terça-feira, 13 de outubro de 2015

ESCÂNDALO NO METRÔ DE SÃO PAULO

PSDB de Alckmin impõe sigilo de 25 anos em documentos do Metrô e CPTM

Jornal GGN
Centenas de documentos do transporte público metropolitano de São Paulo, incluindo os trens da CPTM e do Metrô e os ônibus da EMTU, se tornaram sigilosos por 25 anos depois de decisão do governo Geraldo Alckmin (PSDB).
Os documentos tem o carimbo de ultrassecreto, que se refereu ao grau máximo de sigilo previsto na Lei de Acesso à Informação, que vigora desde 2012. Com a classificação, fica mais díficil saber os reais motivos de atrasos nas obras de linhas e estações do Metrô. A lista de documentos sigilosos inclui informações como estudos de viabilidade, relatórios de acompanhamento de obras, projetos e boletins de ocorrência da polícia. O governo estadual justifica a decisão alegando riscos à segurança da população.
Da Folha
 Projetos, relatórios e até mesmo vídeo sobre obras de arte foram classificados como ultrassecretos Decisão dificulta saber motivos reais de atrasos de linhas e estações; governo estadual alega riscos à segurança O governo Geraldo Alckmin (PSDB) tornou sigilosos por 25 anos centenas de documentos do transporte público metropolitano de São Paulo –que inclui os trens do Metrô e da CPTM e os ônibus intermunicipais da EMTU. Devido ao carimbo de ultrassecreto no material, os paulistas só poderão saber os motivos exatos de atrasos em obras de linhas e estações, por exemplo, um quarto de século após a elaboração de relatórios sobre os problemas. Quase todas as obras do governo Alckmin estão atrasadas. A promessa de deixar a rede de metrô com 100 km, até 2014, feita no mandato passado, só deve ser atingida no final desta nova gestão –atualmente há só 78 km. O carimbo de ultrassecreto se refere ao grau máximo de sigilo previsto na Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor em 2012 e permite a qualquer cidadão requisitar documentos do setor público. Os demais são secreto (dez anos) e reservado (por cinco anos) –os prazos de sigilo ainda podem ser prorrogados. A restrição às informações foi feita sem alarde pelo governo, que publicou uma resolução em 2014, a menos de quatro meses da eleição que reelegeria Alckmin e em meio às investigações sobre um cartel para fornecer obras e equipamentos ao Metrô e à CPTM em gestões tucanas. A medida tornou sigilosos 157 conjuntos de documentos –cada um deles pode conter até milhares de páginas. A lista inclui informações como estudos de viabilidade, relatórios de acompanhamento de obras, projetos, boletins de ocorrência da polícia e até vídeos do programa “Arte no Metrô” –que expõe obras de arte nas estações. Neste mês, a norma foi usada em resposta a pedido da Folha para ter acesso aos projetos básico e executivo do monotrilho da linha 15-prata (zona leste), que acumula atrasos por falhas –entre elas, um erro no projeto que obrigou a mudança em galerias para construir as estações. A entrega da linha, inicialmente anunciada para 2012, foi postergada para 2015, mas por enquanto só duas estações funcionam. A nova promessa é para 2018, com a conclusão de nove estações. O resto da linha foi congelado, sem previsão se será executado. O sigilo dos documentos também foi a justificativa para negar dados de relatórios de medição de obras do monotrilho da linha 17-ouro (que passará por Congonhas), prometido para a Copa de 2014. A resolução justifica a decisão por motivos como risco à segurança da população e de “altas autoridades”. À Folha o governo Alckmin afirmou que pessoas “mal-intencionadas” poderiam ter acesso. No plano federal são classificados como ultrassecretos, por exemplo, documentos como relatórios das Forças Armadas e dados sobre a venda de material bélico.
A restrição está desalinhada com a legislação estadual que regulamentou a lei federal de Acesso à Informação. Ele prevê sigilo de documentos só com a “análise de caso concreto” e quando houver “imprescindibilidade à segurança da sociedade e do Estado ou à proteção da intimidade, da vida privada, da honra e imagem das pessoas” .“Diminui a transparência em áreas estratégicas. Obras do Metrô atrasam, há um grau de ineficiência, e a sociedade precisa ter informações para saber por que isso ocorre”, diz Fernando Abrucio, cientista político da FGV. “Exageraram na dose de sigilo, especialmente no caso do Metrô. Alguns documentos realmente podem e precisam ter acesso restrito, mas o grau ultrassecreto é extremo e deveria ser usado com moderação”, afirma Marina Atoji, secretária-executiva do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas (que reúne ONGs e entidades).

Colaborou EDUARDO GERAQUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário