sábado, 27 de dezembro de 2014

CRIME ECOLÓGICO

Eduardo Palmeira (Preto velho)

Criminosamente jovens e frondosos “benjaminzeiros” – foram cortados pelo pessoal da Receita Estadual, provavelmente sem o aval dos bombeiros, Defesa Civil, Meio Ambiente ou qualquer órgão responsável pela nossa  floresta, pois nesse momento em que o Mundo clama pelas árvores e pedem aos países que plantem “árvores” para amenizar esse imenso calor ocasionado pelo  furo da Camada de Ozônio, pelos gases tóxicos que nossas indústrias e veículos liberam em nossos lares todos os dias e na estratosfera prejudicando os seres vivos com as radiações  provenientes do Sol.

Não sabemos qual atitude descabida por um Órgão do Governo Estadual, pois àquelas árvores que são símbolos da nossa cidade não prejudicavam em nada àquela repartição, e ainda protegiam os alunos do Colégio Jamel  Amed, que a tinham como companheiras para  os proteger do abrasador Astro Rei, que está muito aborrecido com os  terrícolas. E agora que vão fazer com aqueles quatro troncos sem galhos e sem folhas? Pelo menos enfeite-os para a passagem de Ano, já que para o Natal não deu mais. Sinceramente como foi um verdadeiro “gol contra” esse da nossa querida Receita estadual.
 
Enquanto isso o Senhor Manoel – conhecido como Manoel Padeiro cuida de seu único pé de benjaminzeiro com muito Amor e Carinho chegando ao ponto de transformá-lo em uma Árvore de Natal com mais de 300 lâmpadas de todas as cores que já se tornou um Cartão Postal de Itacoatiara, já que muitos são os turistas que procuram àquela árvore para tirar fotos e conhecer o cidadão que fez àquela escultura numa árvore de oiti. Para você Manoel e para as pessoas que amam os oitis, assim como o Sabá do Bar do Sabá, que cuida de lindos pés dessa árvore símbolo da nossa cidade, Seu Élcio e esposa que tem uma árvore dessa planta que já faz parte da família, o Tira-Ressaca que tem um belo e frondoso  benjaminzeiro em sua propriedade.

A Tereza Vital que há muitos anos vêm arborizando a Rua Adamastor de Figueiredo e a nossa cidade, ao pastor Wilson da Rua Francisco Glicério que plantou ao lado da APAE (19) benjaminzeiros e (01) mangueira deixando àquela artéria mais sombreada... A todos vocês  nota 10; e nota “0” (ZERO) para a Receita Estadual que cometeu àquela atrocidade com àquelas lindas árvores, conforme vocês viram na Edição anterior do Candiru.

Quem precisa ganhar nota máxima também é os jovens universitários do Grupo Beneficente “Bora Logo” que estiveram antes do Natal distribuindo alimentos para os pobres da nossa cidade, beneficiando até a Dona Patrícia do Bairro Eduardo Braga II, àquela senhora que neste mês  de dezembro teve uma criança  do sexo masculino em casa, e que foi  o  esposo que fez o parto dela  e que agora já tem nome: chama-se Heliomar. Ela foi agraciada com três  sacolas de rancho. Obrigado, universitários! Quem sabe no meio de vocês vai aparecer aquele grande Líder   que nossa abandonada Itacoatiara tanto precisa!... Nota máxima também para o Zeca do Bô e esposa que também levaram sua contribuição àquela pobre  irmãzinha. Obrigado Silvio do Supermercado Sirsa, assíduo leitor do Candiru, que levou seu carinho e um pouco de alimento àquela necessitada família. Obrigado Rui do nosso jornal que condoeu-se com a situação daqueles brasileirinhos  do  Edu II. E em nome de Deus e do menino Jesus colaborou na alimentação daquela senhora.

Em nome de Deus que é a Inteligência Suprema, causa primária de todas as coisas... Um Feliz Ano-Novo – e que 2015 seja cheio de felicidades a todos vocês que amam as árvores e Itacoatiara nossa querida Pedra Pintada por Deus. Que assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário