sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

CANDIRU EDIÇÃO 300 - 20 de dezembro de 2014

EDITORIAL

OS DOIS LADOS DA MOEDA


Algumas semanas atrás, publicamos uma matéria com o título de: “Assassinos Indiretos” que se referia aos corruptos que matam indiretamente crianças de fome e inanição; e adultos através da péssima Saúde (causada por falta de infraestrutura e também incompetência administrativa) e principalmente no trânsito por causa de estradas, rodovias e ruas malfeitas porque a corrupção fica com a metade do dinheiro que deveria ser aplicado em benefício do povo, já que ele quem paga todas as contas.

Mas a corrupção tem seu lado bom: vejam o tanto de mansões e carros de luxos que têm atualmente Itacoatiara nesses dois anos do atual Prefeito de Itacoatiara?

De repente, como se fosse num passe de mágica, Itacoatiara se encheu de construções enormes e que seus proprietários nunca, jamais, em tempo algum teriam posse de construir verdadeiras “residências” de luxo de dois andares; se não ganham o suficiente para isso... E o monte de carros que custam mais de 100 mil reais desfilam todos os dias nas ruas de Itacoatiara e ninguém sabe quem são seus proprietários porque todos têm vidros escuros (e muito escuros) contrariando a Lei, mas porque não podem mostrar a cara para o povo (que de uma ou outra maneira é quem está pagando o pato)... O Interessante é que, nada é fiscalizado.

Nas mansões que se constrói na cidade não há placas dizendo quem é o proprietário, não tem a Empresa que constrói, não tem o Engenheiro com o seu número do CREA, mas nem o Legislativo e nem o Ministério Público investigam, inclusive, a Dona Receita Federal - que é tão rigorosa em outras cidades e em outros Estados...

E lá do outro lado há a miséria de pessoas que não tem sequer o que comer e moram em casebres, como foi o caso de um Artigo de Eduardo Palmeira – que mostrou o irmão de “Evanilson” que a mãe sequer teve a oportunidade de ter a criança no Hospital, foi o próprio pai quem fez o parto de sua esposa. E ela não estava se alimentando para poder “amamentar” seu bebê recém nascido... Esta é a nossa cidade onde um pequeno Grupo está milionário; enquanto a maior parte está na miséria; e é lá nos Bairros mais afastados (chamados de Periferia) em que mais falta energia e água. E a água quando retorna vem da cor do barro causando doenças nas crianças (que são as maiores vítimas).

Eu, Rui Sá Chaves, que escrevo tristemente este Editorial, sinto-me envergonhado de em pleno século XXI ainda estar noticiando uma patifaria dessas (desse Grupo que mais parece “sanguessuga”); e também a tragédia humana que acontece nos Bairros pobres de Itacoatiara...

Esperamos sinceramente que a partir de janeiro de 2015, o Legislativo olhe para o Povo, afinal, foi esse povo humilde lá do Eduardo Braga I e II, Mamoud Amed, Nogueira Jr., Bairro da Paz e todos os Jardins (que não tem nada de Jardins) que elegeram os 15, inclusive, o Presidente atual da Câmara, que os expulsou da casa que pertence ao povo...


O mundo sempre deu muitas voltas; e esperamos que um dia ele dê uma volta fatal para que toda essa corja de corruptos sejam encarcerados, pois lugar de corrupto é na cadeia...

IMAGENS DA SEMANA





Enquanto mostramos a beleza de uma Árvore de Natal - Natural -, na Avenida Parque, em frente a SEFAZ, cortaram árvores em plena luz do dia. Lamentável!

MAMOUD DOOU TERRENO DO MUNICÍPIO

E O CARTÓRIO DO 2º OFÍCIO PODE TER FRAUDADO A DOCUMENTAÇÃO


Prezados leitores: vejam o documento que o Vereador José Augusto Queiroz de Aguiar nos trouxe:

"MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAZONAS - 3º Promotoria de Justiça de Itacoatiara

Noticias de Fato nº 062/2014 – PROMOÇÃO. Cuida-se de notícia de fato nº 062/2014, instaurado a partir de denúncia formalizada pelo Sr. José Augusto em face do Sr. Mamoud Amed Filho, Prefeito Municipal, e do Cartório do 2º Ofício de Registro de Imóveis desta cidade. Alega o representante que o Município de Itacoatiara era proprietário de um lote de terra situado na Av. Eduardo Ribeiro, Neste Município, com total de 1.020 m2. Sustenta que tal imóvel estava registrado no cartório do 1º Ofício de Registro de Imóveis desta comarca, sob a matrícula nº 127. Informa que no ano de 1994, o então Prefeito Mamoud Amed Filho, efetivou a doação de um lote de terra pertencente ao patrimônio municipal a Sra. MARLY DANTAS DE OLIVEIRA, cuja área total é de 175,80m2. Afirma que diante desta doação, a área concedida pelo representante á Sra. Marly foi registrada no cartório do 2º Ofício de Registro de Imóveis, sob a matrícula R.1.3.016, no livro número 2 de Registro Geral, fls 955, em 18/09/2003. Frisou que nessa inscrição de matrícula ficou consignado que não havia registro anterior. Mais a frente o representante informa que a área de 1.020m2, registrado no Cartório do 1º Ofício, foi permutado entre a Prefeitura e o Sr. ERNESTO ANTÔNIO SARUBI. Permuta esta que foi devidamente autorizada pelo legislativo Municipal. Acontece que a doação feita pelo Sr. Mamoud a Sra. Marly foi ilegal, pois que não foi procedida de autorização da Câmara Municipal. Depois, sustenta que o cartório do 2º Ofício teria forjado documentação para matricular a área doada a Sra. Marly, uma vez que a área total já possuía matrícula ao Cartório do 1º Ofício.

Juntou cópia das certidões das matrículas dos imóveis, bem como cópia das Leis Municipais e da Lei Orgânica do Município. Também juntou expediente assinado pelo Presidente da Câmara informando que a Casa Legislativa não dispõe, em seus arquivos, da Lei autorizadora da doação do imóvel a Sra. Marly, ocorrida no ano de 1994.

É o básico relatório. Passamos a considerar.

Duas situações distintas devem ser observadas nestes autos, as quais demandam soluções separadas:

1º) O primeiro ponto é referente a conduta do Oficial do Cartório do 2º Ofício desta comarca, que teria, segundo o representante, forjado documentação (matrícula) , para legalizar o ato de doação da terra efetivada pelo Sr. Mamoud Amned, então Prefeito deste município em 1994. Tal conduta deve ser de investigação preliminar por parte da Corregedoria Geral de Justiça, do Tribunal de Justiça do Amazonas, que detém competência para tal, e, caso comprovada a ilegalidade da conduta, deverá tomar as medidas cabíveis ao caso, inclusive, se for o caso, encaminhar, posteriormente, cópia da decisão ao Ministério Público para a adoção de providência cabíveis dentro de sua esfera de atribuições.

2º) O segundo ponto diz respeito à doação efetivada pelo Sr. Mamoud Amed Filho, então prefeito no ano de 1994, a Sra. MARLY DANTAS DE OLIVEIRA, sem autorização legislativa . Neste ponto, a conduta do Prefeito poderia vir a configurar ato de improbidade administrativa, nos termos do art. 10, III, da Lei 8.429/92, que diz: Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, mal-baratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no ar. 1º desta Lei, e notadamente: III – doar a pessoa física ou jurídica bem como ao ente despersonalizado, ainda que de fins educativos ou assistenciais, bens, rendas, verbas ou valores do patrimônio de qualquer das entidades mencionadas no art. 1º desta Lei, sem observância das formalidades legais e regulamentares aplicáveis á espécie.

Entretanto, mesmo que se comprovasse que a doação ocorreu sem a autorização legislativa, não seria mais possível a punição do representante Mamoud Amed por força da prescrição que alcançou o ato supostamente ilegal. Dispõe o art. 23, I, da própria Lei de improbidade (Lei 8.429/92), que os atos de improbidade prescrevem em cinco anos contados da data do término do mandato. Vejamos: Art. 23. As ações destinadas a levar a efeito as sanções previstas nesta Lei podem ser propostas: I – até 5 (cinco) anos após o término do exercício de mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança. Sendo necessário afirmar que o mandato do Sr. Mamoud Amed, enquanto prefeito eleito no ano de 1992, encerrou-se em 31 de dezembro de 1996, pois é de conhecimento geral e notório, evidentemente que a ação de improbidade teria que ser ajuizada até 31 de dezembro de 2001, o que não ocorreu. E não se pode cogitar a possibilidade de ajuizamento agora, já que o Sr. Mamoud Amed é o atual Prefeito. O Prazo prescricional corre do término do mandato anterior, referente ao período 1993 a 1996. De lá pra cá, houve interrupção do exercício do cargo. Aliás, já houve outra interrupção, pois o Sr. Mamoud Amed, também foi prefeito municipal de 2001 a 2008, retornando ao cargo somente agora em janeiro de 2013. Deste modo, não cabe mais o ajuizamento da ação de improbidade em decorrência da prescrição. Assim, determino, todavia, o encaminhamento de cópia dos autos à Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Amazonas, via Procurador-Geral de Justiça, a fim de verificar a regularidade das matrículas dos imóveis.

Notifique-se o representante da presente decisão, facultando-lhe o prazo de 10 (dez) dias para a interposição de recurso administrativo.

Dê-se baixa do Livro de Registro de Autuações desta Promotoria.

Cumpra-se,

Itacoatiara-AM, 12 de novembro de 2014.


LEONARDO ABINADER NOBRE - Promotor de Justiça"

MURO DO AUTORITARISMO

Coluna do MB: Mário Benigno

Por que o muro caiu: há 25 anos, a barreira que dividia a Alemanha desmoronou:

O epilogo acima colhido do artigo publicado na revista VEJA de nº 2400 de 19.11.14 edição especial inspirou o escrevente digitar em forma de crônica que tem tudo a ver com o domínio politico de Itacoatiara.

O povo alemão após a última guerra mundial viu sua nação ser dividida em duas, Alemanha Ocidental e Oriental, 25 anos a duração do muro demarcatório erigido em concreto separando os germânicos, longos anos de sofrimento somente descansaram quando viram o muro da vergonha demolido.

A vida politica do itacoatiarense se coagula e muito bem com essa história, a barreira divisionária que se instalou no Legislativo local é abstrato ninguém vê percebível pelo comportamento dos vereadores com seus correligionários e o povo em geral impedidos pelo muro antidemocrático na maneira de legislar em beneficio da coletividade, ou seja, sem liberdade de ação.

O muro simbólico da Câmara Municipal de Itacoatiara dividindo, de um lado o antagonismo das ideologias de seus pares que ao longo dos anos se digladiaram como figuras decorativas da democracia, do outro lado àqueles que lhes confiaram o sufrágio popular verem seus ideais fragilizados pela gana do poder, os que têm fome de justiça não perderam as esperanças, deram o silencio como forma de protesto custou um pouco, mas a vitória democrática eclodiu n'uma eleição histórica que marcou época, assistiu o muro da vergonha da CM se desmoronar, não usaram picaretas nem marretas, puxaram a calça do líder que ordenhava regalias.

Nem a engenhosidade do Presidente da Douta Casa foi capaz de sustentar a barreira divisionária que existia no Poder Legislativo, os súditos falharam aos ensinamentos do mestre, diz o adágio popular: “Nem tudo que o mestre sabe ensina aos seus aprendizes”.

Dr. Silva literato, legislador, eficiente conhecedor de administração pública, líder inconteste, durante os períodos que presidiu a Casa com mão de ferro e o malabarismo do bom politico, adotou sistemática do toma lá e dá cá, não teve dificuldade para os acertos e desacertos junto ao Poder Executivo para o fiel cumprimento da missão junto aos seus pupilos.

Vaidoso por excelência soube administrar orçamento financeiro anual de R$7.000.000,00 (sete milhões de reais) aproximadamente, deu novo visual a Casa, ar provinciano não mais existe foi debelado, informatizou com internet, criou Salão Nobre, jornal ilustrativo, galeria dos imortais, painel de cultura à arte musical, programa radiofônico, tribuna popular, camponesíssimo em concessões de títulos honoríficos, medalha de condecoração Joao Valério de Oliveira, foi buscar a descrição fiel da primeira pessoa mulher vereadora de Itacoatiara a foto emoldurado mandou colocar em lugar de destaque no salão nobre da CM.

Disputar eleição majoritária sempre foi seu desejo decisão, vontade própria, forças ocultas impediam suas pretensões na hora “H” puxavam o tapete vermelho, insensível aos fatos por isso nada lhe tocou, o campo é vasto na sua potencialidade eleitoral e capacidade administrativa, lastimável semente de sua liderança plantada em terra pobre de fertilidade, não germinou frutos saudáveis sem agrotóxicos bicharam todos, não são mais seus súditos escafederam-se abandonaram o líder na hora do perigo, politico sem mandato e poder nem pra enterro é convidado.

“E agora José para onde...”

Vós sois um biótipo o palatino da democracia, com características que lhes são peculiares não deve vacilar, o Ex-Presidente deve aceitar o resultado da escolha do seu sucessor e reconhecer que nunca foi seu desejo calçar a sandália da humildade, se assim não procedesse, a história seria outra, cônscio de sua responsabilidade não foi o bastante para invocar o espirito de D. Pedro I Imperador do Brasil, faltou-lhe coragem para soltar grito de independência do Poder que presidia acredito que continua e esteja atravessado na garganta.

O Presidente Silva me privilegiou de sua amizade, participei de sua vida pública desde a época estudantil perdeu a batalha, mas não perdeu a guerra resta consultar seus santuários eleitorais mexer os pauzinhos e partir para novas conquistas.

“Ninguém se perde no caminho da volta”

Cena da “última comédia” convida o meu nobre amigo entoar a estrofe do samba de Ataulfo Alves: “.... Diz o dito popular morre o homem e deixa a fama e não desanima, levanta sacode a poeira e dá volta por cima.”

Dr. Silva! Cumpra aparecer entre nós com ética de homem público, cátedra, livre e digno de o ser. Você já conhece os bens e os males que lhe esperam e à sua posteridade. Queres ou não queres a liberdade de pensamento caso contrário quando estiver no último ciclo da vida hás de dizer: porque não usei todo o meu potencial intelectual para melhor servir meu povo que tanto precisou de mim?

Geralmente um político, que deixa de compartilhar da argamassa do poder que ameaçasse a democracia, era votado para ser banido ou exilado da vida politica por determinado tempo e ser mais uma vitima dos seus próprios erros, que triste sina.

Como zip de minhas simples e más traçadas linhas busco a História Universal: El Cid o grande guerreiro espanhol fingindo-se morto para ludibriar seus inimigos, solicitou aos comandados colocaram-lhe uma cruz entre os braços ficar de pé posta-lo em cima do cavalo para mostrar aos adversários está vivo, assombrados fugiram todos para avisar o rei, EL CID não havia morrido, possuidor de um pergaminho se revelado seu conteúdo levariam todos à forca. Faça como o bravo e destemido guerreiro espanhol, o que faz diferença é que você não está morto nem fingindo de morto, está vivo e com o bicho de pé.


Resolve Senhor! 

DESPERDÍCIO DO DINHEIRO PÚBLICO

 2ª Etapa da Orla - 13 milhões desperdiçados.


 Escola de Tempo Integral, caduca no Bairro São Jorge.


 UBS - da Mário Andreazza - A Nacionacoop vai terminar a construção?


 Estádio Floro de Mendonça - não foi acabado, mas deram uma rasteira no Penarol.


Prezados Leitores do Candiru - Não entendemos como se pode desperdiçar tanto dinheiro público (leia-se do Povo) na cidade de Itacoatiara. A Segunda Etapa da Orla (foto número 01) – que é uma das maiores vergonha não só de engenharia como do desperdício do Dinheiro Público, pois são (13) milhões de barro e areia numa construção totalmente inútil para a cidade. Enquanto isso se faz asfaltamento de décima qualidade com menos de um centímetro de grossura na cidade; e na TV Amazonas aparece como se tivesse dez centímetros, tentando enganar o povo de Itacoatiara . Isso é vergonhoso... E Escola de Tempo Integral (foto número 02) está desde o tempo de Eduardo Braga. Passou pelo Governo de Omar Aziz; José Melo e até hoje ela continua no espigão... A UBS da Mário Andreazza (foto número 03) também é do tempo do ex-governador Eduardo Braga – passou Omar Aziz, José Melo e a UBS continua lá do mesmo jeito sem nenhuma Utilidade. É o desprezo pelo dinheiro público. Itacoatiara é uma vergonha e merece políticos mais sérios e que tenham hombridade... A reforma do Estádio Floro de Mendonça também é do tempo de Eduardo Braga e continua sem ser terminado – passou Omar Aziz, passou José Melo e nada foi feito... Mas isso os Procuradores do Município não denunciam (muito pelo contrário) é bem capaz de eles terem coragem de Justificar tudo a favor dos mandas-chuvas. Assim como o desastroso Legislativo se calou diante de todas essas barbaridades e descaso com a cidade de Itacoatiara e por tabela o povo.

Estranho é que, as autoridades e o povo de Itacoatiara assistem todo esse descaso como se fosse a coisa mais normal do mundo. E como os mais de (60) impostos que são pagos pelos itacoatiarenses nada representam para ele. E, eu, Rui Sá Chaves, me matando, passando sono e com (50) Processos nas costas nessa luta insana; e não vejo ninguém se manifestar. Isso se chama luta desigual. E as autoridades já sabem e conhecem tanto a passividade do itacoatiarense que nem sequer se preocupam, fazem tudo errado porque sabem que nada vai acontecer, já que quem deveria fiscalizar e punir estão é a favor de quem faz errado e contra quem denuncia; e também contra a população que é quem paga toda a conta... Eu não sei se cabe a frase: isso é uma vergonha! Acho que o leitor já está cansado de nós repetirmos a toda hora isso.


Mas infelizmente está no sangue e não podemos nos calar diante das injustiças e do descaso de quem é eleito para trabalhar pela população; mas está sim é a serviço de seu Grupo e de seus puxa-sacos, baba-ovos e lambe-botas. Só uma perguntinha: vocês não tem vergonha não? Vocês não têm vergonha dos seus filhos, da sua esposa e de seus pais? Ou eles não representam absolutamente nada na frente do dinheiro? Fica o nosso protesto, pois esse tipo de atitude de quem deveria ser defensor do povo, é lamentável! 

AM-010: PERIGO IMINENTE

Eduardo Palmeira (Preto Velho)

Nós moradores da AM-010 – Jamanã, Jacarezinho, Estrada do Aeroporto, detrás do Posto Letícia, Parque Residencial Poranga etc, que precisamos todos os dias ir a Itacoatiara e voltar para nossos lares corremos sérios perigos de vida, pois a estrada só apresenta uma melhor condição da Barreira Policial até a ponte da Poranga, pois aí nesse trecho existe uma “beiradinha” de asfalto que serve de acostamento e é por onde as bicicletas e os pedestres transitam, porque depois da ponte em diante não se preocuparam mais com aqueles que andam a pé e com aqueles que andam de bicicleta, já que deixaram somente a pista para os veículos de grandes velocidades que passam raspando nossos ombros quase nos jogando fora da pista.

Agora com as “caçambas” transportando barros e piçarras do barranco da Poranga para a cidade muita terra cai na pista levada pelas suas rodas com essas chuvas caindo e os veículos passando por cima vira uma papa transformando nossa caminhada em um inferno e à noite é pior ainda devido os faróis dos carros. A coisa é feia meu irmão! A coisa é perigosa! Só no Conjunto da Poranga moram mais de (03) mil pessoas. Mas 500 casa vão ser entregue ao povo nesse ano de 2015. Outras 500 casas estão inacabadas, mas serão concluídas e entregues ao povo pobre como é o Projeto “Minhas Casa Minha Vida”. Como vão trafegar esse povo todo para seus trabalhos na cidade? Disputando espaço com os imensos ônibus, os grandes caminhões, os velozes táxis que todos os dias vão e voltam para Manaus?
Infelizmente temos que admitir que vai morrer muita gente. Essa é a realidade que as autoridades não querem ver e nem admitir.

Eu mesmo fui vítima no dia 20 de julho deste ano que acaba, quando um motoqueiro louco me pegou por trás quando eu subia empurrando a minha bicicleta na ladeira da Poranga. Quase quebrando minha perna esquerda. Fiquei mais de um mês inutilizado e com a bicicleta quebrada. Fui fazer um BO contra esse cidadão, mas infelizmente não encontrei do Batalhão de Polícia nem uma anotação dos dois policiais que abordaram o motociclista e o seguro do DPVAT disse que eu só teria direito a uma indenização se tivesse quebrado um osso.

Nem que fosse um ossinho. Mas eu ainda dei sorte, ,pois estou contando a história, a mesma sorte que não tiveram a Dona que ao tentar atravessar a estrada para chegar à sua residência no Conjunto da Poranga foi violentamente atropelada por uma moto que transportava três pessoas tendo morte instantânea ali na pista. O mesmo acontecendo com meu vizinho e funcionário do Supermercado Dona Novinha, Juscelino que ao dirigir-se ao trabalho em sua moto Bis foi atropelado pelas costas por uma caçamba bem em frente ao “lago Verde”, sendo jogado no chão e perdendo sua preciosa vida em um Hospital da Capital.

Esperamos que Sua Excelência o Governador José Melo duplique a nossa estrada Deputado Vital de Mendonça e cumpra com sua promessa de campanha e salve vidas. A coisa fica pior para nós os moradores da estrada nos dias de grandes feriados, como 7 de Setembro que se realiza o FECANI; nos tempos de eleições; Natal; carnaval etc quando os conterrâneos e os turistas visitam nossa Itacoatiara nos seus carrões colocando nossas vidas em perigo constantes. A cidade está se transferindo para a estrada, pois só na estrada é que existe terra para crescer. Daqui a pouco vão construir um cemitério novo, pois àquele da 15 de Novembro está muito cheio e os defuntos também virão pra cá.

No dia 12 de dezembro a Igreja Católica iniciou suas atividades no Conjunto Poranga na área onde será construída a Igreja já foi escolhida. A nossa Santa é Nossa Senhora de Guadalupe. Teve missa celebrada pelo Bispo Dom Carillo. Um Grupo Musical fez a animação e o povo da Poranga foi em peso prestigiar, principalmente o Bingo que teve coisas valiosas e um Boi em primeiro lugar. A nota triste foi que no melhor do Bingo a luz foi embora deixando todos bastantes aborrecidos. Depois de meia-hora a energia voltou e a festa continuou, pois o povão não arredou o pé e foi uma senhora da Rua 03 quem bingou o “mamote”.


Desejamos um Feliz Natal a todos do Município! Que N. S. de Guadalupe nos abençoe e o nosso Deus, a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas nos proteja. Que assim seja! 

RESULTADO DO “JEITINHO BRASILEIRO”

Everaldo Cruz

Tema de diversos programas da televisão brasileira e caracterizado pela figura de um espertalhão que tendo oportunidade sempre por meio de suborno, favorzinho, segredo descoberto em que o silêncio valia ouro, tudo para levar vantagem chamado jeitinho brasileiro, isso foi incorporado ao dia a dia do brasileiro no gato para não pagar a conta de luz, cola para tirar uma nota boa, balança adulterada para ganhar no peso dos produtos comercializados, sonegação de impostos, injeção de água em baixo da asa do frango congelado, enfim, são tantos os meios que inventaram de levar vantagem que esses rabiscados não possibilitariam me alongar. Em 1910 o estadista francês Georges Clemenceau declarava sua perplexidade pelos níveis da corrupção em Buenos Aires: “a economia da Argentina só cresce porque de noite os políticos e empresários estão dormindo e não podem roubar”. A corrupção assola o mundo, os brasileiros encontram-se no limite da tolerância, a internet democratizou a informação, a pressão popular nas ruas obrigou os veículos de comunicação a publicarem informações mesmo que não sejam de seu gosto algo que não ocorria, quando foram financiados pelo Regime Militar, para justifica o golpe de 1964, apresentar o Brasil em desenvolvimento, encobrindo crimes e endividamento do País com os Bancos internacionais que bancaram o Golpe Militar.

Em 15 de março de 1985 os jornais estampavam: “A democracia venceu a ditadura!” Se “caso existisse facebook, todos se perguntariam: será Mesmo?” O primeiro presidente eleito morreu antes de assumir. Seu vice tornou-se presidente e após seus quatro anos, os veículos de comunicação em massa criados para manipular a mente do povo testaram sua força, precisavam de alguém para fazer o lado impopular da instabilidade econômica do País. Apresentaram ao Brasil um Governador jovem, rico, hereditário e o tornaram famoso por acabar com os marajás em seu governo. Os jornais estampavam matérias nas capas envolvendo os escândalos de funcionários públicos marajás. Santa coincidência o candidato apresentado tornou-se Presidente e como seu primeiro ato acabou com os verdadeiros marajás, os ricos, que viviam dos juros de suas aplicações, reduzindo o desenvolvimento do País. Esse foi o pontapé inicial para o “plano real”. O segundo teste dos veículos de comunicação em massa foi colocado em prática: as emissoras começaram a apresentar uma série de escândalos envolvendo o presidente. E santa coincidência ele perdeu seu mandato e foi inocentado na justiça comum. Seu vice assumiu a presidência e a paternidade do plano real. Democrata, respeitou a Constituição e apontou a presidente, seu Ministro da Economia.

Eleito, mudou a Constituição para permitir a reeleição em uma manobra suspeita, envolveu-se em vários escândalos nunca investigados. Foi primeiro Presidente reeleito. Tudo com apoio da comunicação de massa do País. O tempo passou, o povo tornou-se mais independente e aconteceu o indesejável: um torneiro mecânico tornou-se Presidente. O mensalão iniciado em Minas Gerais foi copiado de forma criminosa, imitando a manobra da reeleição comum em muitas Câmaras e Assembleias Legislativas de Estados e Municípios. O caso foi amplamente divulgado em ano eleitoral, mesmo assim foi reeleito o torneiro mecânico. Diante de suposições de um terceiro mandato, optou em indicar uma mulher a qual nunca havia concorrido a cargo político. Eleita, como primeira presidenta do Brasil, seus quatro anos foram marcados na mídia: marcados pelo julgamento, condenação e prisão dos membros do seu partido. A candidatura à reeleição foi acirrada e em meio a investigação pelo Ministério Público, CPI no Senado e Polícia Federal, no escândalo envolvendo a PETROBAS, tudo amplamente divulgado no fim de semana que antecedia a eleição. Uma revista “de comunicação em massa” publicou matéria que envolvia seu nome, de seu antecessor e padrinho politico, mas mesmo diante de tudo isso, foi reeleita. O resultado eleitora foi apresentado em um mapa do Brasil dividido em azul e vermelho! Em resposta as redes sociais iniciaram uma verdadeira divisão do Brasil incluído alguns personagens famosos. Alguns resultados podem ser observados: emissoras mudaram suas programações, incluído mais jornalismo e focando na corrupção, ou o famoso jeitinho Brasileiro aprimorado ao longo do tempo.

Senhores: a contextualização foi realizada no intuito de propor uma reflexão do momento em que vivemos. Sou reflexo dessa mensagem maldita que dizia que levar vantagem era bom, para fazer correto. Certinho era careta, bobão, babaca. “Sou a favor da transparência e da investigação dos atos de corrupção”, mas vocês imaginem, a telecomunicação do Brasil pretendia o que dividindo o mapa brasileiro no fim da eleição com duas cores? Seria propor uma divisão territorial do País? Foi sem querer? Descuido? Alguém ouviu algum pedido de desculpas? Por que não informaram que mesmo perdendo no Sul e Sudeste a cor vermelha obteve nessas regiões mais votos que no norte e nordeste? Por que não divulgaram somente os gráficos eleitorais por região? Queridos: o País esta mudando, reflitam sobre os fatos, independentemente dos comentaristas e emissoras de televisão, não podemos achar errado algo na administração do País e concordar com as mesmas ou piores práticas nos Estados e Municípios. Isso é hipocrisia, subserviência e acomodação. Sejamos críticos, mas em tudo!


Termino este artigo homenageando os corruptos e hipócritas com a frase de Millôr Fernandes: “Há pessoas que ao morrerem podem até nos fazer chorar, mais vivas nos fazem chorar ainda mais.”

A NOSSA ÁRVORE




Esta é a nossa Árvore de Natal – que não foi erguida por nenhum órgão estatal, mas pela simplicidade do Senhor Manoel Padeiro. E é esta “Árvore de Natal” a mais natural de todas – que começou há mais de (30) anos pequenininha (foto 01), foi crescendo (foto 02), cresceu mais um pouco (foto 03), se agigantou com seu criador em cima (foto 04), e se eternizou como símbolo de Itacoatiara (foto 05)... E é através desta Árvore de Natal que fica o ano todo lá na Rua Benjamim Constant que desejamos a todos os nosso leitores e anunciantes um Natal cheio de paz e alegria. Muito obrigado Senhor Manoel Padeiro por termos uma árvore tão bonita em nossa Itacoatiara... 

MANSÕES - E CARROS DE LUXO - ESSA É ITACOATIARA DE MAMOUD.




Prezados Leitores – Vocês não acham estranho uma cidade que está com a economia totalmente abalada – e o comércio praticamente falido – e um Grupo de Pessoas constroem mansões (fotos) – a cidade está cheia de carros de luxo – enquanto nos Bairros da Periferia o povo está sendo envenenado pela fumaça da Lixeira do Bairro da Paz, sem nenhuma infraestrtutura – porque o Prefeito passa uma camada de asfalto numa rua e coloca a propaganda que asfaltou o Bairro inteiro. Se você acha que estamos exagerando vá aos Bairros Mamoud Amed, Eduardo Braga I e II, Nogueira Jr., Jardim Florestal, Jardim Amanda, Jardim Lorena e veja a lástima que é morar por lá... Mas os barões ou seriam marajás – amigos do Prefeito desfilam em carros de luxo e constroem casa de luxo, compram sítios e gastam dinheiro a rodo em restaurantes e bares; e ainda se exibem dizendo: “Papai voltou!”... Sinceramente como isso é uma vergonha! E se existisse um Legislativo sério e um Judiciário que punisse eles estavam todos na cadeia... Mas como estamos em Itacoatiara – o jeito é ser forte. Como disse o Prefeito Mamoud Amed Filho: “O Povo é forte, aguenta!” Aliás, dizem que tem um ex-taxista que está milionário em Itacoatiara. Enquanto os outros taxistas estão atolados em dívidas, pois quando conseguem pagar o carro – ele não presta mais pra nada, porque a AM-010 destrói tudo...


É isso aí! É o preço que se paga por ser honesto...

OLHA O ASFALTO DO PREFEITO AÍ GENTE!




Pois é meus amigos, estas duas ruas (fotos) são a prova de que a propaganda da Prefeitura é uma farsa. Vejam a grossura do asfalto dessas ruas; e vejam a que é mostrada na propaganda da TV Amazonas (Itacoatiara). Tudo para tentar enganar o povo. Onde que Henrique e João Cheiro entendem alguma coisa de “infraestrutura?”


É só para tapear à população! Essas propagandas são simplesmente para desviar a atenção do povo com relação ao que está acontecendo na Saúde; que tem um monte de profissionais na Folha de Pagamento, mas no Hospital e Postos de Saúde quase nenhum... Mas não se preocupem que TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já cassou Adail Pinheiro de Coari. Já está na letra “C”, daqui uns dias vai ser a letra “I” de Itacoatiara. Só é esperar!

AMBULÂNCIA - CAPOTA NA AM-010



Uma ambulância da Secretaria de Saúde de Itacoatiara - capotou no KM 52 da AM-010 no sentido Manaus-Itacoatiara (fotos). A Ambulância, por mais estranho que pareça transportava (07) pessoas – com os pneus totalmente “carecas” (desgastados) e ao capotar deixou cinco feridos – sendo que uma senhora que acompanhava o marido que ia doente para Manaus acabou falecendo em um Hospital de Manaus. Segundo informação da cidade de Manaus o motorista que dirigia não é habilitado na categoria que é exigida para dirigir ambulância.

Entre os feridos – está uma enfermeira da cidade de Itacoatiara que acompanhava os doentes que eram transportados no veículo – em princípio os feridos foram atendidos no Hospital de Rio Preto da Eva. Os feridos foram: Alcione Pereira da Silva – 34 anos (de Novo remanso), Satelmo Pereira da Silva -20 anos (Novo Remanso) Nazira Glória Pinto – 67 anos (Itacoatiara e que perdeu a vida), Sebastião Alves Pinto – 71 anos (Itacoatiara)... Além dessas pessoas foi transportado para Manaus Jandeilson Castro – 27 anos – o motorista que dirigia a ambulância, que sofreu ferimentos na cabeça... Os homens do Corpo de Bombeiros e equipe de paramédicos do SAMU fizeram o atendimento às vítimas do acidente. Agora como se pode transportar quatro doentes numa só ambulância? Além de dois acompanhantes e mais o motorista? Que totaliza sete pessoas. Isso mais aprece um veículo de lotação. Agora se temos tantos médicos na Folha de Pagamento da Secretaria de Saúde – por que é preciso levar esses doentes para Manaus?

Mas o interessante é que, a TV Amazonas não noticiou o acidente, será por quê? Mas a TV Bandeirantes noticiou tudo; além de vários Blog de Manaus... Mas outra coisa interessante é que, numa das propagandas da Prefeitura Municipal de Itacoatiara aparecia (08) ambulâncias novinhas em folha. E a pergunta é a seguinte: onde estão essas ambulâncias?

Trouxeram uma gravação para a Redação do Candiru do Programa do Neto Castro. Ele conversava com o Major Bekman. Em determinado momento eles começaram a falar sobre “cinto de segurança”. E o Neto castro disse: “Eu já sofri dois acidentes na AM-010 e fui salvo pelo cinto de segurança. E agora nesse último acidente da ambulância o meu primo que dirigia foi salvo pelo cindo de segurança...”. Só que ele esqueceu que iam mais seis pessoas na ambulância. E será que tinham cinto de segurança para as seis pessoas?

E também o Neto Castro esqueceu de dizer que seu primo não tinha habilitação.

E também esqueceu de dizer que um dos acidentes que ele sofreu ele dirigia o carro da Câmara. E isso foi escondido. O carro quando voltou de Manaus já estava todo recuperado.

Nós não fizemos a matéria na época para não prejudica-lo – mas várias pessoas que chegaram da AM-010 nos contaram tudo...

É o que sempre dizemos: MENTIRA TEM PERNA CURTA.


P.S. Será que o motorista que capotou a ambulância está na Secretaria de Saúde porque é primo do Neto Castro? E por que a Senhora Laene Gadelha – Secretária Municipal de Saúde consente pessoas não habilitadas dirigir ambulância? Fica a pergunta e responda quem tiver competência e responsabilidade... 

50 ANOS DE “DITADURA” DA TV GLOBO

Quando acabou o Regime Militar – muitos Bancos e Empresas tinham formado verdadeiros Impérios Econômicos, especialmente alguns Meios de Comunicação – e entre todos quem mais se beneficiou foi a TV Globo – já que tinha o Poder de Alienação na mão – e tratou de usá-lo todos os dias explorando principalmente a “Classe Pobre” que sempre foi desprezada por ela, mas atacou no ponto fraco das pessoas mais humildes: inventou as “novelas” que sempre deixam capítulos inacabados para o outro dia e as pessoas se deixam levar e não podem mais perder um “capítulo” sequer. E quem morou em cidade grande sabe perfeitamente da alienação que existe: na hora de voltar para casa são milhares de pessoas que se espremem nos coletivos: seja ele ônibus, metrôs e outro Meios de Transportes – tudo para chegar em casa cedo para não perder o capítulo da novela que não leva a nada culturalmente, mas que aliena de tal forma que chega a ser muito mais nocivo do que qualquer Ditadura...

Mas isso é apenas um pingo d'água na Ditadura da Rede Globo. Senão vejamos: algum tempo atrás a TV Globo tentou denegrir a imagem da TV Record – e imediatamente o proprietário da TV Record Edir Macedo mostrou imagem de Roberto Marinho abraçados com os Militares da Ditadura. Nunca mais a TV Globo fez nenhuma matéria a respeito da TV Record. E o ditado popular: “Quem tem telhado de vidro não joga pedra no telhado dos outros.”

Mas será que o Candiru está exagerando? – Então vamos à verdade dos fatos (como diz Ademar Marques): durante toda a Ditadura Militar a TV Globo (que recebeu ajuda e incentivo dos Estados Unidos) para apoiar a Ditadura Militar, já que na época havia a tal de Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética – e como havia um medo enorme da Elite Brasileira (que sugava o sangue dos pobres) de ser implantado o Comunismo no Brasil – a TV Globo foi um dos pilares do apoio a Ditadura Militar – e através deste apoio seus proprietários ficaram bilionários – e atualmente o Grupo Globo praticamente manda nos Meios de Comunicação do Brasil. Vejam o que o Grupo Globo é dono: TV Globo e todas as suas afiliadas, Rádio CBN espalhadas por todo o Brasil, TV paga (SKY, NET) esta última com telefonia, TV e internet). E quando dizemos que praticamente ela (TV Globo) manda na Comunicação não estamos errados. Querem ver? Qual é a maior paixão do brasileiro? Futebol! E a TV Globo com a conivência da CBF (que também favoreceu a Ditadura) não dão chance a nenhum outro Canal de Televisão transmitir os jogos do Campeonato Brasileiro da 1º Divisão. Ela compra tudo e depois repassa para outros canais que são obrigados a pagar muito mais do que ela paga para a CBF e os Clubes. Mas só transmitem jogos que a TV Globo autoriza. E a TV Globo compra a 1ª Divisão e também a 2ª Divisão do campeonato Brasileiro – mas vocês já viram ela transmitir algum jogo da 2ª Divisão? Nunca! Ela vende para outra TV, mas exige que só sejam transmitidos jogos de times da Primeira Divisão que desceu. No último ano todos os jogos transmitidos pela Rede TV foram do Vasco. E das (38) rodadas da 1ª Divisão – (27) jogos foram transmitidos do Flamengo.
Existe uma Ditadura no Futebol aplicada pela TV Globo – e um desprezo enorme pelos chamados Clubes Pequenos.

Para a TV Globo só existe futebol no Rio de Janeiro e São Paulo. Querem uma prova concreta? O Cruzeiro jogava contra o Goiás e poderia ser Campeão com algumas rodadas de antecedência – mas a TV Globo transmitia o jogo Fluminense e Esporte que não tinha mais nenhuma importância para o Campeonato. Ainda não convenci vocês leitores? Então vamos para o próximo capitulo:

Alguém já viu na TV Globo – se entrevistar um ator que seja de outro canal? Alguém já viu um ator de outro Canal de Televisão participar do Programa do Faustão ou do Luciano Hulk ou Ana Maria Braga? Nunca! Porque lá na Globo não se consente. Lá é um Clube fechado – uma Ditadura terrível... E quando a Globo quer derruba qualquer político, seja até Presidente da República. Querem a prova? A Globo foi responsável pela vitória de Fernando Collor. Só que Fernando Collor começou a chamar os automóveis de “carroças”, justamente os que a Dona TV Globo fazia propaganda como se fossem veículos modernos; e Collor insistia em afirmar que no Brasil todos os carros eram verdadeiras carroças... E than, than, than... A TV Globo que tinha sido a responsável pela vitória de Fernando Collor (porque teve participação direta em denegrir a imagem dos concorrentes de Collor) agora lutava para tirar Collor do Poder – porque ele não era mais útil a TV Globo... E por estranho que pareça quando aconteceu as duas mortes de PC Farias e sua Mulher (ou namorada), uma hora depois a TV Globo já tinha dado o diagnóstico, inclusive, o perito já sabia que houve suicídio. Não é incrível? Resultado: Collor foi excluído da Presidência da República – e depois foi inocentado pela Justiça... Agora de novo foi nítida a escolha da TV Globo por Aécio Neves; e tentou de todas as maneiras tirar a vitória de Dilma Rousseff – não respeitando a vontade do Povo. Porque a Globo não tolera Democracia – àquele papo de Liberdade de Expressão que eles pregam – só vale para eles – ninguém tem coragem de criticar a Rede Globo – porque ela é Imperialista e nunca vai mudar. Mas graça a Deus que hoje a Internet – que tem facebook e WattSapp deram uma rasteira na TV Globo – porque mesmo parte do facebook e WattSapp ficando do lado de Aécio – outra parte muito maior apoiou Dilma e não deixaram que a Ditadura da TV Globo tomasse mais uma vez conta do Brasil.


P.S. E sabem por que a TV Globo fez todo este estardalhaço contra a Petrobrás? Porque a Petrobrás tirou a propaganda da Fórmula UM, do Flamengo (xodó da Globo) e também dos horários nobres como Jornal Nacional e outros programas. Como que ela não faz estardalhaço com os Bancos que são todos coniventes com essa patifaria que aconteceu na Petrobrás, Metrô de São Paulo, Mensalão e outros... E a Globo é literalmente a favor das manifestações que dizem que o Brasil está dividido... Se isso não for Ditadura tudo que eu estudei não valeu absolutamente nada... Rui Sá Chaves – Editor do Candiru...

MARINHA FAZ HOMENAGEM

A Marinha de Itacoatiara – Comando do 9º Distrito Naval – Agência Fluvial de Itacoatiara – fez uma homenagem ao dia do Marinheiro – dia 13 de dezembro de 2014, em que houve um almoço de confraternização em sua Sede na Av. Parque. Na ocasião foram homenageados o Vereador A. I. Neto, o Senhor Jeodar e o Senhor Adilson.

Assim também como várias Escolas de Itacoatiara. E quem também foi homenageada foi a aluna do SESI – Vivian de Souza Corrêa (foto) que conseguiu o Primeiro Lugar entre todos os alunos. Vários marinheiros foram promovidos e receberam suas comendas. O representante da Empresa Hermasa foi quem entregou os presentes.


E quem foi o destaque do 2º Semestre da Marinha foi o 3º Sargento CP- Alexandre. Depois da cerimônia foi oferecido um almoço aos presentes... Queremos parabenizar a Marinha pela iniciativa; e também todas as Escolas que incentivam seus alunos a serem os futuros cidadãos itacoatiarenses. E um parabéns especial a Viviam de Souza Corrêa pelo Primeiro Lugar... O conhecimento é a única herança que nunca se toma de ninguém...

NOTÍCIAS CURTAS E GROSSAS

PENAROL BICAMPEÃO - INFANTIL

O Infantil do Penarol se sagrou Bicampeão Amazonense - Ao empatar com o Fast lá em Manaus no estádio Carlos Zamith. O jogo foi 2X2, mas o empate deu o título ao Leão Azul. O interessante é que, o Penarol fez a melhor campanha, mas colocaram a decisão para Manaus, mas não adiantou que os meninos de Itacoatiara trouxeram a taça para nossa cidade. São esse os atletas do Infantil do Penarol: Tálisson, Manobra, Dino, Alex Estrada, Felipe Kenedy, Manoel, Iano, Pneu, Leo, Rivelino, Adriano, Chocolate, Cupu, Hélisson, Alisson, Willian, Chande, Érisson, Ariel, Vitor Gabriel, Thiago e Cadu.. Os Técnicos são: Igor Cearense e Nelmo. Parabéns a essa garotada que futuramente estarão no profissional do Leão.


***

PRESO PEDÓFILO EM ITACOATIARA

Foi preso o pedófilo – José Silva dos Santos – que confessou que abusou de uma menina de apenas (11) anos. Segundo o Jornal DEZ MINUTOS – do dia 15 de dezembro, ele pagava a menina com R$ 1 real e até R$ 2 reais... Infelizmente em Itacoatiara só prendem pobres pedófilos, mas os Poderosos pedófilos continua impunes. Itacoatiara está lotado desses patifes que abusam de crianças e adolescentes dando presentes em troca de sexo. Está na hora da Polícia prender também os Poderosos que deveriam estar na cadeia e estão desfilando nos seus carros de luxo...

 ***

ADAIL PINHEIRO É CASSADO

E o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – finalmente cassou o mandato de Adail Pinheiro (Prefeito de Coari). Que vergonha para o TRE do Amazonas! - A bem da verdade Adail Pinheiro nem deveria ter se candidatado. E se a moda pega e chega a Itacoatiara? Nós pobres mortais estamos esperando duas decisões: do TSE e também do Fantástico com aquele Programinha: “Cadê o dinheiro que estava aqui?” Um dia o Candiru ainda vai noticiar, podem esperar.

*** 

TUDO CERTO COMO 2 E 2 SÃO CINCO

A Amazonas Energia e o SAAE – desejam ao itacoatiarense um feliz Natal sem energia e água; e por favor; nada de reclamações! A Lixeira do Bairro da Paz – está poluindo a cidade de Itacoatiara – dia 16 de dezembro – terça-feira Itacoatiara amanheceu cheia de poluição. Começam os trabalhos lá na Orla perto do Posto do Amarildo. Só é começar a encher o rio Amazonas e o período de chuva começam fazer alguma obra. Aí não terminam e a culpa é da Natureza: cheia e chuva!

Não é uma maravilha! ... E a propaganda da Prefeitura sobre saúde diz que Itacoatiara tem oito ambulâncias e uma ambulância UTI. E por que colocam sete pessoas só em uma ambulância? E ainda com motorista sem habilitação... e a propaganda diz que o Hospital José Mendes têm três anestesistas. Então por que na Nacionalcoop diz que são cinco?

TROFÉU CANDIRUZÃO

O Troféu Candiruzão desta semana, vai para o Papa Francisco que completou 87 anos. Ele foi peça chave na reaproximação dos Estados Unidos com Cuba, já que incentivou Barak Obana e Raul Castro a reatarem as relações, que há 53 anos estava rompidas.

O Papa Francisco tenta mostrar aos Poderosos do Planeta Terra que a vida está acima de qualquer riqueza. E que somos todos iguais independentemente de raça, cor, nível cultural e especialmente se somos católicos, evangélicos, mulçumanos, budistas e outros.


Queremos aqui parabenizar o Papa Francisco pelo esforço de termos Paz em todo o nosso planeta. A atitude do Papa é Louvável. Nossos parabéns ao Papa Francisco, que mostrou ao Mundo que o ser humano está acima de tudo. Parabéns!