domingo, 7 de dezembro de 2014

DUAS CANÇÕES!

No Dia Nacional da Consciência Negra – Feriado em várias Capitais do Brasil – eu, Rui Sá Chaves, trabalhava na Redação do Candiru e escutava a Rádio Jovem Pan – e lá tocaram duas músicas em homenagem ao dia da Consciência Negra. Uma cantada por Clara Nunes e outra por Milton Nascimento. E para compartilhar com os Leitores do Candiru vou publicar as duas letras maravilhosas: Quilombos dos Palmares – na Voz de Clara Nunes; e Utopia, na voz de Milton Nascimento.

Quilombo dos Palmares – Clara Nunes – Ninguém ouviu um soluçar de dor no canto do Brasil/ Um lamento triste sempre ecoou desde que o índio guerreiro foi pro cativeiro e de lá cantou/ Negro entoou um canto de revolta pelos ares/ No Quilombo dos Palmares onde se refugiou/ Ora, a Luta dos Inconfidentes/ Pela quebra das correntes/ Nada adiantou/ E de paz em paz e paz e guerra/ Todo o povo desta Terra quando pode cantar canta de Dor./ Ô Õ Ô/ Ô Õ Ô!.. Ecoa noite e dia/ És um vencedor/ Mas, mas que agonia o canto do trabalhador/ Este povo que dizia ser um povo de alegria/ hoje tem apenas um soluçar de dor. Ô Ô Õ. Ô Õ Õ!!!!!


Utopia – na voz de Milton Nascimento - Quero utopia quero tudo e mais/ Quero a felicidade dos olhos de um pai/ Quero nossa cidade ensolarada/ Os meninos e o povo no Poder eu quero ver./ São José da Costa Rica/ Coração Civil/ Se inspire no meu sonho de amor Brasil/ Se o poeta anuncia que vai ser real/ Vou plantar e esperar pelo fruto no quintal./ Sem Polícia sem Milícia sem feitiço cadê Poder?/ Viva a preguiça viva a Malícia que só a gente e que sabe ter/ Assim vou levando a vida pra ver o meu sonho se realizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário