domingo, 7 de dezembro de 2014

VERGONHA I

“BOCA DO PADRE”. A REGIÃO MAIS POBRE DO BRASIL.


A Zona Rural de Itacoatiara - tem o pior índice de todos os Municípios do Amazonas no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) com 0,490 e 0,709 pontos de acordo com o estudo feito com o Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras – a pesquisa foi feita pelo IPEA, pela Fundação João Pinheiro e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento ( PNUD). E a Boca do Padre – Zona Rural de Itacoatiara foi considerada a pior de todas. E como a TV Amazonas nunca mostra essa realidade – foi preciso a repórter Cláudia Bontempo vir mostrar para todo o Brasil.

Terça-feira – dia 25 de novembro – no Jornal Nacional da TV Globo – foi apresentado o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em todo o Brasil – e o Estado do Amazonas foi apresentado como o pior de todos em todo o Brasil. Mas o que mais interessou ao itacoatiarense foi que a repórter Cláudia Bontempo mostrou que a Boca do Padre – Zona Rural de Itacoatiara foi considerada a Região mais pobre do Brasil em todos os índices que alcançaram números de 0,490 e 0,709. E a repórter mostrou crianças indo para a escola em barcos sem nenhuma segurança – mesmo Itacoatiara tendo (10) lanchas deixada pela Administração anterior que foram enviadas pelo Ministério da Educação para a cidade de Itacoatiara; e vergonhosamente elas estão paradas no porto de Itacoatiara quase se estragando. E mais uma vez Itacoatiara é mostrada para o Brasil como um dos piores Municípios; embora o Governador José Melo tenha dito que já enviou R$ 92 milhões de reais para Itacoatiara. E onde está sendo investido todo esse dinheiro?

Ainda bem que a repórter da TV Globo só foi a Comunidade Boca do Padre; imagina se ele tivesse vindo a Itacoatiara e visse a Lixeira do Bairro da Paz, a Segunda Etapa da Orla, se ela viesse de carro pela AM-010 – que está sem nenhuma sinalização, cheia de buracos e o mato invadindo a pista. Imagina se Cláudia Bontempo viesse visitar Itacoatiara e fosse na John Rilder aquela portinha de pouco mais de dois metros – que segundo o Presidente da Câmara Municipal de Itacoatiara diz que tem uma gráfica de precisão. Imagina se a repórter da Globo visse a Feira do Jauary e o pescado sendo vendido ao ar livre onde senta moscas e outros insetos e o peixe é lavado com água suja de esgoto. Imagina se Cláudia Bontempo visse a Praça da Matriz cheia de lanchonetes e brinquedos fixos; a Av. Parque sem o jardim; as Ruas se estreitando pela invasão de imóveis. Se ela soubesse que quase todos os dias falta energia e água em Itacoatiara e que o Prefeito passou (20) meses sem atender na Prefeitura – e até hoje não se sabe se ele está atendendo lá ou não. Já pensou se Cláudi Bontempo soubesse que os Procuradores do Município vão à Rádio defender o Prefeito; e que quem governa a cidade de Itacoatiara é o genro do Prefeito Jeodar.

Muito obrigado Cláudia Bontempo por você só ter visitado a Comunidade Boca do Padre – pois se você estivesse visitado nossa cidade – nós estávamos literalmente desgraçados perante toda a população brasileira. Um dia você vai saber que a TV Amazonas nunca faz reportagem sobre Itacoatiara, a única coisa que faz é propaganda da Prefeitura de Itacoatiara.


Enquanto Parintins ficou em primeiro lugar no IDH (das cidades do Interior) e foi considerada a melhor cidade do Amazonas para se morar; a nossa Itacoatiara ficou em quinto lugar – atrás de Presidente Figueiredo, Itapiranga e Rio Preto da Eva; e ainda Itacoatiara tem a região Rural mais pobre do Brasil. Que orgulho podemos ter?

Nenhum comentário:

Postar um comentário