Filho está no Poder.

Mas o Objetivo desta matéria é alertar os Vereadores (especialmente os 08 que formaram este Grupo Alternativo) que, agora vocês estão com a faca e queijo na mão, e podem pedir a “cassação” do Prefeito Mamoud Amed Filho – já que nesse contrato que ele fez da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA); com a Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos na Área de Saúde – Nacionalcoop – é uma afronta e com toda a certeza há muitas coisas erradas – já que em hipótese nenhuma existe esse tanto de Médicos e outros profissionais que estão na lista – assim como esse salário além de ser uma afronta ele não está sendo pago, já que não tem todos esses profissionais trabalhando na Saúde de Itacoatiara.

Basta investigar. Assim como podem entrar no Ministério Púbico (não em Itacoatiara, mas sim em Manaus) pedindo a exoneração dos Procuradores do Município por conivência – já que eles são os responsáveis por fiscalizar as Ações do Executivo – se eles sabem defender o Prefeito na Rádio Panorama; eles têm de arcar com as consequências de não fiscalizarem essas Ações que não condizem com a realidade da cidade de Itacoatiara. Esse tanto de profissionais de saúde é de Hospitais de cidade com mais de um milhão de habitantes. Vamos esperar qual será a atitude dos oito Vereadores que assumirão em janeiro de 2015. E também se vão fazer uma varredura nas Ações do Presidente atual da Câmara Vereador Raimundo Silva, pois fizemos muitas denúncias que não foram investigadas, como exemplo: A John Rilder Empreendimentos e a Empresa de Limpeza da Câmara. Além de Nepotismo e que os Contratados ganham o triplo do que ganham os concursados. Temos certeza que poderemos confiar neste Grupo que derrubou a hegemonia do atual Prefeito de Itacoatiara na Câmara, ou melhor, no Legislativo de Itacoatiara.

Temos certeza que se Itacoatiara tiver um Legislativo forte e independente – nossa cidade vai crescer não só economicamente, como social e culturalmente – já que a nossa Cultura está no total abandono. Por isso, vamos enviar para todos os oito Vereadores uma cópia da Licitação que foi ganha pela Empresa Nacionalcoop para que eles façam uma análise e vejam se o Candiru fala a verdade ou estamos inventando alguma coisa. Uma coisa podemos nos antecipar: se esse episódio deste escândalo na Saúde de Itacoatiara fosse em um País sério muita gente teria que oferecer os pulsos para os policiais da Polícia Federal. Infelizmente, a nossa cidade se encontra neste turbilhão de “corrupção” e ao que parece eles nem sequer se preocupam, pois sabem que ao serem denunciados têm muitos para defendê-los e os absolverem. Mas um dia a casa cai. Muitos Impérios ruíram e eram bem mais fortes. Por isso, temos certeza que um dia encontraremos gente no Judiciário que aplique a Lei para todos; então teremos outra realidade na nossa cidade. Em terra que Juiz anda com autoridade do Executivo; e Promotor é amicíssimo de Procurador do Município e alguns Vereadores são porta voz do Prefeito, não se pode levar uma cidade, ou melhor, o Executivo, legislativo e Judiciário a sério.


P.S. Muitas pessoas ligadas à Saúde de Itacoatiara já se manifestaram e trouxeram contracheques para mostrar que não ganham o que consta na Lista da Nacionacopp – e também afirmaram que não existe esse tanto de médicos e outros profissionais no Hospital José Mendes e de outros órgãos da Saúde. Aliás, nem precisa ser especialista para saber que eles não existem na sua totalidade.

DUAS CANÇÕES!

No Dia Nacional da Consciência Negra – Feriado em várias Capitais do Brasil – eu, Rui Sá Chaves, trabalhava na Redação do Candiru e escutava a Rádio Jovem Pan – e lá tocaram duas músicas em homenagem ao dia da Consciência Negra. Uma cantada por Clara Nunes e outra por Milton Nascimento. E para compartilhar com os Leitores do Candiru vou publicar as duas letras maravilhosas: Quilombos dos Palmares – na Voz de Clara Nunes; e Utopia, na voz de Milton Nascimento.

Quilombo dos Palmares – Clara Nunes – Ninguém ouviu um soluçar de dor no canto do Brasil/ Um lamento triste sempre ecoou desde que o índio guerreiro foi pro cativeiro e de lá cantou/ Negro entoou um canto de revolta pelos ares/ No Quilombo dos Palmares onde se refugiou/ Ora, a Luta dos Inconfidentes/ Pela quebra das correntes/ Nada adiantou/ E de paz em paz e paz e guerra/ Todo o povo desta Terra quando pode cantar canta de Dor./ Ô Õ Ô/ Ô Õ Ô!.. Ecoa noite e dia/ És um vencedor/ Mas, mas que agonia o canto do trabalhador/ Este povo que dizia ser um povo de alegria/ hoje tem apenas um soluçar de dor. Ô Ô Õ. Ô Õ Õ!!!!!


Utopia – na voz de Milton Nascimento - Quero utopia quero tudo e mais/ Quero a felicidade dos olhos de um pai/ Quero nossa cidade ensolarada/ Os meninos e o povo no Poder eu quero ver./ São José da Costa Rica/ Coração Civil/ Se inspire no meu sonho de amor Brasil/ Se o poeta anuncia que vai ser real/ Vou plantar e esperar pelo fruto no quintal./ Sem Polícia sem Milícia sem feitiço cadê Poder?/ Viva a preguiça viva a Malícia que só a gente e que sabe ter/ Assim vou levando a vida pra ver o meu sonho se realizar.

MENTIRAS TÊM PERNAS CURTAS

Raimundo Couto

Diz um velho ditado popular que a “Justiça de Deus tarda mas não falha!” E outros diz também que “Mentira tem perna curta” . E esses ditos populares é a mais pura verdade; assim também como o Estado do Amazonas serve de exemplo de que não devemos “tapar o sol com a peneira.” A política no Brasil tornou-se, na verdade, um instrumento maléfico nas mãos dos maus políticos que se alimentam da impunidade para enriquecerem a custa da morosidade que é o Judiciário Brasileiro que em pleno século XXI continua na modernidade do século XIX. Diante desse quadro o povo passou a ter uma descrença em relação à Democracia Representativa. Por isso, que milhares de eleitores descrentes votaram nulo nessas últimas eleições revelando sua descrença no Poder Público. Mas mesmo assim certos políticos se aproveitam dos benefícios que a Constituição lhes conferem para entrar no jogo sujo da “corrupção” se desmoralizando perante a opinião pública, já que nunca vão ser punidos, fato que fortalece tanto os corruptos quanto os corruptores.

Na terça-feira 25 de novembro de 2014 o Município de Itacoatiara foi manchete do Jornal Nacional que mostrou para todo o Brasil o que os políticos do Amazonas fingem não enxergar a “desigualdade social” que existe entre a Capita e os Municípios, para não chamar de miséria. E a Zona Rural de Itacoatiara foi o destaque e ganhou o título já esperado de pior lugar para se viver do Brasil, graças à manobra política que visa a permanência de uma pessoa ou de seu Grupo no Poder. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Fundação João Pinheiro; e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), os cálculos foram baseados nos censos demográficos de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Veja como o Município de Itacoatiara tem andado na contramão do Progresso.

Enquanto em 2013 o ex-governador Omar Aziz; e a Câmara Municipal de Itacoatiara, foram condecorados com os títulos de melhores do Brasil; e em 2014 o Município de Itacoatiara também recebeu mais um título, não de melhor, mas de pior Município para se viver no Brasil. Pra nós itacoatiarenses não foi nenhum surpresa, já que há muito tempo quase nada de investimentos se fez no Município (embora tanto Omar Aziz como José Melo tenham dito que enviaram 92 milhões para o Prefeito Mamoud Amed Filho).

O que existe, na verdade, são obras inacabadas: como a Segunda Etapa da Orla de Itacoatiara, o Porto (inútil), o Linhão de Tucuruí (que foi travado a sua obra) e outras. Essa é a realidade! É triste e vergonhoso saber que o Município de Itacoatiara entra para o rol das estatísticas como o pior lugar pra se viver do Brasil; enquanto Parintins a nossa vizinha foi considerada a melhor para se viver do Amazonas.

Este é o cenário que vive a maioria dos Municípios do Amazonas, principalmente no aspecto econômico. Dos (62) Municípios (40) tiveram o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) baixo; e sete Municípios foram considerados como os piores; e apenas (14) Municípios obtiveram (IDHM) considerado alto. E a Região Metropolitana (se é que ela existe e se existe ainda não saiu do papel) foi considerada a pior do Brasil.

Eu que não sou nenhum cientista político, mas um mero cidadão despolitizado, que rabisco algumas letrinhas para fazer esta matéria, procuro respostas para entender como que um Estado que vem sendo governado por um Grupo de políticos há décadas; e se orgulha de ter um gigantesco “complexo industrial” – chamado de Zona Franca de Manaus, com mais de (400) Empresas e um dos Estados Brasileiros que mais arrecada impostos aos cofres públicos; e os Município coitados vivendo a mingua, praticamente na miséria. A bem da verdade, o que o Jornal Nacional mostrou, só retrata o grau de incompetência do dissimulado Grupo Político que vêm governando o Estado do Amazonas. Há uma distância enorme entre o que eles dizem e o que eles fazem. Tudo em nome do egoísmo e a ambição desmedida pelo Poder.


Era uma questão de tempo para a verdade vir à tona e a casa cair diante dos fatos. Só me resta agora indagar do Governador José Melo, dos Deputados e principalmente dos Vereadores de Itacoatiara: será que vão continuar cegos, mudos e surdos diante da vergonha mostrada no Jornal nacional? Só nos resta esperar que a Nova Administração do Legislativo Municipal, sem a influência do Prefeito, cumpra o seu papel de Legítimo Representante do Povo; e tenha moral para cobrar do Governador, dos Deputados e do Prefeito investimentos para que o Município possa sair da estatísticas vergonhosa que ocupa como o pior Município do Brasil.