quinta-feira, 7 de maio de 2015

CAOS E IRRESPONSABILIDADE NA SAÚDE

A Saúde de Itacoatiara (que deveria se chamar doença) é uma das maiores vergonha de nossa cidade. O impressionante é que, o Prefeito Mamoude Amed Filho, fez um contrato com a NacionalCoop (uma empresa baiana) para administrar a Saúde de Itacoatiara – e o mais estranho ainda é que, na folha de pagamento da Secretaria de Saúde (leia-se NacionaCoop) tem registrado (129) Médicos de todas as especialidades a ponto de ter médicos “neorologista” com salários de mais de R$ 36 mil reais... se têm (129) Médicos por que matam crianças no Hospital? E na propaganda da Prefeitura aparece (08) ambulâncias todas novinhas... Mas nada disso é verdadeiro tudo uma farsa porque esta Administração se especializou em mentir; e ainda paga vários locutores (de meia tigela) para ficar contanto mentiras para a população... Enquanto isso morre várias crianças vítimas de  erros grotescos de Médicos. E só uma pergunta: onde estão os (129) Médicos que estão na Folha de Pagamento da Secretaria de Saúde? (Leia-se NacionaCoop).
E olha só o absurdo: segundo a mãe do garoto Gabriel Ryan Barbosa – ela afirma categoricamente que foi uma Médica que matou o filho dela – já que ele entrou no Hospital com apenas uma febre e já tinha sido medicado na UBS III – antigo SESP; e só foi para o Hospital José Mendes para fazer inalação; e duas horas depois Gabriel estava em cima da pedra morto... Mas vamos ao absurdo: leiam prezados leitores o que saiu em uma NOTA/DIREÇÃO DO HOSPITAL GERAL JOSÉ MENDES – A direção do Hospital José Mendes informa que a criança mencionada pela reportagem deu entrada na unidade  às 19h43 desta terça-feira (10), já com quadro sugestivo de insuficiência respiratória, encaminhada por unidade de emergência do município. Foi avaliada e medicada e, durante a inalação, apresentou sinais de parada cardiorrespiratória, sendo  imediatamente encaminhada à sala de reanimação, onde foi assistida por três médicos que adotaram, durante 1 hora e 20 minutos, medidas de reanimação – inclusive traqueotomia, pois o estado de obstrução das  vias aéreas superiores não permitiu entubação – que não tiveram êxito. Ainda no processo de admissão na unidade a criança chegou a passar por exames laboratoriais. O resultado do exame de sangue apontou paramentos (de hemoglobina, plaquetas, hematócritos e leucócitos)  significativamente alterados, mostrando quadro de anemia gravíssimo e sugestivo de doença de  fundo, que não vinha tendo acompanhamento clínico. Durante a parada cardiorrespiratória, a criança não apresentou qualquer sinal de choque alérgico (como edema de glote ou manchas na pele, por exemplo) que  pudessem indicar reação a medicamentos. Como houve questionamentos por parte da família, a própria  equipe médica que atendeu a criança pediu que o corpo fosse encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), em Manaus, para esclarecer as causas do óbito. A Direção da unidade ressalta, ainda que será aberto processo de sindicância para apurar os fatos.... Secretaria de Estado de Saúde –SUSAM – Assessoria de Comunicação.
Vamos a verdade dos fatos: em primeiro lugar não foi uma equipe que atendeu a criança e sim só uma Médica. E se ele já tinha sido medicado no SESP não poderiam terem dado outro remédio antes da inalação, mas a mãe afirma que a Médica deu o remédio para o Gabriel.  Segundo: em nenhum momento tentaram entubar Gabriel, já que fizeram o corte errado, cortaram embaixo do queixo e não no lugar de entubação. Terceiro:  segundo a mãe de Gabriel a Médica quando atendeu Gabriel ficou mais tempo no celular do que no atendimento à criança. Quarto: a mãe de Gabriel trouxe a “carteira de vacina” e outros documentos para provar que Gabriel estava muito bem de saúde e só estava com febre. Já que brincava normalmente. E quanto: não foi a equipe de Médico (já que não existia uma equipe) que pediu para família  levar o corpo para Manaus e ao IML; mas foi a família que tomou a iniciativa... E ainda o Diretor do Hospital  marcou com a família quatro horas da tarde para uma reunião, quando a família foi ao Hospital José Mendes disseram que ele tinha ido para Manaus. E mais: por que em vez de Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA – quem fez a nota foi a Assessoria da Secretaria de Estado de Saúde – SUSAM – já que o Hospital José Mendes é administrado pela Prefeitura?
E como se pode confiar na Secretaria de Saúde de Itacoatiara se a Secretária de Saúde, Senhora Laene Gadelha –  algumas semanas atrás  foi mentir juntamente com o Presidente da Comunidade Santa Rosa – no programa do senhor Floriano Ferreira que o ex-prefeito não tinha construído a UBS da Comunidade Santa Rosa lá no rio Arari; e nós a desmascaramos com todas as fotos que tiramos na época de sua inauguração. Se ela mente em uma Rádio como podemos confiar em alguma coisa vindo dela? E como se pode confiar em qualquer coisa do Hospital José Mendes se esse não foi o primeiro caso de morte de crianças dentro do Hospital?  Se algumas semanas atrás  mãe e filha morreram porque não fizeram uma cesariana na mãe (mesmo o Pré-Natal afirmando que era um parto de risco)? E quando tiraram a criança ela já estava morta e em estado de putrefação; e a mãe foi levada para Manaus e morreu de infecção generalizada... Como se pode confiar na Secretária de Saúde e o Prefeito que mentem que  aqui têm (129) Médicos? Se têm (129) Médicos para que mandam a pessoas para Manaus?

Só sabemos que, foi mais uma vida que se foi, justamente dentro do Hospital José Mendes – e sabe-se lá quantas ainda irão perder a vida, pois em vez de  tomarem uma posição a respeito da Médica, foi o corporativismo que falou mais alto, e saíram em defesa dela; é por isso que cada dia os Médicos perdem mais a credibilidade  com à população, porque quando não se pune o erro estão dando margens para se repetir o erro, especialmente quando se trata de vidas humanas... respeitem a vida dos outros, pois uma vida vale muito mais do que todas as riquezas do Planeta Terra...

Edição 313 - 21.03.2015 - O Candiru

Nenhum comentário:

Postar um comentário