sábado, 13 de dezembro de 2014

CORRUPÇÃO - UMA DOENÇA INCURÁVEL

Por: Raimundo Couto

69ª é o número da vergonha que o Brasil ocupa - na pirâmide mundial da “corrupção”. E pelo andar da carruagem a tendência é aumentar ainda mais a nossa vergonhosa posição que ocupamos no “ranking” mundial dos países mais corruptos do Planeta Terra. A bem da verdade os sucessivos escândalos de corrupção - como exemplo o escândalo da Petrobrás – com envolvimento de figuras de grande importância no cenário nacional usando o dinheiro público como se fosse particular o que significa na verdade é tirar dinheiro da merenda escolar, dos remédios destinados aos hospitais, das obras essenciais para melhorar a vida do povo e colocar no próprio bolso ou no bolso de parentes e amigos. É usar o cargo público para beneficiar interesses privados. Tudo isso serve de munição que alimenta a Mídia que todos os dias apresentam mais um episódio da “corrupção na Petrobrás”.

E os corruptos se nutrem da impunidade e também pela falta de fiscalização e investigação (como é de praxe em nosso País) e que se transformou num Paraíso sem fronteira para os corruptos desfrutarem sem medo de ser feliz. A maioria dos Administradores Públicos sempre dão um “jeitinho brasileiro” e muitas vezes nem publicam os Editais o que limita a participação dos interessados e acabam beneficiando Empresas de amigos e parentes do Prefeito ou de outros gestores utilizando documentos falsos ou inexistentes (assim como a John Rilder Empreendimentos), usando notas fiscais frias dessas empresas “fantasmas” pagando integralmente por obras e serviços que não foram concluídos... Já dizia um certo “slogan” de uma certa Rádio: “Nem sempre quem cala consente, o silêncio é ouro.”

A Câmara Municipal de Itacoatiara aprovou no “cantar do galo” o orçamento anual da Prefeitura para 2015 que é votado uma vez por ano no valor de R$ 176.480.300,00, como se o dinheiro fosse do Prefeito ou particular. Só que o dinheiro é público e o que é público é do povo.

A Prefeitura deveria ter convocado à população para as audiências públicas através dos Meios de Comunicação sobre o Orçamento de 2015 e não conforme a vontade do prefeito, ou seja, sem a participação do povo que é a parte mais interessada. E a Mídia Nacional não se cansa de mostrar todos os dias os protagonistas do episódio da Petrobrás – para não dizer roubalheira de grandes proporções – mas a TV Amazonas nunca mostra nada de Itacoatiara – porque Mamoud Amed Filho – faz propaganda e quem faz propaganda nas afiliadas da TV Globo não são denunciados.

Mas os caras-de-pau no maior cinismo sem-vergonha que pra se livrarem de uma pena maior (se é que vão ser punidos) se utilizam da tal da “delação premiada” entregando seus comparsas da quadrilha e muitos milhões de reais , fruto do ato ilícito do patrimônio público que desmoraliza até o Congresso Nacional. Para nós cidadãos brasileiros que assistimos todas essas “mazelas”, somos apenas uns meros expectadores.


A Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05/10/1988, depois de vinte e seis anos de sua promulgação, já sofreu tantas emendas que mais parece com as Ruas de Itacoatiara. Além disso ela está tão ultrapassada quando o atual Prefeito de nossa cidade. Por essa razão que se faz necessário uma Reforma Constitucional urgente e com a participação popular, já que a própria Constituição nos assegura esse direito no seu Artigo 1º que diz: “Todo o Poder Emana do Povo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário