quinta-feira, 7 de maio de 2015

O PREFEITO INVISÍVEL!

Conversamos com várias pessoas para saber do que acham da ausência do Prefeito Mamoud Amed Filho – que tem dois anos e dois meses que não vai à Prefeitura – deixando a Prefeitura por conta de seu genro Jeodar – já que o atual Prefeito não admite que o vice-prefeito chegue sequer perto da Prefeitura... Segundo algumas pessoas para eles  não é nenhuma novidade o Senhor Mamoud não ir à Prefeitura, pois em todos os seus quatro mandatos anteriores foram a mesma coisa, ou seja, ele nunca pisou na Prefeitura (com raríssimas exceções). “ Ele sempre atendeu em sua casa – muitas vezes até de pijama – em desrespeito à população de Itacoatiara”,  disse uma das pessoas que conversamos. Outra pessoa disse que: “Sempre foi praxe em suas administração ele eliminar  o vice-prefeito. Com todos ele fez isso, só que sempre os mandava para Manaus, para eliminá-lo de vez por toda. No caso do vice atual ele não pode mandar para a Capital porque ele tem cartório e tem de ficar lá”, disse outra pessoa. Uma das pessoas mais experiente (já tem uma certa idade) disse que: “Todas as pessoas que se aliaram a Mamoud  foram eliminadas da política para sempre, não ganha nem para porteiro. E posso citar vários que ele acabou com a carreira política: Jander  Nobre, Flávio Guimarães, Miron, Chico do Incra, Tibiriçá, isso só para falar de alguns, mas existe um monte em Itacoatiara que ele eliminou da política; e a última vítima se chama Raimundo Silva que passou para o lado dele e agora está totalmente queimado na política e não ganha nunca mais para nenhum cargo”, disse rindo um senhor que conversamos.
Segundo uma Professora aposentada, Itacoatiara só perdeu com esses cinco mandatos de Mamoud  -  porque ele odeia Educação e se ele pudesse impedir ele impediria todas as  crianças, adolescentes e adultos de estudarem – porque ele sempre odiou à Educação, eu particularmente não sei por quê? Mas dizem que foi porque ele não estudou e tem uma grande frustração”, disse a Professora aposentada. Segundo uma pessoa que já foi ligada ao Prefeito atual, ela nos confessou que houve uma época que Mamoud andava pelas ruas como o bolso cheio de dinheiro para distribuir; mas como agora todo mundo tem celular pode fotografar ele não sai mais  pelas Ruas com medo de fotografarem ele distribuindo dinheiro”, disse um antigo aliado, e acrescentou: “Mamoud não gosta do povo de Itacoatiara, eu não sei por quê, mas dizem que ele nunca ganhou uma eleição – por isso se vinga dos habitantes que não votam nele, só que acaba sendo toda a cidade prejudicada.”
Segundo uma moradora de Itacoatiara – Mamoud nunca respeitou nenhuma Lei: “Eu trabalhei com ele e ele pouco se lixa para as Leis, porque eu escutei ele dizer que manda em tudo e compra todos que tentam lhe enfrentar. E compra mesmo!” Disse uma moradora de Itacoatiara que nasceu e se criou aqui.
Alguns jovens que conversamos – muitos nem sequer conhecem Mamoud ou Jhoselino. Eles acham que o Prefeito deveria estar na Prefeitura ou nos lugares onde o povo vai, como é o caso da Câmara... Ele sempre manda representante. “Eu acho que o Senhor Mamoud é o homem que mais adoece neste mundo, pois todas as vezes que eu vou em um evento eu escuto que o Prefeito está doente, por isso não pode comparecer. Acho isso de última!”  Disse o jovem se despedindo.
Segundo outra Professora – essa ainda em atividade – Mamoud nunca pagou os salários de Professores integrais o ano todo, sempre há os descontos ou a falácia de que não há verba. Ele pensa que nós não sabemos que esse dinheiro da Educação é sagrado e vem todos os meses. E como nós que somos contratadas não podemos reclamar ou protestar, pois ele manda para a rua”, desabafou a Professora.
Entrevistamos vários garis e todos eles foram unânimes em dizer que eles estão recebendo pouco mais de R$ 600 reais líquido do seu salário. Segundo eles, na administração anterior eles chegavam a ganha R$ 1.200 reais. “Agora  não recebemos mais em Banco como recebíamos no tempo do Peixoto, agora eles pagam em um envelope amarelo e já vem só aquela mixaria. Mas como precisamos temos que suportar a brutalidade de quem paga porque eles são brutos e ignorantes”, disse um dos garis.
Por último conversamos com uma pessoa que já esteve dentro da política e eles nos afirmou que Mamoud nunca teve a intenção de desenvolver Itacoatiara. Ele sempre foi contra qualquer progresso tanto econômico como educacional ou cultural, pois eles só tem um objetivo na vida que chega a ser uma doença: a de ganhar dinheiro e ajudar os seus auxiliares que o povo chama de laranjas. E eu afirmo que todos os laranjas estão muito bem e ricos, pois eu conheço gente que não tinha nada e hoje tem patrimônio enorme com vários imóveis, sítios, carro de luxo e vários comércios, só para citar exemplo de um”, disse o ex-político.
P.S. Esta matéria foi prometida no número anterior...


Edição 313 – 21.03.2015 – O Candiru

Nenhum comentário:

Postar um comentário