sábado, 10 de janeiro de 2015

MUITOS “CORDEIROS” - DEVORADOS POR POUCOS “LOBOS”

Rui Sá Chaves

Eu, Rui Sá Chaves, editor do Candiru – estou literalmente perdendo a vontade de escrever. Primeiro que dificilmente as autoridades de Itacoatiara irão investigar as denúncias que o Jornal o Candiru faz, porque  já se comprovou que Lei em Itacoatiara é um mero detalhe; e quem tem o Poder nunca respeita nenhuma Lei. E por  que não respeita? Simplesmente porque sabe que nunca vai ser investigado. Fazendo uma  retrospectiva não só de 2014, mas dos seis anos de existência do Candiru já denunciamos um monte de falcatruas e desperdício de dinheiro público (leia-se povo) e nunca nada foi investigado; muito pelo contrário, tudo é aprovado pelos órgãos que pertencem ao Judiciário e que deveria punir quem pratica improbidade administrativa, mas não pune; e eles ainda têm a cara-de-pau de mostrarem o que fizeram de errado, mas dizerem e mostrarem para a população que o TCE (Tribunal de Contas do Estado) aprovou as contas deles... Vamos aqui relacionar algumas denúncias “cabeludas” que não foram investigadas; e as que foram, chegaram a ter até nove advogados na defesa... Lixeira do Bairro da Paz – o Aterro Sanitário não foi construído; e o atual Prefeito através do advogado Fábio Barbosa colocou a União como ré. É como se você emprestasse um dinheiro, não pagasse, e ainda condenasse quem fez o empréstimo. Só em Itacoatiara – a Terra do Tudo Pode – pode acontecer uma barbaridade dessas... Outra  denúncia “bem cabeludinha”  foi a John Rilder Empreendimentos, que segundo o ex-presidente da Câmara de Itacoatiara Raimundo Silva, fazia o Jornal Câmara Cidadã. Eu provei diante da Justiça (Ministério Público e Polícia Federal) que houve dois contratos, mas no final, segundo o  Ministério Público o TCE veio a Itacoatiara e comprovou que àquela portinha de dois metros tem uma Gráfica de Precisão.

Denunciei que a  Construtora Construir não poderia participar de Licitação porque não poderia tirar  “certidão negativa” na Receita Federal, mas ela é quem faz a Segunda Etapa da Orla.

Denunciei que a Empresa que faz a manutenção e limpeza da Câmara Municipal de Itacoatiara ganha uma fortuna, talvez só perca para a Câmara de Manaus, mas em vez de  investigarem; me levaram à Justiça, porque Itacoatiara é a única cidade do Planeta Terra em que em vez de punirem os culpados; punem é quem denuncia.

Denunciei a Nacionalcoop, que ganhou um contrato de R$ 52 milhões para administrar o Hospital José Mendes; e que só médicos têm (129); e um total de (510) funcionários só na Secretaria de Saúde, mas ninguém até hoje foi para a cadeia: nem o Prefeito, nem a Secretária de Saúde, nem o Diretor do Hospital José Mendes, nem os Procuradores dos Municípios (que não denunciam nada quando é de Mamoud Amed  Filho), nem o vice-prefeito; todos estão em liberdade e ainda desfilando em carros de luxo... Naturalmente que se fosse em outro País ou até mesmo em um Estado que tivesse um Judiciário  sério e cumpridor de seus deveres; todos estava atrás das grades, uns por improbidade administrativas; outros por conivências; e ainda outros por esconderem a verdade do povo... Mas infelizmente na cidade de Itacoatiara – o que é certo está errado; e o que é errado é que está certo... será que eu estou é perdendo o meu precioso tempo editando um jornal? Será que seria muito mais certo eu ir lá para a Sibéria viver abaixo de 50 graus negativos e morrer de frio; do que estar me matando e a cada dia perceber que nada se faz e a população aceitar como se fossem “cordeiros” na espera que os lobos o devorem.


Sinceramente Candiruleitors como eu estou cansado de dar muro em faca de ponta; porque a minha vida se transformou em um inferno, e já tive que responder a (50) processos em seis anos de Candiru... Senhores  e senhoras itacoatiarenses: alguém tem uma solução para o meu problema? Ou  será  que o Cemitério Divino Espírito Santo me espera brevemente de braços abertos? Porque não tem uma semana que eu não receba àquelas famosas ameaças por telefones orelhões para não se saber quem está ameaçando: “Vou meter um monte de bala na tua cabeça!” ou “Muita gente já se f..... por muito menos!” ... Desculpem-me a minha raiva e meu desabafo, mas é humanamente impossível se viver do jeito que eu estou vivendo... Não  sei até  quando vou aguentar... No Editorial desta semana quem leu já percebeu que o objetivo é fechar o Candiru... Porque em Itacoatiara quem não é puxa-saco e tem coragem de denunciar se torna um câncer... Onde eu passo os olhares de ódio estão sempre atentos e soltando raios de trevas e ameaças... Em todos os lugares a verdade dói. Mas em Itacoatiara ela é um “pus” nos olhos dos Poderosos; e uma seta mortal no peito dos corruptos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário