domingo, 7 de dezembro de 2014

MENTIRAS TÊM PERNAS CURTAS

Raimundo Couto

Diz um velho ditado popular que a “Justiça de Deus tarda mas não falha!” E outros diz também que “Mentira tem perna curta” . E esses ditos populares é a mais pura verdade; assim também como o Estado do Amazonas serve de exemplo de que não devemos “tapar o sol com a peneira.” A política no Brasil tornou-se, na verdade, um instrumento maléfico nas mãos dos maus políticos que se alimentam da impunidade para enriquecerem a custa da morosidade que é o Judiciário Brasileiro que em pleno século XXI continua na modernidade do século XIX. Diante desse quadro o povo passou a ter uma descrença em relação à Democracia Representativa. Por isso, que milhares de eleitores descrentes votaram nulo nessas últimas eleições revelando sua descrença no Poder Público. Mas mesmo assim certos políticos se aproveitam dos benefícios que a Constituição lhes conferem para entrar no jogo sujo da “corrupção” se desmoralizando perante a opinião pública, já que nunca vão ser punidos, fato que fortalece tanto os corruptos quanto os corruptores.

Na terça-feira 25 de novembro de 2014 o Município de Itacoatiara foi manchete do Jornal Nacional que mostrou para todo o Brasil o que os políticos do Amazonas fingem não enxergar a “desigualdade social” que existe entre a Capita e os Municípios, para não chamar de miséria. E a Zona Rural de Itacoatiara foi o destaque e ganhou o título já esperado de pior lugar para se viver do Brasil, graças à manobra política que visa a permanência de uma pessoa ou de seu Grupo no Poder. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Fundação João Pinheiro; e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), os cálculos foram baseados nos censos demográficos de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Veja como o Município de Itacoatiara tem andado na contramão do Progresso.

Enquanto em 2013 o ex-governador Omar Aziz; e a Câmara Municipal de Itacoatiara, foram condecorados com os títulos de melhores do Brasil; e em 2014 o Município de Itacoatiara também recebeu mais um título, não de melhor, mas de pior Município para se viver no Brasil. Pra nós itacoatiarenses não foi nenhum surpresa, já que há muito tempo quase nada de investimentos se fez no Município (embora tanto Omar Aziz como José Melo tenham dito que enviaram 92 milhões para o Prefeito Mamoud Amed Filho).

O que existe, na verdade, são obras inacabadas: como a Segunda Etapa da Orla de Itacoatiara, o Porto (inútil), o Linhão de Tucuruí (que foi travado a sua obra) e outras. Essa é a realidade! É triste e vergonhoso saber que o Município de Itacoatiara entra para o rol das estatísticas como o pior lugar pra se viver do Brasil; enquanto Parintins a nossa vizinha foi considerada a melhor para se viver do Amazonas.

Este é o cenário que vive a maioria dos Municípios do Amazonas, principalmente no aspecto econômico. Dos (62) Municípios (40) tiveram o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) baixo; e sete Municípios foram considerados como os piores; e apenas (14) Municípios obtiveram (IDHM) considerado alto. E a Região Metropolitana (se é que ela existe e se existe ainda não saiu do papel) foi considerada a pior do Brasil.

Eu que não sou nenhum cientista político, mas um mero cidadão despolitizado, que rabisco algumas letrinhas para fazer esta matéria, procuro respostas para entender como que um Estado que vem sendo governado por um Grupo de políticos há décadas; e se orgulha de ter um gigantesco “complexo industrial” – chamado de Zona Franca de Manaus, com mais de (400) Empresas e um dos Estados Brasileiros que mais arrecada impostos aos cofres públicos; e os Município coitados vivendo a mingua, praticamente na miséria. A bem da verdade, o que o Jornal Nacional mostrou, só retrata o grau de incompetência do dissimulado Grupo Político que vêm governando o Estado do Amazonas. Há uma distância enorme entre o que eles dizem e o que eles fazem. Tudo em nome do egoísmo e a ambição desmedida pelo Poder.


Era uma questão de tempo para a verdade vir à tona e a casa cair diante dos fatos. Só me resta agora indagar do Governador José Melo, dos Deputados e principalmente dos Vereadores de Itacoatiara: será que vão continuar cegos, mudos e surdos diante da vergonha mostrada no Jornal nacional? Só nos resta esperar que a Nova Administração do Legislativo Municipal, sem a influência do Prefeito, cumpra o seu papel de Legítimo Representante do Povo; e tenha moral para cobrar do Governador, dos Deputados e do Prefeito investimentos para que o Município possa sair da estatísticas vergonhosa que ocupa como o pior Município do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário