sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

TEREMOS UM NOVO LEGISLATIVO EM 2015?

Dia 01 de janeiro de 2015 – sai Raimundo Silva da Presidência da Câmara Municipal de Itacoatiara e entra o Vereador Dário como novo Presidente. Recebemos um monte de telefonemas e algumas “cartinhas” de nossos leitores pedindo para que nós fizéssemos uma matéria para lembrar ao novo Presidente cobrar do Executivo o que o Legislativo não cobrou durante esses últimos dois anos. O Executivo deitou e rolou – já que o Presidente que sairá se calou completamente; assim como quase todos os Vereadores – e que outros fizeram reivindicações, mas todas foram engavetadas por Raimundo Silva. Vamos colocar por ordem de chegada tantos os telefonemas (que gravamos todos) como as cartinhas que, umas foram entregues pessoalmente; e outras colocadas embaixo da porta da Redação do Candiru. A Primeira reivindicação é a questão do Portal da Transparência, que quem deixou a carta diz que se é Lei por que não está sendo cumprida pelo Prefeito atual. E faz uma pergunta: “Se a nova Administração vai cobrar isso do Prefeito? Já que todas as despesas e todos os gastos com obras têm de aparecer o valor no Portal”. A Segunda reivindicação é com relação à Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos de Saúde – Nacionalcoop, que foi contratada por R$ 52 milhões; e no Hospital José Mendes não existe nem 30% dos profissionais que aparecem na lista. Se o novo Presidente da Câmara vai denunciar ao Ministério Público e também exigir que os Procuradores façam a denuncia, já que eles são pagos para isso. A terceira reivindicação (e quase uma exigência) de um morador do Bairro de São Jorge, que diz: “ Por que nenhuma Empresa que faz serviço para a Prefeitura de Itacoatiara aparecem nas placas das reformas das UBS, da terraplenagem e asfaltamento? Qual a razão se é Lei se colocar qual é a Empresa que faz o serviço? E se isso os novos Vereadores vão cobrar do Executivo de Itacoatiara?” A quarta exigência de um senhor que se diz representante de um Bairro (mas faz essa exigência como cidadão itacoatiarense), é a seguinte: se a nova administração da Câmara vai investigar ou fazer uma auditoria na administração anterior, como por exemplo: o casso John Rilder, já que lá na portinha do quintal da Graf Serpa não tem nenhuma gráfica de precisão, portanto, tem de vir à tona toda a verdade. Assim como a empresa de limpeza da Câmara que recebe um absurdo pelo serviço. Se o Presidente Dário vai investigar ou se vai continuar com a mesma empresa de limpeza?

Vamos agora passar para as pessoas que estão em dúvida a respeito da nova administração da Câmara. A maior parte acredita que realmente houve uma mudança de mentalidade e que esses oito Vereadores vão fazer um Legislativo forte e recuperar a moral e a credibilidade que perdeu nos último seis anos. Mas de um outro lado várias manifestações acham que daqui a alguns dias ou meses alguém dos oito vai passar para o lado do prefeito e tudo volta a ser como antes, pois segundo as pessoas os “Antenas parabólicas” (é como é apelidado uma manada de gente que não faz outra coisa senão fofocar) espalham que tudo isso foi jogada do Prefeito Mamoud; e se não foi, ele já preparou tudo para tomar as rédeas novamente. Só para lembrar a todos os Vereadores que, sejam do Grupo do Prefeito ou não, estamos apenas repetindo o que chega à nossa Redação; e que é bom que todos saibam o que pensa o povo de Itacoatiara, que graças a Deus começou a ter uma visão mais crítica da política da cidade.

Mas a maior reclamação ou reivindicação das pessoas é com relação à Saúde, que segundo elas, se faz tanta propaganda na TV e Rádio, mas lá no Hospital e nos Postos de Saúde é totalmente diferente. Segundo as pessoas que fazem a pergunta para a nova administração da Câmara, ao que parece ninguém está satisfeito na Saúde, pois todo mundo (com raríssimas exceções) trata mal quem chega precisando de ajuda no Hospital José Mendes e nos Postos de Saúde. E a coisa só muda quando alguém fala que vai denunciar, mas mesmo assim ainda há gente que diz: “Vá procurar seus direitos porque eu não posso fazer nada”, como explicita uma pessoa em sua cartinha. E todas são unânimes em perguntar: será que agora que vai mudar de presidente os Vereadores vão visitar o hospital e os postos de saúde para ver como estão atendendo à população?”. Outra reclamação constante é do pessoal dos Bairros da Periferia, pois segundo eles, só se asfaltou a rua principal de cada bairro, mas na propaganda da TV Amazonas diz que foram 10 bairros asfaltados. E as pessoas querem saber: se a nova administração da Câmara vai fiscalizar para contar a verdade ao povo ou vai fazer vista grossa como fez o presidente que saiu, que fechou os olhos e calou a boca totalmente, como se fosse um empregado do prefeito.

E as três últimas reivindicações que foram campeãs em nossos telefones e cartas. Primeira foi à questão das Licitações. Por que em Itacoatiara só se faz Licitações com apenas um concorrente? E por que os Procuradores são cumplicies com o Prefeito? Se existe uma Lei de Licitação, por que ela não é cumprida em Itacoatiara? E aqui vamos colocar as Licitações que os nossos leitores enviaram: Licitação da Limpeza Pública (só um concorrente). Licitação de Combustível (só um concorrente). Licitação da Saúde ( só um concorrente) e assim por diante. A segunda é: pela Lei Orgânica do Município só pode ser Secretário(a) de Saúde quem tem formação dentro da área de Saúde, mas a Senhora Laene Conceição Gadelha Dias, não tem essa formação, a Câmara vai tirá-la do cargo? E a terceira é: também pela Lei Orgânica do Município o SAAE só pode aumentar as contas de água com o consentimento do Legislativo: e por que teve esse aumento absurdo das contas de água sem o consentimento do Legislativo? Vocês vão fazer o SAAE devolver o dinheiro do povo?


Esperamos que com esta matéria – possamos ter atendido aos pedidos de nossos leitores; e também alertado os Vereadores, especialmente o novo Presidente, Vereador Dário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário