segunda-feira, 23 de março de 2015

DESCASO E DESRESPEITO COM O POVO

Por: Raimundo Couto

Constituição Brasileira é a Lei máxima de um País. Ela é elaborada por representante eleitos diretamente pelo povo que expressam nos  países Democráticos. O Estado de Direito no qual a Constituição é rigorosamente respeitada tanto pelos cidadãos quanto pelos governantes ninguém por mais  poderoso que seja pode modificar a Carta Magna. No caso do Brasil ela só é alterada pelo Congresso Nacional. E na República Federativa do Brasil pelo menos os cidadãos demonstram mais respeito pela Constituição Federal do que a “classe política” que há muito tempo deixa a desejar. Mas ainda existe no Mundo Moderno muitos governantes  que ao sentirem o Poder nas mãos se transformam em DITADORES  que governam não baseados numa Constituição feita por representantes do povo, mas feita por ele ou por alguém indicado por ele. Aqui no Amazonas – especialmente no Município de Itacoatiara - em pleno século XXI existe um governante que desde 1983 a 2008/2013 a 2016 vem desrespeitando as Leis constitucionais do País e do Município que governa inspirado no espírito do autoritarismo. Ele governa o Município não para os itacoatiarenses, mas sim para um Grupo de privilegiados  se achando proprietários do Poder. Só para citar algumas irregularidades cometida pelo Prefeito e condenada pela Justiça Brasileira;  o famoso “nepotismo” uma velha prática política de favorecimento de parentes e familiares por pessoas que possuem cargos importantes na Administração Pública, assim como vem acontecendo na Prefeitura de Itacoatiara. E para exemplificar, vejamos: a Ouvidoria Geral do Município é comandada pela esposa do vice-prefeito. A Chefa da representação em Manaus é a Senhora Magali Amed, que é irmã do Prefeito. A Secretaria Municipal de Governo é o Senhor Jeodar, que é genro do Prefeito,  quem, inclusive, comanda também  a Prefeitura, já que o Prefeito sempre está ausente. Sem contar que a filha de Mamoud é quem manda na Prefeitura juntamente com o marido Jeodar (quem denunciou foi o Vereador José Augusto). É por isso que o silêncio do povo vale ouro e quem perde com essa inconstitucionalidade é a população que ver os seus direitos de cidadão livres serem pisados como se estivéssemos vivendo no Regime  Ditatorial.
É bem verdade que através de nossa  cultura fomos alimentando a ideia de que sempre temos mais deveres a serem cumpridos; do que direitos a serem usufruídos. Mas basta olharmos para a nossa realidade cotidiano que facilmente percebemos inúmeras realidades de indignidade e os pilares que sustenta esse império vergonhoso e antidemocrático no Município de Itacoatiara que há décadas vêm contribuindo para o subdesenvolvimento do Município e a desigualdade social. Além disso, nós nos acostumamos a viver de promessas eleitoreiras de políticos mal-intecionados, mestres na politicagem, ou melhor, na baixa política que só cuida de interesses particulares e mesquinhos desrespeitando até nossa Bandeira Nacional que simboliza a Nação Brasileira que estampa com orgulho “Ordem e Progresso”. Só que aqui não há Ordem e nem Progresso. O Município  está mergulhado num caos e a falta de responsabilidade do Poder Público está em todo lugar. O povo sofre com o desemprego, a falta de energia (que ninguém até hoje teve competência para resolver), os elevados índices de  violência  assusta o cidadão, a saúde é uma calamidade pública que em vez de salvar vidas, está tirando vidas; e os Bairros que prometeram asfaltar? Quem sabe nas próximas eleições! 
O Prefeito até agora não cumpriu nada do que prometeu ao povo em sua campanha. Dois anos já se passaram e a prioridade dele é destruir a carreira política do ex-prefeito – já que ele foi o candidato a Deputado Estadual mais votado aqui  no Município nas ultimas eleições; e isso assustou o Prefeito que pensa na reeleição e isso será um obstáculo para suas pretensões política, a “reeleição”, fato que seria uma tragédia para o Município. Enquanto isso, a cidade fica entregue a própria sorte e o Governador José Melo que só vem a Itacoatiara fazer discursos manjados e recheados de lorotas já proferido pelos seus antecessores e parceiros políticos, como Eduardo Braga, que foi Governador por dois mandatos consecutivos; e com Omar Aziz não foi diferente: governou o Amazonas por dois mandatos (E Melo foi vice dos dois) e na mesma trajetória vem o atual Governador José Melo. Sai Braga, entra Omar; sai Omar e entra José Melo e continua José Melo que agora está sendo denunciado por compra de votos, mostrado para todo o Brasil pelo Fantástico da Rede Globo, domingo, dia 08 de março de 2015. E a mesma situação do Interior continua e só piora. A minha saudosa vovó já dizia: “Se depender desse trio de velhas raposas que se revezam no Poder, o Progresso só chegará a Itacoatiara, só se for no lombo dos burros...”

Edição 312 - 14 de março de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário