sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

CANDIRU 302 - 3 DE JANEIRO DE 2015

EDITORIAL

UM “2015" BEM MELHOR!

 O número 302 do Candiru é o primeiro do ano de 2015 – E como todo brasileiro que se preza o otimismo sempre vem em primeiro lugar e há sempre a esperança de que o Ano-Novo vai ser melhor do que o que ficou para trás. Quem sabe em 2015 vamos ter menos tragédias, menos morte do trânsito, uma economia bem mais promissora, um melhor desenvolvimento tanto econômico como cultural no Brasil; mas principalmente menos corrupção que é o pecado maior da nossa Nação. E quem sabe vamos ter menos roubos, menos improbidade administrativa – e que os nossos Prefeitos, Vereadores, Deputados Estaduais, Federais, Senadores, Governadores, Ministros e a Presidenta da República façam um pacto de “honestidade” e comecem a colocar o povo (que paga toda a conta) em primeiro lugar em seus planos?

Um povo tão alegre e hospitaleiro como o povo brasileiro – merece mais respeito. Temos certeza que se nossas autoridades quiserem, podem proporcionar uma vida melhor aos brasileiros com Educação de Qualidade, Moradias decentes com Saneamento Básico de acordo com o que pede a ONU (Organização da Nações Unidas), Transporte que atenda as necessidades da população e especialmente uma Saúde qualificada – já que é na doença que mais o ser humano precisa de apoio; e quem sabe um dia se formará profissionais que além de serem especializados em sua área – também saiba que o ser humano está acima de qualquer riqueza e o respeite como gente.


O Jornal o Candiru que luta por uma Itacoatiara melhor – vai continuar nessa busca incessante para que nossa cidade tenha energia de qualidade suficiente para que as indústrias venham para cá e gerem emprego, pois se tiver emprego o resto à população segura. Um ser humano desempregado fica quase inútil, já que não tem como sustenta sua família. E quem sabe em 2015 mude essa mentalidade “tacanha” e comecem a trabalhar para que Itacoatiara entre no século XXI e tenha não só energia de qualidade, como água potável e comunicação, que atualmente é um desastre. Vamos continuar a nossa luta – ela é desigual, mas não vamos desistir.

REVIRAVOLTA - NO “ACIDENTE” DA AMBULÂNCIA


 Fomos investigar e tivemos acesso a um Boletim de Ocorrência - que aparece uma pessoa que não está na “lista do hospital” de Rio Preto da Eva. O boletim de ocorrência – B.O., foi feito no dia 15 para 16/12/2014 pelo Sr. Jandeilson Castro do Nascimento, e aparece o nome de Beafra Souza de Almeida, que é “maqueiro” do Hospital José Mendes – e os nomes das outras pessoas não aparecem no BO.

Prezados leitores do Candiru – vocês devem estar lembrado que no número 300 do Candiru de 20 de dezembro de 2014 - noticiamos um acidente com uma ambulância em que viajavam sete pessoas. Um canal de TV também noticiou que eram sete pessoas. Só que estranhamente no Hospital de Rio Preto da Eva onde os feridos foram primeiramente atendidos só apareciam seis nomes que são: Alcinone Pereira da Silva, Santelmo Pereira da Silva, Nazira Glória Pinto (que morreu em um hospital de Manaus), Sebastião Alves Pinto (marido de Dona Nazira) e Jandeilson Castro do Nascimento – motorista. Esses foram os feridos e mais uma pessoa que não se feriu. MAS O SÉTIMO PASSAGEIRO NÃO APARECEU NA LISTA. Como achamos muito estranho que nenhuma autoridade de Itacoatiara se manifestou, mesmo tendo uma morte no acidente e vários feridos, fomos investigar o caso; e descobrimos que foi feio um B.O – Boletim de Ocorrência – em Itacoatiara no plantão do dia 15 para o dia 16 de dezembro de 2014, feito pelo Senhor Jandeilson Castro do Nascimento; e que ele cita o Senhor Beafra Souza de Almeida – que não apareceu na lista do Hospital de Rio Preto da Eva. Leiam o que diz o Boletim de Ocorrência:

***
Governo do Estado do Amazonas – Polícia Civil – 2ª Delegacia Interativa de Itacoatiara-AM. BOLETIM DE OCORRÊNCIA – Plantão do dia 15 para o dia 16 de dezembro de 2014 (Segunda-feira p/ terça-feira). 15/12/2014, 09h18min. COMUNICADO: ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA LESIONADA. COMUNICANTE: JANDEILSON CASTRO DO NASCIMENTO, brasileiro, 27 anos de idade, natural de Itacoatiara/AM, motorista, CPF....., residente na Rua Acre 22 nº 029 CJ, Mutirão – neste município. VITIMA: BEAFRA SOUZA DE ALMEIDA, brasileiro, 29 anos de idade, natural de Itacoatiara/AM, Maqueiro, CPF ....., residente na rua Inácio Guedes, nº 3404, Parque St. Antônio – neste município.
DATA, HORA E LOCAL DO FATO: Dia 11/12/2014, por volta de 12h15min, no KM 52 da AM 010, trajeto Rio Preto da Eva – Manaus, em frente a um Centro de Recuperação de Dependentes Químicos. DOS FATOS: O comunicante informa que sofreu um acidente de trânsito na qual estava conduzindo uma ambulância de propriedade da Prefeitura de Itacoatiara marca Peugeot placa NOZ 2663, ano 2008. Na ocasião o tempo estava chuvoso e um veículo não identificado de cor grafite teria causado o acidente por estar em alta velocidade e ter realizado uma curva de forma imprudente entrando na contra-mão da via, fato que forçou o motorista da ambulância a desviar o veículo de forma abrupta tendo perdido o controle da mesma, capotando e posteriormente chocando-se contra o barranco da estrada. O motorista e a vítima sofreram diversas lesões em seus corpos, sendo socorridos pelo SAMU e Corpo de Bombeiros. O comunicante informa ainda que perdeu os seguintes documentos originais no acidente. Título de Eleitor, CNH, CPF, RG, Cartão do Banco do Brasil e do Banco Bradesco. PROVIDÊNCIAS: Exames de Corpo de Delito. Assina: Jandeilson Castro do Nascimento. Itacoatiara/AM, 15 de Dezembro de 2014 – Pedro Ledo – Policial Civil.
***

Prezados leitores, é o que sempre repetimos no Candiru: mentira têm pernas curtas. Através deste B.O. descobrimos uma série de mentiras e tramas.

Vamos aos fatos: sabe por que o Senhor Beafra Souza de Almeida não apareceu na lista dos acidentados lá em Rio Preto da Eva? Porque ele estava de carona na ambulância. E não embarcou no Hospital José Mendes, foram buscá-lo em sua residência. E sabe por que só fizeram o B.O. quatro dias depois? (segundo um especialista em acidentes de trânsito) devem ter sido orientados para poder receber o Seguro DPVAT. Vejam que no B.O. só cita que teve lesões, mas não cita que tipo de lesões (e como se só tivessem na ambulância duas pessoas). E por que não citaram os outros nomes de quem estava na ambulância, inclusive, a Senhora que perdeu a vida?.

Uma outra coisa que ficou evidente: o fato de Jandeilson dizer que perdeu sua Carteira Nacional de Habilitação – quem vai acreditar nisso (seria uma maneira de esconder que não tem a habilitação necessária para dirigir ambulância?), mesmo porque no B.O. tem o número de seu CPF e vamos pedir ao DETRAM para ver se ele realmente é habilitado para dirigir ambulância. Uma pessoa que ia de Itacoatiara para Manaus veio a nossa Redação e disse que ia a 120 Km por hora e a ambulância passou por ele antes de sofrer o acidente. E ele afirmou que não houve nenhum veículo que causou o acidente, foi o motorista que perdeu o controle, bateu no barranco primeiro e depois foi que a ambulância capotou. No local não há curva, a curva fica mais adiante. Fato confirmado em nossa investigação. Mas a mentira maior que podemos comprovar no B.O. é que, segundo a propaganda da Prefeitura de Itacoatiara todas as ambulâncias que vieram para Itacoatiara são novas (conforme aparece as fotos na TV Amazonas); e ao fazer o B.O. Jandeilson diz que ela é do ano de 2008, ou seja, já tem seis anos.


Mas o mais “macabro” neste caso é que no B.O. não foi citado a morte de Dona Nazira Glória Pinto, o Seu marido Sebastião Alves Pinto que levou uma pancada na cabeça e perdeu a memória e até hoje fala como se sua esposa estivesse viva, e até a enfermeira que teve cicatrizes no rosto e vai precisar de cirurgia plástica. Mas nenhuma autoridade se manifestou a respeito: nem o Prefeito, nem o vice-prefeito, nem nenhum vereador, nem a Secretária de Saúde, nem o Diretor do Hospital José Mendes. Se Itacoatiara fosse uma cidade Séria, todas essas pessoas seriam indiciadas criminalmente, mas como estamos na cidade mais “surrealista do mundo” nada vai acontecer e motoristas irresponsáveis vão continuar matando e ferindo pessoas. Tudo bem que esta Administração nunca fez nada certo, mas brincar com a vida humana ultrapassou todos os limites da razão.


HOSPITAL JOSÉ MENDES É A GOZAÇÃO DOS MÉDICOS DE MANAUS.

Prezados Candiruleitors, isso que vamos escrever é muito sério, mas como se tornou cômico colocamos na Coluna de Humor. Que Itacoatiara é uma cidade pra lá de “surrealista” já sabemos de cor e salteado, mas leia essa e comprovem a veracidade do humor candirulense. Uma pessoa adoeceu e foi levado para o Hospital José Mendes com boa parte do corpo paralisado. Foi uma luta danada para carregá-lo já que ele é de um tamanho quase descomunal. Mas mesmo assim à família com a ajuda de amigos conseguiram colocá-lo no carro e o levaram para o Hospital José Mendes (que atualmente serve de muita gozação para os médicos de Manaus).

Quando o coitado chegou ao hospital ele foi atendido por uma médica (não vamos colocar o nome embora tenham nos falado o nome, sobrenome e tudo mais) que, ao fazer o diagnostico do coitado, que estava mais pra lá do que pra cá, ela disse que o que tinha paralisado parte do seu corpo foi a refeição que ele tinha feito, já que no almoço comeu “um pacu frito com farinha” e foi exatamente o pacu que paralisou alguns membros e órgãos do corpo do paciente, já que ele não podia urinar e nem defecar.

Resultado: tiveram que levá-lo para Manaus (o melhor hospital de Itacoatiara) fica a 266 Km da Pedra Pintada. E a família foi avisada que ele iria ser encaminhado para a Capital. Novamente uma luta para colocá-lo na ambulância já que a cada hora ele piorava mais. Quando chegou a Manaus foi levando para o Hospital (também não vamos colocar o nome por questão de Ética) e imediatamente ele foi atendido e o medicaram rapidamente e ele começou a melhorar. E a família fiou esperando o resultado, todos preocupados com a situação, já que o paciente saiu de Itacoatiara muito mal.

E algumas horas depois o médico que o atendeu saiu de sua sala rindo com o prontuário do paciente feito em Itacoatiara. Perguntou da enfermeira como estava o paciente; e a enfermeira disse que ele estava bem melhor depois que foi aplicado os remédios que ele havia receitado.

O médico entrou na Sala de Enfermaria sempre rindo e com o prontuário na mão, foi até o paciente que por coincidência tinha acordado e perguntou: “Fulano você pode me responder?” O Paciente disse que sim. E o medico perguntou: “Quantos pacus você comeu?” E o paciente meio com medo disse: “Só um doutor”! E o médico disse: “Pois então quando você chegar a Itacoatiara coma mais uns vinte pacus, pois a sua doença não tem nada a ver com pacu. Você tem uma crise renal e seus rins estavam quase paralisados. Se esses remédios não fizerem o efeito necessários vamos ter que fazer uma cirurgia. Mas não deixe de comer pacu que eu também gosto demais desse peixe e nunca vou deixar de comer.”.


E graças a Deus e a competência do Médico de Manaus – o nosso amigo que nos contou toda essa “macabra história” está muito bem de saúde.

IMAGEM DA SEMANA



Desperdício do dinheiro público – Estas duas ambulâncias do SAMU – estão paradas há quase dois anos. O Governador na época Omar Aziz deu até um show lá no Batalhão de Polícia para dizer que o SAMU vinha para Itacoatiara. Tudo onda! Aí estão as duas ambulâncias estragando no estacionamento do Hospital José Mendes. Quantas cidades gostariam de poder contar com ambulâncias do SAMU e aqui estão deixando as ambulâncias paradas sem nenhuma utilidade. Será que elas ficarão abandonadas como as lanchas que o Ministério de Educação mandou para Itacoatiara e os alunos ficam usando lanchas sem nenhuma proteção como foi mostrado na reportagem da TV Globo quando apareceu a Boca do Padre como a pior região no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Só nos resta lamentar!

INVESTIMENTO DE R$ 92 MILHÕES EM INFRAESTRUTURA

As obras realizadas pelo Governo do Estado têm como principal objetivo proporcionar qualidade de vida à população do Município de Itacoatiara, o qual integra a Região Metropolitana de Manaus.

Tivemos acesso a um Informativo de nome “Amazonas Notícias” – em que Omar Aziz quando era Governador disse que enviou R$ 92 milhões de reais para a Administração atual da Prefeitura de Itacoatiara. O Informativo começa assim: “Uma cidade com quase cem mil habitantes e com o maior polo agropecuário da Região Norte merece ter uma infraestrutura adequada para escoar seus produtos.” Omar Aziz – Governador.
E continua. Itacoatiara a 176 quilômetros de Manaus recebe um pacote de investimento na infraestrutura que até agora totaliza R$ 92 milhões para a reforma da Orla e recuperação de estradas vicinais, que melhoram o escoamento da produção agrícola. Todas as obras estão em andamento e devem ser entregues até meados de 2014. Na Área de Saúde, o principal investimento foi a construção de Unidade de Pronto Atendimento, que deve ser entregue no primeiro trimestres de 2014. A unidade de saúde terá equipamentos de última geração para a realização de exames de alta complexidade, dando maior agilidade ao tratamento e impedindo que os doentes tenham que se deslocar à Capital para realizar os procedimentos ambulatoriais. A educação do Município já conta com um Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) que possui áreas para a realização de atividades esportivas, como a piscina, para realização de terapia de reabilitação de portadores de deficiências. Para otimizar as aulas, os professores receberam notebooks. As Escolas da rede estadual de ensino estão inseridas no programa Amazonas Alfabetizado com o objetivo de levar conhecimento as pessoas que não tiveram oportunidade de estudar.
Para o escoamento da produção rural, o município recebeu um caminhão de pequeno porte, kits sangria, duas patrulhas agrícolas e um barco que vão auxiliar na produção dos produtos da Comunidade do Paraná da Eva e está sendo construído quatro poços artesianos para o sistema de distribuição de água nas Comunidades rurais. Foram aplicadas cerca de 160 mil doses de vacina contra a febre aftosa. Além disso, o programa luz para todos beneficiou cerca de mil famílias.

Prezados Candiruleitors, nunca se viu tanta mentira em um só informativo. E ele continua: R$ 5,3 milhões é o valor investido na construção de uma Unidade de Pronto Atendimento no Município. Sabe a que se refere? Àquela construção da Av. Mário Andreazza, que até hoje só está o espigão. E o Centro de educação de Tempo Integral que o Informativo se refere é àquela lá do Bairro Tiradentes que até hoje não foi terminada, mas segundo o Informativo tem até piscina para reabilitação de pessoas deficientes. Isso é uma vergonha!
E de onde que Omar Aziz tirou a estória de que Itacoatiara é o maior Polo Agropecuário da Região Norte? E onde foram investidos R$ 92 milhões de reais na cidade de Itacoatiara? Só se foi na Segunda Etapa da Orla (àquela maravilha de construção) que embeleza a nossa beira do rio Amazonas. E quais foram às estradas vicinais que tiveram infraestrutura? Sinceramente com mentir se tornou uma espécie de necessidade dos políticos amazonenses, parece que se eles falarem a verdade dói na consciência deles que já se acostumaram tanto a mentir; que a verdade deve fazer muito mal a eles. E vocês podem crer leitores do Candiru que, o povo de Manaus que leu esse Informativo, deve ter acreditado em tudo; e que tanto a Unidade Básica de Saúde, como um Centro de Tempo Integral realmente existe em Itacoatiara. E nós pobres mortais que pagamos a conta não temos direito nem de protestar, pois os Procuradores do Município de Itacoatiara estão sempre aptos a nos levar à Justiça, como já fizeram dezenas e dezenas de vezes. Porque por aqui não se pode falar a verdade – porque quem deveria falar a verdade, faz questão de contar mentira. Mas para todos os efeitos a Unidade de Saúde está pronta; e também o Centro de tempo Integral. E naturalmente que as contas do Governador Omar Aziz e do prefeito de Itacoatiara que recebeu R$ 92 milhões de reais serão aprovadas na íntegra pelo TCE (Tribunal de Conta do Estado do Amazonas), porque esse Tribunal descobriu que a John Rilder Empreendimentos – existe lá naquela portinha atrás da Graf Serpa que lá tem uma Gráfica de Precisão.


Assim só nos resta dizer: não é uma maravilha!?

RESULTADO DAS “RODINHAS” DA AVENIDA PARQUE COM BENJAMIN CONSTANT.


A ignorância e a estupidez sempre foram inimiga da “perfeição”. Olha o resultado da falta de conhecimento do pessoal que cuida do trânsito de Itacoatiara. É um acidente atrás do outro. Mas a culpa é sempre do povo. Sinceramente como isso é uma vergonha!


Itacoatiara – uma cidade sem Lei – Sábado, dia 27 de dezembro, eu, Rui Sá Chaves, fui entregar algumas assinaturas de leitores do Candiru. Estava na Av. Mário Andreazza esquina com a Rua Borba, parado no sinal. Os mototaxistas também pararam no sinal; assim como um caminhão. Mas de repente, um policial militar em sua moto não parou e invadiu o sinal como se fosse a coisa mais comum do mundo. Se as autoridades que deveriam dar exemplo não respeitam as Leis, como as pessoas vão obedecer? Não é à toa que ninguém quase não respeita sinal de trânsito em Itacoatiara. São pouquíssimos sinais, mas os que têm não são respeitados. Os veículos motorizados invadem o sinal como se estivessem brincando com um videogame. Eu, particularmente, que paro a minha bicicleta no sinal já fui chamado de burro várias vezes. Uma pessoa já disse na minha cara: “Quem anda de bicicleta e respeita sinal é um burro!” Agora inventaram umas “rodinhas” que apelidaram de rotatória. Toda rotatória tem de ter uma certa altura justamente para ninguém passar por cima dela. Mas em Itacoatiara a inteligência é tanta (que a nossa vã filosofia não consegue entender) que, além de fazerem as rodinhas, ainda tiraram o sinal da Av. 15 de Novembro esquina com a Rua Eduardo Ribeiro. E lá já aconteceram dois acidentes, um gravíssimo. Mas uma pergunta que não quer calar: quem será a inteligência “burra” que inventou rotatória só com tinta? Infelizmente ainda iremos divulgar muitos acidentes, já que tem muitos “pare” e nenhum “siga”. Não temos mais palavras para esse tipo de burrice.

DECADÊNCIA


Quando um povo não respeita nem os monumentos de sua cidade é sinal de “decadência”. Itacoatiara está no fundo do poço. Esta é a Pedra Pintada, símbolo de Itacoatiara que os vândalos depredam sem piedade.

TEREMOS UM NOVO LEGISLATIVO EM 2015?

Dia 01 de janeiro de 2015 – sai Raimundo Silva da Presidência da Câmara Municipal de Itacoatiara e entra o Vereador Dário como novo Presidente. Recebemos um monte de telefonemas e algumas “cartinhas” de nossos leitores pedindo para que nós fizéssemos uma matéria para lembrar ao novo Presidente cobrar do Executivo o que o Legislativo não cobrou durante esses últimos dois anos. O Executivo deitou e rolou – já que o Presidente que sairá se calou completamente; assim como quase todos os Vereadores – e que outros fizeram reivindicações, mas todas foram engavetadas por Raimundo Silva. Vamos colocar por ordem de chegada tantos os telefonemas (que gravamos todos) como as cartinhas que, umas foram entregues pessoalmente; e outras colocadas embaixo da porta da Redação do Candiru. A Primeira reivindicação é a questão do Portal da Transparência, que quem deixou a carta diz que se é Lei por que não está sendo cumprida pelo Prefeito atual. E faz uma pergunta: “Se a nova Administração vai cobrar isso do Prefeito? Já que todas as despesas e todos os gastos com obras têm de aparecer o valor no Portal”. A Segunda reivindicação é com relação à Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos de Saúde – Nacionalcoop, que foi contratada por R$ 52 milhões; e no Hospital José Mendes não existe nem 30% dos profissionais que aparecem na lista. Se o novo Presidente da Câmara vai denunciar ao Ministério Público e também exigir que os Procuradores façam a denuncia, já que eles são pagos para isso. A terceira reivindicação (e quase uma exigência) de um morador do Bairro de São Jorge, que diz: “ Por que nenhuma Empresa que faz serviço para a Prefeitura de Itacoatiara aparecem nas placas das reformas das UBS, da terraplenagem e asfaltamento? Qual a razão se é Lei se colocar qual é a Empresa que faz o serviço? E se isso os novos Vereadores vão cobrar do Executivo de Itacoatiara?” A quarta exigência de um senhor que se diz representante de um Bairro (mas faz essa exigência como cidadão itacoatiarense), é a seguinte: se a nova administração da Câmara vai investigar ou fazer uma auditoria na administração anterior, como por exemplo: o casso John Rilder, já que lá na portinha do quintal da Graf Serpa não tem nenhuma gráfica de precisão, portanto, tem de vir à tona toda a verdade. Assim como a empresa de limpeza da Câmara que recebe um absurdo pelo serviço. Se o Presidente Dário vai investigar ou se vai continuar com a mesma empresa de limpeza?

Vamos agora passar para as pessoas que estão em dúvida a respeito da nova administração da Câmara. A maior parte acredita que realmente houve uma mudança de mentalidade e que esses oito Vereadores vão fazer um Legislativo forte e recuperar a moral e a credibilidade que perdeu nos último seis anos. Mas de um outro lado várias manifestações acham que daqui a alguns dias ou meses alguém dos oito vai passar para o lado do prefeito e tudo volta a ser como antes, pois segundo as pessoas os “Antenas parabólicas” (é como é apelidado uma manada de gente que não faz outra coisa senão fofocar) espalham que tudo isso foi jogada do Prefeito Mamoud; e se não foi, ele já preparou tudo para tomar as rédeas novamente. Só para lembrar a todos os Vereadores que, sejam do Grupo do Prefeito ou não, estamos apenas repetindo o que chega à nossa Redação; e que é bom que todos saibam o que pensa o povo de Itacoatiara, que graças a Deus começou a ter uma visão mais crítica da política da cidade.

Mas a maior reclamação ou reivindicação das pessoas é com relação à Saúde, que segundo elas, se faz tanta propaganda na TV e Rádio, mas lá no Hospital e nos Postos de Saúde é totalmente diferente. Segundo as pessoas que fazem a pergunta para a nova administração da Câmara, ao que parece ninguém está satisfeito na Saúde, pois todo mundo (com raríssimas exceções) trata mal quem chega precisando de ajuda no Hospital José Mendes e nos Postos de Saúde. E a coisa só muda quando alguém fala que vai denunciar, mas mesmo assim ainda há gente que diz: “Vá procurar seus direitos porque eu não posso fazer nada”, como explicita uma pessoa em sua cartinha. E todas são unânimes em perguntar: será que agora que vai mudar de presidente os Vereadores vão visitar o hospital e os postos de saúde para ver como estão atendendo à população?”. Outra reclamação constante é do pessoal dos Bairros da Periferia, pois segundo eles, só se asfaltou a rua principal de cada bairro, mas na propaganda da TV Amazonas diz que foram 10 bairros asfaltados. E as pessoas querem saber: se a nova administração da Câmara vai fiscalizar para contar a verdade ao povo ou vai fazer vista grossa como fez o presidente que saiu, que fechou os olhos e calou a boca totalmente, como se fosse um empregado do prefeito.

E as três últimas reivindicações que foram campeãs em nossos telefones e cartas. Primeira foi à questão das Licitações. Por que em Itacoatiara só se faz Licitações com apenas um concorrente? E por que os Procuradores são cumplicies com o Prefeito? Se existe uma Lei de Licitação, por que ela não é cumprida em Itacoatiara? E aqui vamos colocar as Licitações que os nossos leitores enviaram: Licitação da Limpeza Pública (só um concorrente). Licitação de Combustível (só um concorrente). Licitação da Saúde ( só um concorrente) e assim por diante. A segunda é: pela Lei Orgânica do Município só pode ser Secretário(a) de Saúde quem tem formação dentro da área de Saúde, mas a Senhora Laene Conceição Gadelha Dias, não tem essa formação, a Câmara vai tirá-la do cargo? E a terceira é: também pela Lei Orgânica do Município o SAAE só pode aumentar as contas de água com o consentimento do Legislativo: e por que teve esse aumento absurdo das contas de água sem o consentimento do Legislativo? Vocês vão fazer o SAAE devolver o dinheiro do povo?


Esperamos que com esta matéria – possamos ter atendido aos pedidos de nossos leitores; e também alertado os Vereadores, especialmente o novo Presidente, Vereador Dário. 

BAÚ DO CANDIRU - Raimundo Silva

Prezados Leitores do Candiru – Leiam o que Raimundo Silva escreveu na internet – quando eu denunciei que a John Rilder Empreendimentos – que tem o endereço atrás da Graf Serpa – uma portinha de pouco mais de dois metros e que a Câmara fez dois contratos com o mesmo valor com uma Empresa que só existe no papel. Leia abaixo no “Baú do Candiru” o que disse Raimundo Silva:

Nota de esclarecimento ao povo de Itacoatiara de autoria do Presidente da Câmara Municipal de Itacoatiara Dr. Raimundo Silva. “ O presidente da Câmara, vereador Raimundo Silva, vai processar o editor de um jornaleco que circulou no último sábado em Itacoatiara, de conteúdo maldoso e mentiroso, por crime de difamação e calúnia."

Sobre as inverdades veiculadas no referido jornaleco, leia Abaixo a nota cujo conteúdo representa a defesa do presidente Raimundo Silva, já que o autor da difamação e da calúnia não publica o direito de defesa das pessoas que ele ofende no seu jornaleco.

“Meus amigos e povo de Itacoatiara que estão lendo esta mensagem. Em resposta a vocês lhes ofereço explicações sobre a agressão à minha honra e reputação que mais uma vez sofri, enquanto presidente da câmara e cidadão, por uma pessoa desequilibrada, maníaco da maldade e da ofensa as pessoas de bem deste município, e que na sua demoníaca mania de maldade, já ofendeu até o bispo da cidade, de forma pessoal. Esta pessoa a quem me refiro, editor desse jornaleco, que não respeita ninguém, de forma arrogante e se achando estar acima da Lei, vive contando estórias no seu jornaleco, ofendendo cidadãos do bem, como se fosse o dono da verdade e falso paladino da ética e da honestidade, mas passou quatro anos defendendo e ainda defende a pior gestão que Itacoatiara já teve nos últimos 100 anos QUE DEIXOU AS finanças do município desorganizada, com rombo no SAAE, na Previdência Social e nas verbas das creches, para não falar de outros atos de má gestão. Desta vez ele me atacou enquanto gestor de recursos públicos na presidência da câmara, falando de um contrato para a impressão do jornal da Câmara afirmando a existência de superfaturamento, e comparando os custos do seu jornaleco com os do jornal da câmara. O preço do jornal da Câmara envolve a impressão em máquina de empresa gráfica, a qualidade do papel, a diagramação e a quantidade de jornais, e mesmo assim tem um custo menor do que outras publicações do gênero, segundo pesquisa que fizemos. O maldoso editor do jornaleco publica que a firma que imprime o jornal não existe, induzindo o leitor em erro.

A firma é de Itacoatiara, estamos valorizando o empresário local, cumprindo a legislação sobre microempresa e a lei de licitações. É necessário que se diga ao povo que todos os contratos celebrados na câmara obedecem as regras da lei de licitações, e o tribunal de contas já examinou todos os contratos e não encontrou nenhuma irregularidade. Para quem não sabe, o tribunal de contas é o órgão legalmente responsável pelo exame e controle de contas públicas, e ele diz que as contas estão regulares, a mais ninguém cabe atestar irregularidades. Quanto ao número de servidores da câmara, está disciplinado em lei, antes , resolução que não é do meu tempo de presidente, e sobre o assunto, também não foi identificado nenhuma irregularidade pelo tribunal de contas. Portanto, meus amigos e povo de Itacoatiara, esse maníaco da maldade, editor desse jornaleco, vem me perseguindo há muito tempo e eu vinha entregando à justiça de Deus as maledicências assacadas contra mim, mas de agora em diante vou entregar à justiça dos homens qualquer ofensa a mim dirigida, parta de onde partir.”


Prezados Leitores do Candiru: até hoje estamos esperando conhecer o tal John Rilder dono da Gráfica. E até hoje eu tenho em arquivo os contratos que pretendo entregar ao novo Presidente da Câmara, Vereador Dário. Nunca existiu essa Licitação que Raimundo Silva escreve. Agora quanto a apoiar a pior administração nos últimos 100 anos – eu não me enquadro nessa, já que tenho só 60 anos e ainda não tinha nascido nessa época. Quanto a chamar o Candiru de Jornaleco – fico até lisonjeado, pois o Senhor Raimundo Silva entende tanto de jornalismo quando eu entendo de energia atômica. E lá atrás da Graf Serpa tem uma portinha enferrujada (que alguns bêbados dormem) e é lá que segundo Raimundo Silva tem a Gráfica que imprimia o Jornal Câmara Cidadã. Senhor Raimundo Silva: jornalista que se preza não trabalha com pessoas e sim com as atitudes das pessoas. Um dia isso tudo vai ser investigado e saberemos quem está com a verdade. Quando a ofender o Bispo, pelo que me consta foi o Bispo de Itacoatiara que um dia lhe amaldiçoou quando o Senhor assumiu a Prefeitura por três dias e arrancou as corrente que não deixavam trafegar veículos pela frente da Matriz. Quanto a me chamar de maníaco, vindo do senhor não é surpresa nenhuma – já que todo o mundo de Itacoatiara sabe do seu comportamento como ser humano.

BAÚ DO CANDIRU - A.I. NETO

Releia o que o Vereador A. I. Neto escreveu no Informativo TROPA, número 06 da 1º quinzena de novembro de 2006. Foi um alerta ou uma professia?



“O Caos no Saneamento


Na sessão da Câmara de terça-feira, 24, o tema Saneamento do Jauary, veio com força total, todos tinham uma proposta, das mais mirabolantes, as mais prosaicas, falou-se até em PROSAMIM. Todos esquecem, entretanto, que foi no fim do segundo mandato do atual prefeito, pouco antes de entregar o cargo ao seu sucessor Sr. Miron Fogaça que se deu a invasão do Lago do Jauary, uma ação criminosa que contou com o apoio das autoridades municipais da época, ação que visava tão somente prejudicar o novo mandatário do município. Passaram-se exatamente dez anos, e a natureza só agora começa a cobrar a conta. Os governantes de hoje são os mesmos de dez anos atrás, mas eles não pagarão nada, infelizmente. E a conta virá em parcela cada vez mais cara, sempre com ágio maior, e quem vai pagar esta conta é o contribuinte e o miserável que lá vive flutuando sobre o próprio excremento; algumas vezes terá que pagar com a própria vida. Enquanto os responsáveis por esta tragédia anunciada, permanecerão no bem bom da vida fácil. E nós vereadores, vamos continuar fingindo que discutimos os problemas do Jauary em Plenário, numa verdadeira farsa para enganar o povo que nos elegeu; pois não somos capazes de nos unir, os dez vereadores, e ir até ao executivo, exigir que pare de produzir misérias como a do Jauary, que agora mesmo se repete nas áreas alagadas das invasões, sem que uma única voz da bancada de sustentação ao prefeito se levante em protesto, se não nos unirmos agora, enquanto podemos fazer alguma coisa, dentro de dez a quinze anos, com certeza, teremos um novo e gigantesco Jauary, dez vezes maior que o atual. E vamos continuar fingindo em Plenário, numa grande farsa para enganar o Povo, enquanto os responsáveis diretos por mais essa sujeira contra nossa cidade, estarão agora no bem bom melhor da vida mais fácil. Enquanto no Brasil, produzir misérias, der votos e não cadeia, vai ser sempre assim.”

HISTÓRIAS DO MEU POVO

Eduardo Palmeira - Preto Velho

O Mundicão tinha acabado de bater uma pelada e chegou em casa – “brocado de fome”. Sua mãe não tava, ele foi na panela e viu que tinha um negócio meio frito, meio guisado lá no fundo. Botou uns 4 pedaços no prato, jogou farinha e mandou brasa. Era um negócio esquisito meio pitiú. Mas assim mesmo foi embora, pois a broca tava grande. Quando sua mãe chegou ele perguntou: “Mãe o que é isso que tá na panela?” Ela respondeu: “É o vizinho que matou uma jibóia e pediu pra eu tirar a banha.” Aí já era tarde a cobra já tinha sido comida. O Mundicão pegou a panela, botou embaixo do braço e foi lá pra “Furna da Onça” onde tinha uma galera tomando cerveja. “Riba, Zeca Nelson, Adelson Perrone, Tonico, João Goiaba, Carlinho da Conceição etc. Era um timaço que tava biritando. Foi quando Riba perguntou: “Mundicão que tu tem aí nessa panela?” E já foi pegando a panela e dizendo: “Tá escondendo o jogo né Mundicão?” E levou a panela pra cozinha, botou na frigideira, cortou uns tomates, umas cebolas, deu uma temperada legal, jogou um pouco de farinha, fez um farofão e colocou na mesa pra turma tirar o gosto. De vez em quando um perguntava: “ O que é isso Riba?” Ela respondia: “Vai comendo cara, depois a gente dá o nome.” Quando a farofada tava pra acabar, o Mundicão subiu à escada devagar e lá de cima gritou: “ Vocês tão comendo é cobra!” E abriu na carreira e nem quis saber da panela.

O Benjamin convidou o Luizinho pra balar lá pro bairro de São Jorge - que ficava na estrada do “fomento”, um Bairro Novo que começava a surgir naquele tempo. E ficava longe da cidade. Pra encurtar a distância eles entraram pelo caminho do “seringal” do Jauary, lá no meio do caminho o cavalo do Seu Capivara (conhecido como) flamenguista roxo, de nome Pé-de-Pano comia capim tranquilamente.

O Benjamim não tem o que fazer, dá uma tapa na bunda do animal, que imediatamente junta as quatro patas e dá uma certeira patada no peito do “Beijoca” que é arremessado fora do caminho. O Luizinho cai na gargalhada e o Beijoca se levanta meio sem graça e vai embora pra casa. Não quer nem saber de balar passarinho, mas depois duma porrada daquela que levou. E o Pé-de-Pano continuava pastando tranquilamente, enquanto seu dono não vem pra botá-lo na carroça.

Uma palheta do motor “Marítimo” – sumiu da oficina do Seu Jorge Chabrega, desapareceu e ninguém viu. Passou-se dias, quando chega o Bunitinho, certo dia, oferecendo uma palheta bem pintadinha pro Seu Jorge Chabrega que pega a palheta, examina bem examinada e diz: “Essa palheta é minha!” Foi quando o Bunitinho respondeu: “Vem bunitinho depois de pintada querer conhecer!” Mas aí já era tarde, o Seu Jorge Chabrega não devolveu mais a palheta que tinham roubado de sua oficina.

Na próxima vez que contarmos as “Histórias do Meu Povo” vamos contar a História do defunto que a caminho do Cemitério caiu pelo fundo do caixão em plena Av. 7 de Setembro. Aguardem!


Obrigado meu Deus por essas palavras sobre o povo da minha cidade. O Senhor que é a inteligência Suprema, causa primária de todas as coisas. Cuida desse Preto Velho, para que continue produzindo coisas maravilhosas do povo da Pedra Pintada.

40 ANOS DE CASADOS


Denise Veras e Hubert Brito, estão casados há 40 anos.

E dia 04 de janeiro de 2015, vão festejar essas quatro décadas de convivência. Têm dois filhos: Hallyson e Emílio; e ainda quatro netos: Denise Neta, Beatriz, Márcio e Hubert Neto. Parabéns a toda a família e um 2015 cheio de muita felicidade.

ITA VENDAS

O ITAVENDAS é a mais nova ferramenta de publicidade e classificados do município de Itacoatiara, utilizando as principais mídias sociais (facebook e WhatsApp) disponibiliza a seus usuários um espaço seguro onde podem anunciar seus produtos novos e usados.

Diferente dos grupos existentes no facebook e WhatsApp, no ITAVENDAS os produtos eletrônicos e similares obrigatoriamente deverão ter a nota fiscal, no caso de aparelhos celulares será obrigatório informar o número do IMEI – numero que identifica cada aparelho celular. Dessa forma evitaremos a venda de produtos de origem desconhecida que facilita a receptação de aparelhos celulares roubados em nosso e em outros municípios vizinhos.

Além de oferecer um espaço seguro para classificados teremos mensalmente vários sorteios de prêmios em DINHEIRO! Para participar é simples, ganha um cupom participando dos grupos do WhatsApp, do grupo no facebook e curtindo a página no facebook. Então cada pessoa pode ter até três cupons para concorre aos prêmios.


ATENÇÃO! Você Já pode mandar sua mensagem por WhatsApp dizendo: quero participar do ITAVENDAS, informe seu nome completo e o bairro onde mora. Para receber os prêmios será necessário apresentar o RG ou Certidão de Nascimento.

COMUNIDADE QUILOMBOLA

Com a participação de escritores, artista plástico e outros - Itacoatiara ganhou uma Comunidade “Quilombola” no lago de Serpa. Foi uma luta desgastante e demorada, mas finalmente foi reconhecida as famílias que vieram há muito tempo para o Lago de Serpa – que ali se instalaram – gente remanescente ainda do extrativismo da Borracha, e que agora tiveram o reconhecimento do Governo Federal e foi aprovada a “Comunidade Quilombola do lago de Serpa”. Queremos parabenizar a todos que tiveram nesta luta: aqui não vou colocar o nome deles, porque no próximo número do Candiru (303) do dia 10 de janeiro de 2015, o Artista Plástico Tyrso Muñoz contará em uma matéria toda a História dos trabalhadores negros que se instalaram no lago de Serpa e agora à sua conquista. 

BINGO CLANDESTINO

Seu Rui Chaves, a nossa Itacoatiara pode tudo. Não tem lei. Tem um BINGO no Botafogo no centro da cidade. É proibido jogo. Cadê o Ministério Público? É uma baderna, uma gritaria e um barulho ensurdecedor, os vizinhos não aguentam mais. Cadê a Lei? Tem dia que bate um fedor de mijo e fezes. Tem um fulano lá que grita que parece um louco. Estão roubando e a Polícia não vê bem no Centro da Av. Parque. Pelo menos se fosse um Bingo decente que funcionasse como deve ser, pois as bolas são velhas e não se vê nem os números, uma verdadeira imundice, e nem água tem pra beber, tem de ser da torneira. E eu quero fazer uma pergunta: será que tem vereador metido no meio desta bagunça e roubalheira deste Bingo?


G.V. Bairro Centro.

OS NOSSOS AGRADECIMENTOS

Gostaríamos de agradecer a todos os nossos assinantes, anunciantes e a todos os nossos leitores; assim como os nossos colaboradores – articulistas – fotógrafos e todos que ajudaram no ano de 2014, 0 Candiru continuar na sua luta. E gostaríamos de contar com todos vocês em 2015, para que possamos a cada dia fazer um jornalismo da melhor qualidade. Um jornal só tem valor quando têm leitores e acima de tudo credibilidade. Procuramos de todas as maneiras durante esses (06) anos de existência fazer o melhor. Mas ainda não é o suficiente – pois temos certeza absoluta que poderemos a cada diz melhorar. Mas para isso acontecer temos de ter o apoio de quem é a razão de um Meio de Comunicação existir: OS LEITORES! Vocês merecem todo o nosso respeito. Um feliz 2015 – e que a Liberdade de Expressão vença todas as formas de opressão.


Rui Sá Chaves – Editor do Candiru.

MINHA ÁRVORE DE NATAL

Quisera Senhor neste Natal – armar uma linda árvore dentro do meu coração e nela pendurar em vez de presente, nomes de todas as pessoas que eu tive o privilégio de conviver ao longo desse ano de 2014. Uma árvore que contenha raízes profundas, com nome que jamais serão esquecidos. Pessoas agitadas, as calmas, as mais próximas, as mais distantes, o que tiveram afeição por mim, os que por algum motivo deixaram de ter, o que eu tive a oportunidade de ajudar, os que eu deixei de contribuir. Confesso que, com todos aprendi muito, e assim formar uma árvore verdadeira, forte, que se, regada pela força da amizade, proteja a todos presentes e, aqueles que ainda virão. E no cartão da árvore a seguinte mensagem: “Obrigado a todas as pessoas pela companhia ao longo desse ano de 2014. A saudade de estarmos juntos virá, mas na certeza de que Deus nos ama e que se de mãos dadas estivermos sempre, seremos fortes e invencíveis, formando assim um grande círculo de Amor e da fraternidade”. A todos Feliz Natal e um abençoado 2015!


Abraço fraterno da Professora Maria Zenite.

ITACOATIARA ONDE NADA É RESPEITADO

Muitas reclamações que chegaram à nossa redação - que segundo as pessoas todas as vezes que é dia de pagamento de aposentados, servidores municipais ou estaduais o Banco Bradesco não coloca todos os quatro caixas funcionando; assim como os caixas eletrônicos ficam sem dinheiro. Uma pessoa veio `a nossa redação para dizer que na última vez que foi receber seu salário demorou mais de duas horas na fila do Bradesco. Segundo ele é um desrespeito as pessoas. Ele sabe que os funcionários dos caixas não têm culpa, pois é o Banco que não quer contratar mais gente para trabalhar. E é por isso que demora tanto. Ele pede as autoridades que façam ser respeitada a Lei do tempo nas filas de Banco. E também pede aos Vereadores que pelo menos tentem resolver este problema que acontece não só no Bradesco, como também em outros Bancos de Itacoatiara.

NATAL MUITO TRISTE

Seu Rui gostaria de parabenizar o Candiru por ter coragem de divulgar a verdade que o prefeito esconde da população. Todo mundo sabe que este foi o pior Natal e Ano-Novo que já tivemos em Itacoatiara. O comércio de Itacoatiara não faturou nada, as vendas não chegram nem perto do que se vendia nessa época de Natal e do fim do ano. E infelizmente Itacoatiara não ganhou nenhuma ornamentação de Natal a não ser àqueles dois panos um vermelho e outro azul, coisa mais ridícula. O único enfeite que Itacoatiara ganhou foi àquelas rodinhas no trânsito e que já fez várias vítimas. Mas o prefeito continua fazendo propaganda enganosa. Mas o itacoatiarense não é mais besta não, ele está acordando.

J. D. M. Bairro Tiradentes.

Poucos com muito; muitos sem nada!

Prezado amigo Rui, sou leitor assíduo do Candiru e se possível põe o meu protesto na Boca no Trombone. Você deve ter visto que o Salário Mínimo passou pra R$ 788,00. Enquanto isso, eu li no Jornal A CRÌTICA de domingo, 28 de dezembro, que um deputado estadual custa ao povo a bagatela de R$ 155,5 mil reais. Segundo o jornal o salário é de R$ 20 mil, R$ 90 mil para assessores, R$ 25,6 de Ceap (que eu não sei o que significa) e R$ 20 mil de auxílio paletó. Isso é ou não é uma vergonha? E o pobre coitado que trabalha 12 horas por dia vai ganhar apenas R$ 788,00.


R.L.C. Bairro de São Jorge.

Aécio, o pior!

Seu Candiru, por favor coloca essa no jornal na coluna Boca no Trombone. É que no Jornal Amazonas Em Tempo de segunda-feira, 29 de dezembro, na Coluna Contexto tem a seguinte informação: Aécio, o pior. “Aécio Neves (PSDB) foi eleito pela “Veja” como o pior senador brasileiro. Na lista, que conta com 74 senadores, Aécio foi o único a receber nota 0, de acordo com os critério usados pela revista, e ficou próximo apenas do também tucano Cássio Cunha Lima (CE), que levou nota 0,13.” Vejam só de quem nós nos livramos de ser presidente da república, se a revista Veja que é do lado do Aécio fez esta pesquisa, imagina nós pobres mortais o que levaríamos deste senhor chamado Aécio Neves.


Marcos A. F. Bairro Jauary II.

14º Salário - nem o cheiro.

Prezado senhor Rui Sá Chaves, editor do jornal o Candiru. Gostaria de participar da Boca no Trombone. Eu sou professora e até hoje estou esperando o 14º Salário que o atual prefeito prometeu aos professores municipais por ocasião de sua campanha para prefeito. Ele foi eleito e até hoje não pagou o 14º Salário prometido, nem de 2013 e nem de 2014. Mas o que mais me admira é que, alguns professores e professoras, ainda acreditaram nesse tipo de promessa. Eu particularmente não votei nele, pois sabia perfeitamente que ele nunca pagaria 14º Salário. Por isso, não me culpo de nada, já que com o meu voto ele não se elegeu, mas a maior parte de professores acreditou e votou nele e se deu mal.


M.V.X. Bairro Iracy.

O SAAE - NÃO RESPEITA LEI?

Senhor Rui Chaves, olhe só que em São Paulo que teve o maior sufoco com a falta de água durante meses, e só aumentou as contas em 7%, de acordo com a inflação. Mas o SAAE aumentou mais de 300% as contas do itacoatiarense, e o pior: até agora não vi nenhuma autoridade se manifestar, nenhuma Rádio falar do assunto e a TV Amazonas nunca divulga qualquer coisa que envolva o prefeito Mamoud Amed. Só o Candiru é que teve a coragem e a dignidade de denunciar o SAAE desse “assalto a mão desarmada” que fez no bolso do itacoatiarense. Será que o novo presidente da Câmara vai se manifestar a respeito? Porque o ex-presidente parecia um assessor do prefeito que só fazia o que ele mandava. Seu Rui, o senhor lembra que o ex-prefeito fez um projeto para isentar quem ganhava menos de um salário mínimo de não pagar água, e na época o presidente da Câmara Raimundo Silva e mais um monte de vereadores votaram contra. Será que agora eles vão punir o SAAE por ter aumentado as contas sem o consentimento do legislativo?

J.S.H. Bairro de Santa Luiza.

TROFÉU CANDIRUZÃO

O Troféu Candiruzão vai para todos alunos do Terceiro Ano do Vital de Mendonça que colaram grau "A" no fim do ano de 2014; e agora vão em busca da Faculdade. O Candiru parabeniza por mais esta conquista.

TROFÉU FERRADURA

O Troféu Ferradura desta semana vai para os Deputados Estaduais que vão gastar mais de R$ 480 mil reais em “auxílio paletó”. É por isso que ninguém leva a sério os políticos brasileiros; e especialmente os políticos amazonenses. Lamentável!

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

CONVITE PARA A POSSE DA NOVA DIRETORIA DA CÂMARA

Amigos candiruleitors, recebemos em nossa redação o convite do vereador Dário Nunes, para a posse da nova diretoria da Câmara de Vereadores de Itacoatiara... Depois de anos sem liberdade do povo entrar naquele lugar, parece que agora teremos vez e voz. Boa sorte ao novo presidente.