domingo, 7 de dezembro de 2014

Reportagem Especial

ASSASSINOS INDIRETOS

Nas últimas semanas a Polícia Federal tem intensificado a “Operação Lava Jato” que investiga a corrupção na Petrobrás. Só que agora há uma diferença: porque são presos não só os corruptos como os corruptores, ou seja, os empresários das grandes construtoras que são quem pagam as gordas propinas aos corruptos que se vendem e nas Licitações favorecem as grandes Empresas. Algumas semanas atrás saiu uma matéria no Candiru que abordava esta questão. A matéria dizia: só existe o ladrão porque há receptador; só existe o corrupto porque há corruptor; e ainda questionava por que a Polícia Federal só prendia os corrupto e não os corruptores? E por incrível que pareça começaram a prender também os corruptores executivos de grandes empreiteiras.

Agora vamos fazer outro questionamento: por que até hoje não se incluiu os Bancos como cúmplices e coniventes entre a transação de corruptos e corruptores? Porque se os Bancos fossem honestos na hora que aparecessem depósitos nas contas de pessoas que movimentam pouco dinheiro de seu salário; caíssem na conta uma quantia anormal, ou seja, que não condiz com o que ganha àquela pessoa por questão de honestidade na mesma hora os Bancos deveriam avisar a Receita Federal e a Polícia Federal; seria uma obrigação e até uma cooperação pra diminuir a corrupção, mas os Bancos nunca fazem. E essa corrupção na Petrobrás já vem de muitos anos – segundo o jornalista Boechar da TV Bandeirantes – ele afirmou em seu comentário da Band News que ganhou até o Prêmio Esso de Jornalismo por denunciar a Petrobrás tempos atrás, mas nunca investigaram nada. Só agora que veio essa investigação. E graças a Deus estão colocando corruptos e corruptores na cadeia.

Mas vamos justificar o título desta matéria e por que “Assassinos Indiretos”? Simples Candiruleitors: ficamos aqui a imaginar quantas pessoas humildes perderam a vida por falta de atendimento nos Hospitais e Postos de Saúde, por falta de médicos, por falta de remédios, por falta de profissionais e especialistas, tudo porque o dinheiro que deveria ser aplicado na saúde se foi pelo ralo porque os corruptos e corruptores desviaram para suas contas bancárias.

E quantos seres humanos adquiriram doenças e perderam a vida por causa da falta de saneamento básico – isso porque houve desvio de verba e foi parar nas mãos de desonestos, laranjas e puxa-sacos – e isso acontece diariamente em todo o Brasil. Quantas pessoas morreram de inanição causado pela fome por causa dos corruptos e corruptores. E quantas não tiveram a Educação necessária para crescer na vida, se tornar um cidadão decente e proporcionar uma vida digna à sua família com direito a comer, morar, vestir e ter saúde, educação e saneamento básico coisas essenciais à sobrevivência do ser humano. E ainda quantas vidas são sacrificadas e milhares que ficam deficientes em acidentes nas estradas, nas rodovias e ruas do Brasil e não podem mais trabalhar, tudo porque os corruptos e corruptores não fazem um serviço que preste e em menos de (06) meses ruas, estradas e rodovias que foram construídas ou reformadas não prestam mais porque foram malfeitas e grande parte do dinheiro desviado – causando um enorme prejuízo à Previdência e por tabela ao povo brasileiro. E será que estamos errados quando chamamos esses diabólicos senhores engravatados de “Assassinos Indiretos”?

A Petrobrás é apenas um “grão de areia” nesta praia enorme de corruptos e corruptores e de quebra os Bancos que nunca são investigados. Se fossem fazer uma investigação em todos os órgãos públicos e especialmente nas 5.570 Prefeituras e Câmaras Municipais, se descobriria o porquê de o Brasil ter passado cinco séculos com milhões e milhões de pobres e miseráveis; e uma Elite rica e abastada. Porque esse mar de lama que, graças a Deus hoje se investiga e manda alguns para a cadeia, sempre existiu, só que nunca tinha sido investigado.


P.S. Este titulo de Assassinos Indiretos – foi sugestão de um leitor do Candiru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário