sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

AM-010: PERIGO IMINENTE

Eduardo Palmeira (Preto Velho)

Nós moradores da AM-010 – Jamanã, Jacarezinho, Estrada do Aeroporto, detrás do Posto Letícia, Parque Residencial Poranga etc, que precisamos todos os dias ir a Itacoatiara e voltar para nossos lares corremos sérios perigos de vida, pois a estrada só apresenta uma melhor condição da Barreira Policial até a ponte da Poranga, pois aí nesse trecho existe uma “beiradinha” de asfalto que serve de acostamento e é por onde as bicicletas e os pedestres transitam, porque depois da ponte em diante não se preocuparam mais com aqueles que andam a pé e com aqueles que andam de bicicleta, já que deixaram somente a pista para os veículos de grandes velocidades que passam raspando nossos ombros quase nos jogando fora da pista.

Agora com as “caçambas” transportando barros e piçarras do barranco da Poranga para a cidade muita terra cai na pista levada pelas suas rodas com essas chuvas caindo e os veículos passando por cima vira uma papa transformando nossa caminhada em um inferno e à noite é pior ainda devido os faróis dos carros. A coisa é feia meu irmão! A coisa é perigosa! Só no Conjunto da Poranga moram mais de (03) mil pessoas. Mas 500 casa vão ser entregue ao povo nesse ano de 2015. Outras 500 casas estão inacabadas, mas serão concluídas e entregues ao povo pobre como é o Projeto “Minhas Casa Minha Vida”. Como vão trafegar esse povo todo para seus trabalhos na cidade? Disputando espaço com os imensos ônibus, os grandes caminhões, os velozes táxis que todos os dias vão e voltam para Manaus?
Infelizmente temos que admitir que vai morrer muita gente. Essa é a realidade que as autoridades não querem ver e nem admitir.

Eu mesmo fui vítima no dia 20 de julho deste ano que acaba, quando um motoqueiro louco me pegou por trás quando eu subia empurrando a minha bicicleta na ladeira da Poranga. Quase quebrando minha perna esquerda. Fiquei mais de um mês inutilizado e com a bicicleta quebrada. Fui fazer um BO contra esse cidadão, mas infelizmente não encontrei do Batalhão de Polícia nem uma anotação dos dois policiais que abordaram o motociclista e o seguro do DPVAT disse que eu só teria direito a uma indenização se tivesse quebrado um osso.

Nem que fosse um ossinho. Mas eu ainda dei sorte, ,pois estou contando a história, a mesma sorte que não tiveram a Dona que ao tentar atravessar a estrada para chegar à sua residência no Conjunto da Poranga foi violentamente atropelada por uma moto que transportava três pessoas tendo morte instantânea ali na pista. O mesmo acontecendo com meu vizinho e funcionário do Supermercado Dona Novinha, Juscelino que ao dirigir-se ao trabalho em sua moto Bis foi atropelado pelas costas por uma caçamba bem em frente ao “lago Verde”, sendo jogado no chão e perdendo sua preciosa vida em um Hospital da Capital.

Esperamos que Sua Excelência o Governador José Melo duplique a nossa estrada Deputado Vital de Mendonça e cumpra com sua promessa de campanha e salve vidas. A coisa fica pior para nós os moradores da estrada nos dias de grandes feriados, como 7 de Setembro que se realiza o FECANI; nos tempos de eleições; Natal; carnaval etc quando os conterrâneos e os turistas visitam nossa Itacoatiara nos seus carrões colocando nossas vidas em perigo constantes. A cidade está se transferindo para a estrada, pois só na estrada é que existe terra para crescer. Daqui a pouco vão construir um cemitério novo, pois àquele da 15 de Novembro está muito cheio e os defuntos também virão pra cá.

No dia 12 de dezembro a Igreja Católica iniciou suas atividades no Conjunto Poranga na área onde será construída a Igreja já foi escolhida. A nossa Santa é Nossa Senhora de Guadalupe. Teve missa celebrada pelo Bispo Dom Carillo. Um Grupo Musical fez a animação e o povo da Poranga foi em peso prestigiar, principalmente o Bingo que teve coisas valiosas e um Boi em primeiro lugar. A nota triste foi que no melhor do Bingo a luz foi embora deixando todos bastantes aborrecidos. Depois de meia-hora a energia voltou e a festa continuou, pois o povão não arredou o pé e foi uma senhora da Rua 03 quem bingou o “mamote”.


Desejamos um Feliz Natal a todos do Município! Que N. S. de Guadalupe nos abençoe e o nosso Deus, a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas nos proteja. Que assim seja! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário